Palmeiras vira sobre o Pinheiros no último quarto e está na final do Estadual Sub-17

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Murilo Desimone/Divulgação _ Victor foi o cestinha do Verdão no dueloO ginásio do Palestra Italia foi palco de um dos duelos mais emocionantes do basquete do Palmeiras na temporada 2017. Na noite deste sábado (2), o Verdão superou o Pinheiros por 65 a 59 na raça e garantiu vaga na final do Estadual Sub-17, que será disputada diante do Paulistano neste domingo (3), às 11h, na casa alviverde, com entrada gratuita para os palmeirenses.

Os maiores pontuadores do Verdão na partida foram Victor Azevedo (16 pontos), Jonas (12), Mateus Faria (10) e Francisco (9). A equipe palestrina fez jus aos melhores números da competição da categoria: Em 22 jogos disputados na fase classificatória, são 19 vitórias e 41 pontos na liderança. Caso o Alviverde supere o Paulistano neste domingo (3), será o primeiro título estadual Sub-17 da história do clube.

Os garotos não sabem o que é perder no torneio desde o dia 13 de setembro, quando foram superados pelo próprio Pinheiros, fora de casa. Nos playoffs, o time tem 100% de aproveitamento, com dois triunfos sobre o Campinas (quartas de final) e um sobre o time pinheirense. A equipe é treinada por Adagoberto Aguiar, o Adaga.

O jogo

A oscilação marcou a atuação palestrina desde o início. Após imposição do rival durante o primeiro quarto, o Verdão encostou no marcador e chegou a virar no final do período seguinte, com boa atuação de ataque de João Vitor.

Já no terceiro quarto, o Palmeiras viu o Pinheiros jogar basquete e abrir 11 pontos de vantagem em pleno Palestra Italia. O técnico Adaga chamou a garotada para a conversa e gerou reação da equipe em quadra: em dois minutos do período decisivo, o Verdão diminuiu a distância para um ponto.

O armador Francisco Arozena chamou a responsabilidade e trouxe o time de volta para o jogo com dribles e boas ações ofensivas. Jonas, Mateus Faria e Victor Azevedo, que marcou 12 dos 32 pontos da equipe no período, comandaram a virada alviverde e fizeram o ginásio do Palestra Italia ir à loucura no final de jogo com a vaga garantida na final.

Murilo Desimone/Divulgação _ O elenco palestrino comemorou muito a vitória diante do Pinheiros