Arqueiros passam suas experiências em palestras de tiro com arco

Departamento de Comunicação

Heron Ledon/Divulgação _ O SP Archery será neste domingo (13), em São PauloOs arqueiros Julio Cesar de Oliveira e Fabio Tassinari ministrarão palestras neste domingo (13), no evento Xfinder Archery Day, criado pelo também atleta palmeirense Magdiel Santos. A ser realizado na SP Archery, na capital paulista, o encontro é voltado aos praticantes de tiro com arco do Estado de São Paulo e tem por objetivo oferecer instruções psicológicas e técnicas para a melhoria do desempenho no esporte.

Arqueiro da Seleção Brasileira desde 2010, Julio tem em sua trajetória diversas conquistas e marcas internacionais. Pelo Palmeiras/Raycon, ele possui títulos brasileiros e paulistas, além de outros importantes resultados. O alviverde é acostumado a dar palestras motivacionais e fazer gestão de equipe e usará o seu conhecimento no seu discurso Sem desculpas, mude para mudar.

Nessa palestra, vamos abordar os aspectos mentais, processos de neurociência aplicada ao esporte e o conceito de mente e corpo trabalhando em conjunto. Vamos mostrar como aumentar o foco e controlar o stress em competição. Passaremos ainda técnicas de relaxamento em prova e administração de distração”, explica Julio, que disputou os Jogos Parapan-Americanos de Toronto e o Campeonato Mundial Paralímpico em agosto.

Também com vasta experiência e medalhas dentro e fora do país, Fabio Tassinari ministrará uma clínica sobre regulagem e manutenção dos arcos, principalmente a partir da Máquina Especial, uma ferramenta desenvolvida por ele e única no Brasil que regula detalhadamente o equipamento.

Com essa máquina, podemos realmente fazer um ajuste fino do arco, encontrei ajustes que antes nem imaginava que seriam possíveis fazer, pois, armando o arco com a mão, ficam impossíveis de se visualizar. Ela se mostrou muito eficiente porque, com o arco regulado, podemos executar vários tiros e todos irão precisamente ao mesmo lugar do alvo. E o melhor é que ela funciona para os dois tipos de arcos, o recurvo e o composto”, explica o palmeirense, atual campeão brasileiro por equipes.

O evento gratuito foi criado por Magdiel Santos, atleta do Palmeiras/Raycon e membro da Comissão dos Atletas da Federação Paulista de Arco e Flecha, tendo por função promover a melhoria do esporte em São Paulo. Esta iniciativa única foi prontamente aprovada pelos arqueiros da região, que esgotaram as 15 vagas em menos de 24 horas e já sugeriram a realização de outras edições. Um torneio de confraternização será realizado no encontro.