Sarah repete duelo de 2016 e termina o Brasileiro entre as oito melhores
Departamento de Comunicação
O Palmeiras/Raycon terminou o primeiro dia de provas do Campeonato Brasileiro Adulto com a arqueira Sarah Nikitin entre as oito melhores atletas do país na categoria Recurvo Feminino Adulto. Nesta quinta-feira (16), seu companheiro de equipe Magdiel Santos também entrou na linha de tiro, mas teve um problema com seu equipamento, ferindo o palmeirense, e não conseguiu continuar no torneio, que é realizado em Maricá (RJ).
Sarah fez uma boa fase de classificação no período da manhã. Ela emplacou 586 pontos dos 720 possíveis e ficou ranqueada no sexto lugar entre as 25 competidoras. Seu desempenho mais elevado foi na primeira rodada de 36 disparos, em que marcou 305 tentos. No segundo round, anotou 281 para cravar a colocação a seu favor.
No período da tarde, houve os combates individuais. Por ter ficado na parte de cima da tabela, a palestrina avançou direto às oitavas de final, sem precisar disputar a fase 1/16. Teve pela frente Monique Gomes, da Associação Arqueiros da Íris, e sequer deu chances à rival. Sarah venceu os três primeiros sets, cravando o placar de 6 a 0 com uma das melhores parciais da rodada: 28-26, 28-18, 27-21.
Eis que o duelo das quartas de final foi o mesmo que no Brasileiro de 2016, em Campinas (SP): Sarah versus Marina Canetta, hoje no Círculo Militar de São Paulo e na época no Clube Esperia. E o confronto teve sabor ainda mais especial, pois ambas as arqueiras participaram dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e de toda a preparação da Seleção Brasileira para a Olimpíada. Porém, desta vez, a palmeirense não repetiu a vitória (de 7 a 1) como no ano passado, e acabou perdendo por 6 a 0 (27-21, 26-24, 27-26). Bronze na temporada anterior e quarta colocada no Campeonato Nacional dos Estados Unidos de 2017, Sarah encerra este Brasileiro entre as oito melhores de todo o país.
Ainda pela manhã, o destino quis que o Verdão tivesse uma baixa importante no torneio. Bem no início do ranqueamento, Magdiel teve um sério problema com seu equipamento. As lâminas de seu arco se quebraram e atingiram o rosto do arqueiro, que sentiu a pancada, mas logo em seguida ficou melhor e passa bem. Com isso, o atleta palestrino abandonou o Brasileiro. Além de participar dos combates individuais, Magdiel também formaria dupla mista com Sarah, e ambos muito provavelmente se classificariam entre os 16 melhores pares para a disputa eliminatória.
Outros seis palmeirenses competem nesta sexta (17)
Ainda há muito Brasileiro para o Palmeiras/Raycon. Nesta sexta-feira (17), entrarão na linha de tiro mais seis atletas alviverdes: Isabella Tonão, Vilson Tonão, Julio Cesar de Oliveira, Fabio Tassinari, Rogerio de Lima (Zero) e Luiz Paulo (LP). Da mesma forma que Sarah e Magdiel, os palmeirenses do arco composto vão realizar a fase classificatória e os combates individuais e de duplas mistas. O companheiro de Isabella provavelmente será definido por escolha técnica.
No sábado (18), haverá os combates por equipes, e o Verdão participará do certame masculino com três dos cinco arqueiros. A formação do trio se dará pelas pontuações individuais ou também por decisão técnica do grupo.