Com homenagens, Verdão promove 45º Torneio Periquito de Judô

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

A Sociedade Esportiva Palmeiras promoveu durante todo o dia deste sábado (17) o tradicional Torneio Periquito de Judô, que comemora sua 45ª edição neste ano. Com a presença de representantes da diretoria alviverde e importantes personalidades que ajudaram a escrever a história do esporte no país, a competição homenageou em 2013 os atletas paralímpicos brasileiros.

Promovido pelo Departamento de Judô, comandado pelo diretor Edson Puglia, o Torneio Periquito foi disputado mais uma vez no novo e reformado ginásio do Palestra Itália. Após a cerimônia de abertura, com desfile da delegação palmeirense do judô, Puglia agradeceu a todos os presentes na disputa (cerca de mil atletas e mais de 80 agremiações) e discursou em nome do Palmeiras.

“Comemoramos o aniversário do Departamento de Judô e sem o apoio de todos não seria possível chegarmos aqui. São 45 anos de glória e muitas conquistas que tornaram o judô muito tradicional na Sociedade Esportiva Palmeiras. Reunimos aqui representantes de todos os cantos do Brasil, e neste ano temos a honra de homenagear os nossos atletas paralímpicos”, disse Edson Puglia.

O judoca paralímpico Alessandro Fabiano de Oliveira foi uma das estrelas presentes – deficiente visual, disputou três Paralimpíadas (Barcelona, em 1992, Atlanta, em  1996, e Sidney, em 2000), cinco mundiais, dois Parapanamericanos, além de ser 13 vezes Campeão Brasileiro Paralímpico. Pela primeira vez, o Torneio Periquito teve disputas na Classe Paralímpica.

O diretor de esportes olímpicos do Palmeiras, Ronaldo Aguiar Faria Junior, o diretor social do clube, Osimar Morais, e o diretor social Reginaldo Tripoli estiveram presentes na cerimônia de abertura. O judoca Henrique Guimarães, medalhista olímpico no Jogos de 1996, em Atlanta (EUA), e coordenador do judô do Palmeiras também esteve presente e foi homenageado.

Os troféus e medalhas foram disputados nas classes Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Master (Masculino A, de 30 a 45 anos, e B, acima de 45 anos) e Master Feminino (apenas acima de 30 anos), além da classe Paralímpica. A atração principal foi a disputa do troféu Professor Zaqueu Rodrigues do Nascimento para as classes Absoluto no masculino e feminino (em breve, confira todos os resultados do 45º Torneio Periquito de Judô no Site Oficial do clube).