Na Argentina, atletas do Palmeiras são campeãs do Pan-Americano Sub-21 de Judô

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

As judocas alviverdes Ketelyn Nascimento e Ellen Froner vivem grande fase nesta temporada. As atletas brilharam novamente em um torneio internacional e foram medalhistas de ouro do Campeonato Pan-Americano Sub-21, disputado no último final de semana na cidade de Carlos Paz, na Argentina. As meninas competem nas categorias leve (-57kg) e médio (-70kg), respectivamente.

Em defesa do título conquistado em 2017, Ellen entrou na competição com o status de melhor atleta Sub-21 das Américas em sua faixa de peso e não perdeu viagem. No primeiro confronto, derrotou por ippon Cintia Vargas, da Argentina. Na final, reencontrou Camila Figueiroa, número 11 do mundo na categoria e adversária na final do Sul-Americano Sênior deste ano, e venceu a peruana novamente para ficar com o bicampeonato do Pan.

Medalhista de bronze do torneio no ano passado, Ketelyn não poupou as adversárias e teve atuação impecável. A judoca superou a chilena Abigail Nahuelpan (quartas), a venezuelana Kady Cabezo (semifinal) e a colombiana Keyla Vasquez na decisão – todas por ippon. A adversária na final, inclusive, é a número 50 do ranking mundial da categoria leve Sub-21 nesta faixa de peso.

Confederação Pan-Americana de Judô/Divulgação _ Ellen (esq.) e Ketelyn (dir.) foram duas das seis medalhistas de ouro do Brasil no torneio

Líderes dos rankings estadual e nacional Sub-21 de suas categorias, as atletas têm sido presença constante nas convocações do Brasil, inclusive com algumas participações em torneios adultos. Ellen, por exemplo, é a terceira melhor atleta júnior do mundo em sua faixa de peso, e Ketelyn a 25ª.

As meninas, no entanto, garantiram vaga para o torneio continental após vencerem o  em suas respectivas categorias. Além do título pan-americano Sub-21, elas são as atuais campeãs do Campeonato Brasileiro Sub-21, da Taça Brasil Sub-21 e do Estadual em suas idades. Ellen ainda acumula a conquista recente da Copa Pan-Americana e do Sul-Americano – ambos torneios adultos.

Ao todo, a Seleção Brasileira Sub-21 de Judô ficou na liderança do ranking geral de medalhas, com nove ouros, três pratas e três bronzes. A equipe ainda terá um Estágio Internacional em Berlim, na Alemanha, nos dias 28 e 29 de julho. A excursão serve de preparação para a disputa do Campeonato Mundial Júnior, em Nassau, nas Bahamas, no período de 17 a 21 de outubro.