Atleta do Palmeiras Locomotives é convocado para a Seleção Brasileira de Futebol Americano
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
/noticias/nco Meneses, atleta do time de futebol americano do Palmeiras, foi convocado pela primeira vez na carreira para a Seleção Brasileira da modalidade. O palestrino defenderá as cores do Brasil Onças no amistoso diante do Argentina Halcones no dia 16 de dezembro, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
A novidade não surpreendeu somente o jogador, mas também a comissão técnica do Verdão, que teve pela primeira vez um atleta chamado pela Seleção. Branco ainda se tornou o primeiro da história da divisão de acesso da modalidade (Liga Nacional de Futebol Americano – LNFA) a ser lembrado pela confederação.
“Foi inesperado. Confesso que não esperava por essa convocação, mas sempre soube que tinha capacidade e potencial para brigar pela vaga na Seleção um dia. A maioria dos atletas convocados são da elite (BFA) do futebol americano brasileiro, e ver que entrei na lista para defender o Brasil, ainda mais contra a Argentina, é muito gratificante”, disse o palestrino.
Contratado pelo Verdão nesta temporada junto ao Steamrollers, o camisa 6 dos Locos coleciona desempenhos expressivos pela equipe. Logo em seu jogo de estreia, marcou dois touchdowns e conduziu o time à vitória por 38 a 3 diante do Betim Bulldogs, pela LNFA. O Running Back (responsável por correr com a bola após receber do lançador) também desequilibrou para o Verdão contra o Ocelots no torneio nacional, no triunfo alviverde por 39 a 0. Naquela ocasião, o atleta anotou três TD’s e foi responsável por mais de 50% dos pontos do time.
Para Branco, o atual momento pelo Locomotives é o melhor de sua trajetória no futebol americano nacional. “Hoje posso falar que vivo a melhor fase da carreira. As pessoas costumam achar que isso só é possível quando ganhamos títulos e jogos, mas não observo dessa forma. Aqui no Palmeiras vejo a evolução como algo constante e isso tem proporcionado bons resultados individuais técnicos. Estou muito feliz pelo objetivo alcançado”, comemorou.
O camisa 6 dos Locos é um dos três atletas convocados do Estado de São Paulo. Além do RB (Running Back), Luis Felipe Domingues, WR (Wide Receiver) do São Paulo Storm, e Gabriel Pitta, LB (Linebacker) do Lusa Lions, foram lembrados pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).
“O Locomotives teve participação muito importante neste processo. Quando cheguei, já tínhamos ótimos treinadores e assistentes, que, mesmo sabendo da dificuldade da convocação, continuaram a me treinar e mantiveram minha cabeça no lugar diante de uma possível resposta negativa. Foi algo inédito e extremamente positivo para todos nós”, finalizou Branco.
O Verdão já havia montado uma equipe na categoria full pad (equipamentos e regras semelhantes à NFL) em 2008 e o principal resultado conquistado foi o título da Freedom Four Cup, no ano passado. Na modalidade flag, com contato limitado em virtude da não-utilização de equipamentos de proteção, o Palmeiras Locomotives sagrou-se campeão paulista em duas oportunidades: 2006 e 2010. Já o time feminino disputa atualmente o Austral Bowl, no Chile, pela primeira vez na história.