Palmeiras leva medalhas em ranking e combates no Paulista Outdoor

Departamento de Comunicação

Heron Ledon/Divulgação_Décio Valente superou o companheiro de equipe Magdiel Santos para conquistar o bronze nos combates individuaisO Palmeiras/Raycon disputou no último sábado a etapa inicial do Campeonato Paulista Outdoor, na Vila Olímpica Mario Covas, em São Paulo (SP), e conquistou diversas medalhas. Na fase de ranking, foram três ouros, uma prata e um bronze. Já nos combates individuais, os palmeirenses levaram mais três bronzes.

O Verdão teve dez atletas, em seis categorias, e garantiu bons lugares no período da manhã do certame. Os palestrinos ficaram pelo menos entre os cinco primeiros colocados em todas as classes em que estiveram presentes. Todos os arqueiros atiram 72 flechas e podem fazer até 720 pontos. A partir das classificações são conhecidos os combates eliminatórios: o primeiro enfrenta o último; o segundo, o penúltimo, e assim por diante. Na sequência, algumas categorias são agrupadas para haver mais duelos.

Na Composto Masculino Open (unindo os homens de todas as idades que atiram com o arco composto), o Alviverde esteve com seis representantes. Na fase 1/16, houve um confronto verde e branco: Julio Cesar de Oliveira venceu Ivando da Silva por 129 a 124. Já Luiz Paulo, o LP, derrotou Luiz Ferreira, do Best Sports, por 133 a 113. Por sua vez, Vilson Tonão perdeu para Frederico Tavares, do CSP Archery, por 136 a 127.

Nas oitavas, LP passou direto por desistência adversária, e Julio perdeu para Luccas de Abreu, do CSP, por 139 a 131. E outros dois palmeirenses começaram os embates. Rogerio de Lima, o Zero, bateu Matheus Tomiozzo, do Arco e Flecha Bandeirantes, por 138 a 128. O garoto César Hideki, que disputava pela primeira vez um torneio outdoor a 50 metros do alvo – pois antes sua distância era de 30 –, sofreu o revés para Roberval dos Santos, do Círculo Militar de São Paulo, por 141 a 126.

Em seguida Zero derrotou Jean Pegolo, do Bandeirantes, por 141 a 136, e LP parou em Roberval, por 139 a 128, nas quartas de final. Na semi, mais um duelo palestrino contra Roberval, e o resultado equilibrado foi 140 a 137 para o rival. Assim, Zero decidiu o bronze nos detalhes com Rodnei Ramos, do clube homônimo. Ambos empataram em 134 a 134 ao fim dos 15 disparos. Na flecha de morte (desempate), tiro certeiro do palmeirense e vitória por 10 a 9.

A disputa da categoria Composto Feminino Open também foi positiva para o Verdão. Isabella Tonão fez 132 pontos nas quartas de final, mas a adversária Ana Borrego, do Clube Esperia, não compareceu. Na semi, revés para Solange Bonaldi, do Bandeirantes, por 131 a 126. A arqueira alviverde voltou a melhorar na briga pelo bronze e derrotou com propriedade Samara Câmara, do Círculo Militar de São Paulo, por 134 a 120.

O bronze palmeirense na classe Recurvo 60 metros foi curioso. Magdiel Santos passou por Aluísio Ayusso, do Best Sports, por 6 a 0 nas quartas de final – no arco recurvo, as disputas são em sistemas de sets, não por pontos corridos como no composto. Porém na semifinal, Magdiel e Décio Valente perderam para seus oponentes. Assim, ambos se enfrentaram pela medalha, e Décio triunfou por 6 a 2.

O jovem César Hideki, que completará 15 anos no início de março, aprovou sua estreia na categoria Composto Masculino Cadete, mesmo com as dificuldades de distância em relação à classe Infantil. “Atirar a 50 metros foi uma nova experiência, pois percebi que 20 metros fazem uma grande diferença. Consegui bater meu recorde pessoal de treino e prova no primeiro round, porém acabei tendo problemas com o vento e não consegui o resultado esperado na segunda rodada.  O combate é a parte mais emocionante porque bate forte a vontade de ganhar e passar para a próxima etapa. Agora é treinar para as provas seguintes”, comentou.

Confira os resultados dos palmeirenses na estreia do Campeonato Paulista Outdoor:

Ranking:

Recurvo Masculino Master
2º lugar – Magdiel Santos – 527 pontos
4º lugar – Décio Valente – 471 pontos

Composto Feminino Adulto
3º lugar – Isabella Tonão – 621 pontos

Composto Masculino Adulto
4º lugar – Rogerio de Lima (Zero) – 673 pontos
7º lugar – Fabio Tassinari – 650 pontos
8º lugar – Luiz Paulo (LP) – 645 pontos
10º lugar – Vilson Tonão – 642 pontos

Composto Masculino Paralímpico
1º lugar – Julio Cesar de Oliveira – 622 pontos

Composto Masculino Paralímpico
1º lugar – Ivando Amaro – 615 pontos

Composto Masculino Cadete
1º lugar – César Hideki – 618 pontos

Combates individuais:

Recurvo 60 metros
3º lugar – Décio Valente
4º lugar – Magdiel Santos

Composto Feminino Open
3º lugar – Isabella Tonão

Composto Masculino Open
3º lugar – Rogerio de Lima (Zero)
7º lugar – Luiz Paulo (LP)
9º lugar – César Hideki
9º lugar – Julio Cesar de Oliveira
17º lugar – Ivando Amaro
17º lugar – Vilson Tonão