Palmeiras é tricampeão da Copa São Paulo de Judô

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

A equipe de judô do Palmeiras-Mogi sagrou-se, neste domingo (24), tricampeã da Copa São Paulo de Judô, competição oficial organizada pela Federação Paulista de Judô e considerada hoje a maior das Américas no formato. Com participação dos principais clubes de judô do Brasil, cerca de 2.800 atletas competiram ao longo dos três dias de disputa.

Com abertura oficial e disputa das classes sub-11, sub-13 e sênior no sábado (23), estiveram presentes na cerimônia o prefeito de São Bernardo do Campo, Luis Marinho, o secretário de esportes de São Bernardo do Campo, José Alexandre Devesa,  o presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Panitz Puglia, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Francisco de Carvalho Filho, entre outras autoridades.

Os judocas medalhistas olímpicos e paralímpicos paulistas também foram homenageados na cerimônia abertura (são eles Aurélio Miguel, Carlos Honorato, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Rafael Silva, Luiz Onmura, Henrique Guimarães, Felipe Kitadai, Antonio Tenório e Daniele Bernardes). Os atletas foram muito aplaudidos pelos judocas mais jovens, que ainda buscam um espaço no cenário nacional.

Na classificação geral, o Palmeiras foi o grande vencedor pelo terceiro ano consecutivo, à frente de grandes forças do judô, como E.C. Pinheiros, Minas Tênis Clube e Sogipa. O novo projeto palmeirense nasceu em 2007, com a direção  do professor Edson Puglia – ex-atleta do Palmeiras na década de 80, detentor de títulos estaduais, nacionais e um sul-americano pelas equipes de base do Verdão.

“Quando assumi, percebi a urgência de colocar o judô palmeirense em condições de disputar em grande nível. De lá para cá estamos batendo recordes de títulos em toda história do judô do Palmeiras em seus 45 anos de existência”, disse Edson.