Palmeiras/Meltex embala no fim e vence de forma emocionante

Agência Palmeiras
Jairo Giovenardi

O Palmeiras/Meltex fez um grande quarto período, tirou uma vantagem de 12 pontos do Espírito Santo e bateu o adversário por 95 x 90, na noite deste sábado (11), em Vitória-ES.

O terceiro triunfo alviverde fora de casa (também venceu Bauru e Brasília) mantém a equipe do técnico Betão na zona de classificação para os Playoffs do NBB 6 e dá moral para mais um jogo longe de São Paulo, nesta segunda-feira (13), em Belo Horizonte, contra o Minas, que perdeu para o Pinheiros na 15ª rodada.

Diante do Espírito Santo, o Palmeiras/Meltex fez um excelente início de primeiro quarto e chegou a abrir 10 pontos, 14 x 4, com bolas bem trabalhadas e chutes certeiros de três de Guto, cestinha do jogo, com 24 pontos, e Tiagão. Aos poucos, porém, o time da casa melhorou e encostou no placar.

No fim, vitória apertada do Verdão, por 23 x 22, e a promessa de um segundo quarto movimentado no Ginásio Jones dos Santos Neves, em Vitória-ES.

O segundo período, de fato, começou com tudo: Wiggins entrou bem e colocou fogo no jogo ao marcar seis pontos em três ataques seguidos. Mas as bolas de três do time do Espírito Santo caíam cada vez mais, com Gorauskas, Eddy e Arnaldinho, e a diferença favorável a equipe treinada por João Batista chegou a oito pontos.

Neto, Brown e Guto ainda voltaram a equilibrar as ações e a vantagem do time anfitrião baixou para quatro pontos. Apenas no fim, em lances livres, o Espírito Santo abriu sete e fechou o primeiro tempo na frente: 53 x 46.

No terceiro quarto, a diferença chegou a nove, mas o jovem Igor fez quatro pontos fundamentais para manter o time alviverde no jogo, ainda pegou um rebote e a equipe, após dois lances livres de Neto, chegou a ficar somente dois pontos atrás (61 x 59).

As bolas de três da equipe da casa, porém, voltaram a funcionar e, em duas delas, o Espírito Santo abriu. Com uma bola de Gorauskas (dois pontos e falta) a pouco menos de um minuto para o fim do período, a diferença chegou a 12 pontos. Com uma bola de três de Brown e mais atenção na defesa nos últimos segundos, o Palmeiras/Meltex diminuiu e o terceiro quarto terminou como começou, com o Verdão sete pontos atrás, 74 x 67.

No quarto período, Thyago Aleo e Átila dos Santos jogaram na base da superação. Com uma bola de três, Aleo diminuiu a distância para quatro, 76 x 72, restando sete minutos para o fim. Átila dos Santos empatou o jogo logo depois, num momento em que a defesa do time alviverde ganhou em eficiência. Tiagão e Wiggins acabaram a partida com 10 rebotes (seis e quatro, respectivamente).

No quarto decisivo, quanto mais o Espírito Santo voltava a buscar a bola de três, mais a defesa alviverde funcionava, e o ataque, principalmente nos contra golpes, respondia com pontos em chutes de dois, de Wiggins, Brown e Guto, que encerraram o jogo ovacionados pela torcida, assim como os demais atletas do elenco. 

O jogo terminou 95 x 90 para o Palmeiras/Meltex e o que se ouviu no Ginásio Jones dos Santos Neves foi o hino palmeirense, cantado a plenos pulmões pelos apaixonados palestrinos presentes.

Nesta segunda-feira (13), em Belo Horizonte, o Verdão buscará sua oitava vitória no NBB 6, em confronto direto na briga pelos Playoffs, em jogo novamente transmitido em tempo real pelo twitter @PalmeirasMeltex