Biriba é Campeão Paulista de Tênis de Mesa

Agência Palmeiras
Fernando Galuppo

Um mito do tênis de mesa mundial, Ubiraci Rodrigues da Costa, mais conhecido como Biriba, foi o destaque no Campeonato Paulista Individual de Tênis de Mesa – organizado pela Federação Paulista de Tênis de Mesa – no último final de semana, na Sociedade Esportiva Esportiva.

Jogando na categoria Veteranos, Biriba mostrou que a sua forma continua a mesma e não deu chances para os adversários, sagrando-se Campeão Paulista Individual Veteranos.

Na década de 50, Biriba se tornou um fenômeno no esporte nacional. Em pouco tempo, ele era uma figura tão conhecida que sua popularidade só podia ser comparada à de Pelé ou de Maria Esther Bueno na época. Prova disso, uma empresa japonesa de artigos de tênis de mesa criou uma raquete com o nome de Biriba, sendo vendidas até hoje mais de 20 milhões de exemplares dessa raquete.

Nesse período, sagrou-se Tricampeão Sulamericano individual nos anos de: 1958, 1960 e 1964. Foi também Tetracampeão Brasileiro individual nos anos de: 1960, 1962, 1964 e 1980. Além de uma dezena de outros títulos, internacionais, nacionais e estaduais.

Além da conquista de Biriba, o atleta do alviverde Ayrton Makoto, disputando na categoria Senior, também ficou com o título de campeão paulista. No troféu eficiência – somatória de todos os resultados individuais – o Palmeiras ficou na 3º colocação.

Confira abaixo os demais resultados obtidos pelos atletas do alviverde:

Genifer Zhao categoria Juvenil Medalha de Prata
Carolina Nagano categoria Juvenil Medalha de Bronze
Juliana Miho Shingaki categoria Juvenil 5º Lugar
Caroline A. Kajihara categoria Juvenil 5º Lugar
Kim Yumi Inokuchi categoria Juventude Medalha de Prata