Torneio Periquito de Judô homenageia centenário e lota o ginásio do Verdão

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ O evento contou com a presença de mais de 50 academias de mais de 1000 judocas do Brasil todoA Sociedade Esportiva Palmeiras promoveu ao longo deste sábado (13) a 46ª edição do Torneio Periquito de Judô, uma das maiores e mais tradicionais competições da modalidade de São Paulo (SP). O evento, que homenageou em 2014 o centenário do Verdão, contou com a presença de representantes da diretoria alviverde e outras personalidades do judô brasileiro, no ginásio Palestra Italia, com participação de 50 academias e quase mil judocas de todo país.

As lutas foram realizadas nas classes Mirim a Master Masculino e Mirim a Adulto (Classes Júnior, Sênior e Master unificadas) no Feminino, seguindo as tabelas de peso da Federação Paulista de Judô. Além das medalhas e troféus para os vencedores de cada categoria e por equipes, também foi dado um troféu por classe ao atleta com maior número de vitórias por ippon. O Palmeiras não participou da premiação por ter inscrito número ilimitado de competidores.

Na cerimônia de abertura, o grande destaque foi a entrada da equipe do Verdão, ao som do hino, carregando a bandeira alviverde. Receberam homenagens o diretor de esportes olímpicos do clube, Ronaldo Faria Junior, o diretor de judô, Rodrigo Mattar, o coordenador técnico e medalhista olímpico do clube Henrique Guimarães, os professores Senseis Marcos Inácio e Tadeu Uehara e o vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Chico do Judô.

“Em nome da Sociedade Esportiva Palmeiras, agradeço a todos os atletas e professores. Aproveito para homenagear o Sensei Zaqueu Rodrigues do Nascimento, um dos grandes responsáveis por estarmos aqui hoje”, disse Ronaldo Faria Junior, lembrando-se de um dos fundadores e maiores nomes da história do judô alviverde, falecido em dezembro passado, aos 85 anos.

O Torneio Periquito de Judô é organizado pelo Palmeiras desde 1968, quando foi fundado no clube o Departamento de Defesa Pessoal (que reunia anteriormente judô, karatê e boxe). Desde então, é uma das principais forjas de campeões do cenário judoca do país, revelando campeões do Brasil e do mundo. Além das homenagens aos diretores, também foram lembrados neste sábado (13) outros atletas e incentivadores do judô do Palmeiras e do Brasil.

Clique aqui e confira as fotos do torneio!