Com sete medalhas, boxe do Palmeiras é o grande campeão da Copa Lisoboxe

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Divulgação _ Verdão fatura cinco ouros na final da Copa Lisoboxe

Mais um importante título foi conquistado pela equipe de boxe do Palmeiras no último sábado (26). Na cidade de Sorocaba (SP), seis atletas do Palmeiras disputaram a final da Copa Lisoboxe, que já se consolidou como um dos mais concorridos do estado de São Paulo. Mais da metade das dez categorias de peso do Boxe Olímpico contaram com atletas alviverdes na disputa pelo ouro, sendo que cinco deles subiram ao lugar mais alto do pódio.

A primeira vitória da noite veio pelos punhos de Leanderson Conceição, peso mosca (52 kg). Leanderson enfrentou o experiente atleta da equipe Tony Boxe, Jardel Sampaio. Esta luta era uma revanche, já que Leanderson fora derrotado por Jardel em um confronto há quase dois anos. Demonstrando muita evolução técnica e excelente preparo físico, o palmeirense saiu vitorioso por decisão unânime dos árbitros.

Uendel Brito, meio-médio (69 kg), conseguiu aplicar mais um nocaute no primeiro round. Se na primeira luta da Copa Lisoboxe ele demorou sete segundos para nocautear seu adversário, na final contra Adriano Silva, de Itu (SP), ele levou menos de um minuto para derrubar o oponente. Ao todo, foram necessárias quatro vitórias para Uendel tornar-se campeão da categoria. Quem também superou quatro oponentes foi Vinícius Santana, peso médio (75 kg). Porém, seu último adversário não compareceu para a final e o palmeirense vence por WO.

O meio-pesado (81 kg) Vinícius Barros foi o único palmeirense a ser superado nas finais. Ele enfrentou o veterano Marcos Lamas, que tem quase dez anos de atividade no boxe. Com 17 anos, Barros fez uma luta muito equilibrada com Lamas, perdendo por decisão dividida dos jurados. O bom desempenho foi comemorado pela equipe técnica alviverde. João Breve, super-pesado (acima de 91 kg) superou Israel Silva, da equipe Tony Boxe, e ficou com o ouro da categoria mais pesada do boxe.

O destaque da equipe foi o peso leve (60 kg) Yuri Previatti. Após vencer três duros oponentes, Previatti fez a decisão do ouro contra João Del Rio, boxeador de Sorocaba. Amplamente superior, Yuri conseguiu aplicar um nocaute técnico no terceiro e último round. Pela luta final e também pela bela campanha na competição, Yuri foi premiado como o melhor atleta do torneio. Quem também recebeu uma premiação individual foi o técnico Paco Garcia, que foi eleito o melhor treinador da competição dentre todos participantes.

Com os cinco ouros, uma prata e um bronze (Jan Pierre Fonseca, 56 kg), a equipe do Palmeiras foi a grande campeã coletiva. O segundo lugar ficou com a equipe de Sorocaba e a terceira colocação para o time da Tony Boxe.  O excelente desempenho deixou o treinador palmeirense muito satisfeito com seus atletas. "Nós fazemos um trabalho de altíssimo nível com nossos garotos, e é natural que os resultados venham em cima do ringue. Tenho certeza que as conquistas serão cada vez maiores", disse o técnico cubano radicado no Brasil.