Treinador da equipe de boxe do Palmeiras ministra curso técnico em Osasco

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O conceituado treinador de boxe do Palmeiras, Paco Garcia, ministrará neste final de semana um curso técnico da modalidade, em Osasco (SP), onde compartilhará com os participantes seus conhecimentos sobre a modalidade. Com experiência de mais de trinta anos no boxe e passagem pela Seleção, Paco é atualmente um dos técnicos mais renomados do Brasil.

Natural de Cuba, país referência no Boxe Olímpico, Garcia foi atleta na sua infância e adolescência, quando chegou a disputar mais de uma centena de combates. Após uma série de lesões articulares, aposentou-se como atleta e passou a atuar na função de treinador. Licenciou-se como educador físico e trabalhou durante muitos anos com a formação de atletas na província de Vila Clara, em Cuba. Devido ao seu bom desempenho como treinador, foi enviado para o Brasil em uma missão junto à Seleção Brasileira, no ano de 1995.

Paco implementou a equipe olímpica permanente, que até então não existia no Brasil. Permaneceu como técnico na seleção nacional até 2007, participando neste período de Jogos Olímpicos, Jogos Panamericanos e campeonatos mundiais, além de inúmeros torneios internacionais de grande relevância.

O treinador participou da formação dos principais atletas do Brasil nos últimos 15 anos. Em 2009, Paco foi convidado pelo atual diretor administrativo Xexéu Tripoli para formar uma equipe de boxe no Palmeiras, desafio que abraçou com empenho. A partir de 2012, atletas do clube passaram a disputar competições oficiais, obtendo sempre excelentes resultados. Atualmente, o Palmeiras segue com Paco Garcia à frente dos treinos e é o único clube esportivo brasileiro especializado em futebol que mantém uma equipe de boxe.

O curso ministrado pelo cubano será realizado no Teatro Municipal de Osasco, nos dias 17 e 18 de maio. Maiores informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo link www.facebook.com/pages/grandes-mestres.