Estratégia funciona, e Verdão garante disputa de medalha no Brasileiro
Departamento de Comunicação
O Palmeiras/Raycon começou o Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco com a mira calibrada. O time fez valer sua estratégia de equipe e já garantiu a disputa de uma medalha no torneio, que é realizado em Maricá (RJ).
Nesta quarta-feira (14) ocorreu o round classificatório, em que os arqueiros disparam 72 flechas a 50 metros de distância (no caso dos palmeirenses) e podem fazer até 720 pontos. Os sete palestrinos tiveram um bom desempenho, sobretudo no âmbito coletivo. A formação dos trios e das duplas mistas se dá pela somatória de pontos individuais.
No Composto Masculino por Equipes, dois trios são do Verdão, contra seis grupos rivais. A equipe formada por César Hideki, Fabio Tassinari e Rogerio de Lima, o Zero, se classificou em 2º lugar. Já Vilson Tonão, Magdiel Santos e Luiz Paulo, o LP, em 7º. Ou seja, haverá um confronto palmeirense nas quartas de final, o que garante a presença de um time na semifinal e consequentemente na disputa pelo ouro ou pelo bronze.
A presença do Palmeiras com duas equipes masculinas de composto é basicamente inédita no Brasileiro, pois nos últimos anos o clube geralmente era representado por quatro ou cinco arqueiros. Apesar da ausência de Julio Cesar de Oliveira neste ano, a chegada do garoto César e a migração de Magdiel do arco recurvo para o composto no torneio funcionou. Os arqueiros possuem um ótimo histórico de medalhas nesse certame, mas nas últimas edições o bom feito escapou nos detalhes.
Individualmente, os atletas também têm uma boa perspectiva. Atual campeão brasileiro, Zero foi o melhor palmeirense e se classificou na 11ª colocação, entre os 43 participantes, com 678 pontos, marca superior à do ano passado. No feminino, a atual vice-campeã Isabella Tonão ficou em 8º, com 631 tentos – pontuação mais elevada em relação a 2017. Ambos deverão formar a dupla mista palestrina, no 7º lugar. Nessa disputa, ficaram com o ouro na última edição.
Os combates individuais eliminatórios serão realizados nesta quinta-feira (15), até as semifinais. Na sexta (16), haverá os combates por equipes e duplas mistas, também até as semi. No sábado (17) e domingo (18), todas as disputas de medalhas.
Confira as classificações dos palmeirenses:
Composto Masculino Individual
11º lugar – Zero – 678 pontos
14º lugar – Fabio – 676 pontos
20º lugar – César – 664 pontos
21º lugar – Vilson – 660 pontos
30º lugar – LP – 642 pontos
33º lugar – Magdiel – 630 pontos
Composto Feminino Individual
8º lugar – Isabella – 631 pontos
Composto Masculino por Equipes
2º lugar – Zero, Fabio e César – 2.018 pontos
7º lugar – Vilson, LP e Magdiel – 1.932 pontos
Composto Duplas Mistas
7º lugar – Zero e Isabella – 1.309 pontos