Dupla de arqueiros do Verdão faz pontuação quase perfeita e bate marcas pessoais
Departamento de Comunicação
A equipe do Palmeiras/Raycon teve um fim de semana de tiros especial. Em prova válida pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro Indoor e segunda do Paulista Indoor, os arqueiros Rogerio de Lima, o Zero, e Fabio Tassinari fizeram pontuações quase perfeitas na segunda rodada de disparos e bateram seus recordes pessoais. Ao todo, o Verdão teve dois ouros, duas pratas e dois bronzes no certame estadual.
Nas disputas indoor, os participantes disparam 60 flechas a 18 metros do alvo, sendo 30 tiros e máximo de 300 pontos em cada uma das duas rodadas. Zero competiu no Círculo Militar de Campinas, em Campinas-SP, e fez 286 tentos no primeiro round e, no segundo, ficou muito perto dos 100% de aproveitamento, anotando 296 pontos. Ou seja, das 30 flechas, somente quatro não foram no anel central do alvo, que vale dez pontos e possui apenas 2 cm de diâmetro – algo para poucos no tiro com arco. O recorde anterior do palmeirense era 294. Ele terminou na segunda colocação da categoria Composto Masculino Adulto, com total de 582 tentos.
“A prova foi bem bacana em Campinas, e o tempo ajudou muito. No primeiro round, eu não consegui me achar, fiz muitos 9 próximos do 10. Já no segundo consegui me concentrar e os tiros saíram lisos. É sempre bom bater recorde, e vou trabalhar para bater novamente este ano”, disse Zero, que é o atual campeão brasileiro e paulista indoor.
O desempenho de Fabio foi muito parecido ao do companheiro alviverde. Na Vila Olímpica Mario Covas, em São Paulo (SP), ele marcou 284 tentos na primeira rodada e também subiu dez pontos na segunda, estabelecendo sua nova marca, de 294 pontos – a anterior era 292. O palestrino fechou com 578 tentos, logo em seguida de Zero, no terceiro lugar da Composto Masculino Adulto.
“Eu fiquei surpreso por ter batido meu recorde de round, pois no primeiro fiz a média de pontuação que tenho alcançado. Para o segundo, estava empenhado a pelo menos fazer um pouco a mais que no primeiro. Para minha surpresa, fiz dez pontos a mais, o que é bastante coisa para o tiro com arco, e acabei batendo minha marca. Foi uma surpresa muito boa”, afirmou Fabio, campeão brasileiro indoor por equipes em 2016 ao lado de Zero e Vilson Tonão e bronze no Paulista Indoor do mesmo ano.
Outros arqueiros do Verdão se destacaram no certame. Ivando da Silva e Julio Cesar de Oliveira ficaram com o ouro das categorias Composto Masculino Master e Composto Masculino Paralímpico, respectivamente. Magdiel Santos pegou a prata da classe Recurvo Masculino Master, e Isabella Tonão conquistou o bronze da Composto Feminino Adulto.
Todas essas classificações são do Paulista Indoor, já que ainda não foram divulgados todos os resultados do Brasileiro. O torneio nacional é disputado localmente em cada Estado e, sem seguida, a Confederação Brasileira de Tiro com Arco compila a tabela classificatória. O Paulista terá um total de 12 etapas no ano, mas apenas as seis melhores pontuações de cada participante são consideradas. Já o Brasileiro possui cinco fases e dois descartes.
O próximo compromisso dos atletas do Palmeiras/Raycon será no primeiro fim de semana de março, pela terceira etapa do Campeonato Paulista Outdoor, que está prevista para ser realizada na Vila Olímpica Mario Covas.
Veja os resultados do Palmeiras na segunda fase do Paulista Indoor:
Recurvo Masculino Master
2º lugar – Magdiel Santos – 529 pontos
4º lugar – Décio Valente – 502 pontos
Composto Masculino Master
1º lugar – Ivando da Silva – 543 pontos
Composto Masculino Adulto
2º lugar – Rogerio de Lima (Zero) – 582 pontos
3º lugar – Fabio Tassinari – 578 pontos
10º lugar – Luiz Paulo (LP) – 559 pontos
13º lugar – Vilson Tonão – 547 pontos
Composto Feminino Adulto
3º lugar – Isabella Tonão – 551 pontos
Composto Masculino Paralímpico
1º lugar – Julio Cesar de Oliveira – 559 pontos
4º lugar – Ademar Carlini – 535 pontos