Sub-19 realiza amistoso contra Seleção da 2ª Divisão da liga colegial americana de basquete
Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação
A equipe Sub-19 de basquete do Palmeiras realizou na tarde desta quinta-feira (2) um amistoso contra a Seleção da Segunda Divisão da National Collegiate Athletic Association (NCAA), principal liga colegial esportiva dos Estados Unidos. A partida foi disputada no ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André, na Grande São Paulo.
O grande destaque do time alviverde na partida foi o ala Daniel Haydin, autor de 22 pontos e quatro bolas de três. Apesar do revés por 85 a 72, Adriano Geraldes, técnico das categorias Sub-16 e Sub-17 do Verdão, viu com bons olhos a oportunidade de treinar os garotos contra uma escola consolidada do basquetebol antes do retorno às competições estaduais.
“Jogamos contra uma equipe com média de idade maior em relação a nossa. Eles tinham características físicas próximas a de atletas adultos e sentimos um pouco nessa parte, mas foi um excelente teste, visto que estamos há 45 dias sem jogar por conta do recesso do Estadual. Temos grandes talentos, e vejo esta integração como passo fundamental para adequá-los ao futuro deles na modalidade”, analisou Adriano, que atuou como substituto do técnico Felipe “Filé” Santana, que está na Seleção Brasileira Sub-21.
[album]
O selecionado colegial americano foi composto por atletas do último ano de universidades dos estados da região sul dos EUA, como Minnesota, Missouri, Iowa, entre outros. A excursão tem sido comum nestes últimos anos pelo Brasil, principalmente com passagens por São Paulo e Rio de Janeiro, e por países do Caribe e da Europa.
“Essa iniciativa começou quando eu ainda era técnico universitário. Por muito tempo pensei em vir ao Brasil, pois fiz grandes amigos aqui através do basquete. Quando me aposentei da carreira de treinador, comecei a trazer os melhores garotos desta divisão para jogar amistosos no Brasil para que pudessem sentir o gosto de defender os EUA de alguma forma na carreira”, disse Ron Smith, coordenador do intercâmbio.
“O Palmeiras é um ótimo time. Os garotos executaram muito bem o que foi proposto. Gostei muito do que vi em relação à posse de bola, troca de passes e jogadas de infiltração. Eles entendem a situação, sabem exatamente onde a bola precisa ir. Independentemente da idade deles, são muito talentosos”, completou Jeff Boschee, treinador do time americano.
Não é a primeira vez na temporada que atletas do Palmeiras têm contato com o melhor basquetebol do mundo. O ala João Vitor Camargo e os alas-pivôs Lucas Lima e Arthur Morais, da equipe Sub-17 palestrina, participaram de acampamentos especiais promovidos pela NBA no México e na Austrália sob os olhares de treinadores de universidades do mundo todo.
O Alviverde retorna às quadras pelas competições estaduais já nesta sexta-feira (3), nas categorias Sub-16 e Sub-17, contra o CBC/Tênis Clube Campinas, fora de casa. O Sub-12 completa o final de semana das reestreias palestrinas no domingo (5), contra o Internacional de Regatas, em Santos (SP).