Atletas do Verdão completam ‘ida e volta’ na ultramaratona mais famosa do mundo

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Divulgação _ Lis Helena Bellio completou o percurso em 11 horas, 50 minutos e 7 segundosOs associados do Palmeiras Luiz Carlos Clemente dos Santos e Lis Helena Bellio conquistaram um feito histórico no último dia 31 de maio. Pela primeira vez, atletas da equipe de corrida do clube terminaram o percurso de “volta” da Comrades, a ultramaratona mais famosa do mundo, na África do Sul. Em 2014, eles já haviam terminado a ida (89 km), e completaram em 2015 o chamado “back to back”, com mais 88 km corridos entre Durban e Pietermaritzburg.

Atletas que conseguem a “ida e volta” em anos consecutivos são premiados com uma medalha especial, que indica o feito. Luiz Clemente terminou a prova com tempo de 9 horas, 42 minutos e 18 segundos, enquanto Lis Bellio concluiu o percurso em 11 horas, 50 minutos e 7 segundos. Neste ano, inscreveram-se na Comrades 5.074 mulheres e 17.551 homens, dos quais somente 13.006 conseguiram concluir a prova dentro do tempo limite de 12 horas.

A prova é uma das mais famosas da modalidade, realizada desde 1921 em homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial – ela só deixou de ser organizada entre 1941 e 1945 devido à Segunda Guerra. Neste ano, comemorou-se 90 anos da Comrades – participaram 131 brasileiros, dos quais 87 completaram o percurso cmo largada em Durban e final no interior.

Divulgação _ Luiz Carlos Clemente dos Santos fez a prova em 9 horas, 42 minutos e 18 segundos

Sobre a prova

A corrida possui um enorme grau de dificuldade, pois além da altimetria acentuada, com subidas íngremes e descidas, há durante o trajeto cinco pontos de tempo de corte (ou seja, se o corredor não alcançar o ponto até o tempo determinado ele é retirado da prova). O tempo máximo é de 12 horas, e os corredores que chegam após esse tempo são desclassificados. Além de velocidade, a ultramaratona exige paciência e dedicação dos participantes.