Torneio Periquito de Judô homenageia ídolos e anima torcida no Palestra

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Mais de 60 agremiações participaram do torneioO Palmeiras promoveu ao longo deste sábado (29) a 47ª edição do Torneio Periquito de Judô, uma das mais tradicionais competições da modalidade em solo paulista e nacional. O evento homenageou representantes da diretoria alviverde e outras personalidades do judô brasileiro. O ginásio Palestra Italia estava com suas arquibancadas praticamente tomadas de torcedores das mais de 60 agremiações e quase mil judocas de todo país.

Os atletas realizaram lutas nas classes Sub-9 a Adulto – com unificação do Sênior e do Master – no Feminino e Sub-9 a Master no Masculino, de acordo com as regras e tabelas de peso oficiais da Federação Paulista de Judô. Os vencedores de cada categoria faturaram medalhas individuais. O Palmeiras não fez parte da premiação por ser organizador do evento e ter inscrito número ilimitado de atletas.

A abertura contou inicialmente com a mediação do vice-presidente da Federação Paulista de Judô e mestre de cerimônias, José Jantália, que conduziu o público com as apresentações dos membros da bancada e posterior entrada triunfal da equipe do Alviverde ao som do hino, carregando a bandeira do clube. As homenagens foram prestadas aos diretores de esportes olímpicos do Verdão, Gilson Marques e Enrique Tadeu, o diretor de judô, Alexandre Gaspar, o coordenador técnico e medalhista olímpico do clube Henrique Guimarães, o diretor de aikidô, Carlos Eduardo “Duda” Mello, o diretor administrativo, Paulo Buosi, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Chico do Judô, os professores Senseis Tadeu Uehara e Marcos Inácio e demais membros influentes na modalidade dentro em São Paulo e no Brasil.

Emocionado por fazer parte do evento pela primeira vez como diretor do judô do clube, Alexandre Gaspar enalteceu a parceria com o ex-diretor e colaborador da modalidade, Rodrigo Mattar, e a importância do torneio para a formação de grandes atletas a nível nacional.

“É sempre uma honra a mim, pois sou atleta do clube desde 1984. Como bom palmeirense, tenho enorme prazer em receber toda essa turma do judô em nossa casa. Somos um berço do judô paulista por tudo o que fizemos e fazemos pela modalidade no Brasil até hoje, colocando atletas do nosso Sub-21 na seleção principal”, exaltou o judoca, que não deixou de lado a importância dos atletas Henrique Guimarães e Daniel Hernandes como exemplos aos competidores que almejam voos maiores na carreira.

Por outro lado, Henrique, lembrado pelos judocas de todo o Brasil como medalhista olímpico e inspiração à equipe Sub-21 do Palmeiras, creditou ao clube toda sua ascensão no judô e enalteceu a união e dedicação dos membros em fazer do conjunto alviverde referência na modalidade.

“Estar à frente desta equipe como coordenador é muito importante, e ser homenageado é algo ímpar, pois tudo o que sou e tenho hoje é ‘culpa’ do Palmeiras. O clube abriu as portas a mim desde o início, e toda a retribuição que eu fizer aqui é fruto de uma dívida eterna que tenho com a entidade. Servir de inspiração aos atletas é uma missão muito gratificante, e eu me dedico ao máximo para extrair o melhor da equipe e colocar o Palmeiras no topo”, agradeceu.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do 47º Torneio Periquito de Judô.