Verdão conquista bronze por equipes em etapa do Paulista Outdoor

Departamento de Comunicação

O Palmeiras/Raycon disputou no último sábado (22) a oitava etapa do Campeonato Paulista Outdoor, na Vila Olímpica Mario Covas, em São Paulo (SP), e conquistou uma medalha de bronze por equipes na categoria Composto Open, além de boas colocações individuais. Outros três arqueiros do time participaram de uma seletiva da Seleção Brasileira para o Mundial deste ano.

Heron Ledon/Divulgação _ Os arqueiros palestrinos também conquistaram boas pontuações individuais

Antes dos combates, os arqueiros fizeram a tradicional fase de classificação do Paulista, em que dispararam 72 flechas com pontuação máxima de 720 pontos. Os seis atletas palmeirenses pegaram um ouro, duas pratas e um bronze. Julio Cesar de Oliveira foi o primeiro colocado da classe Composto Masculino Paralímpico, com 652 tentos. Na Composto Masculino Master, Ivando da Silva foi o terceiro, com 617. Já na Composto Masculino Adulto, Vilson Tonão ficou em quinto, com 655 pontos, e Luiz Paulo, o LP, em 13º, com 597. Sarah Nikitin emplacou 590 pontos e foi a segunda melhor da Recurvo Feminino Adulto. Por fim, Décio Valente fez 556 tentos e foi o vice-líder da Recurvo Masculino Master.

Em seguida, houve o certame por trios, e o conjunto palestrino da categoria Composto Open foi formado por Julio, Vilson e LP, que retornava de uma epicondilite no cotovelo direito após três meses de recuperação e participava de sua primeira disputa por equipes na carreira. Nos combates, cada time dispara 24 flechas – sendo seis por rodada; de forma alternada, cada arqueiro atira duas por round. O resultado máximo é 240 pontos.

 A partir da soma das pontuações individuais, o trio do Verdão se classificou no terceiro lugar e enfrentou o Círculo Militar de São Paulo nas quartas de final, o derrotando por 202 a 180. Os palmeirenses tiveram uma ligeira melhora na semifinal, mas acabaram perdendo por 210 a 205 para o Clube Esperia. Na batalha pelo bronze, o Palmeiras/Raycon evoluiu ainda mais e garantiu a medalha sobre o Arco e Flecha Bandeirantes II por 213 a 199.

“Foi uma volta de lesão complicada porque meu arco apresentou defeitos no primeiro round do ranqueamento individual, e eu fiz a prova inteira com esse problema, então não fiz uma boa fase classificatória. Nos combates por equipes, consegui me acertar, e o Julio e o Tonão foram pessoas que me deram um apoio muito legal, falavam comigo sobre o tempo, os tiros e tudo. Foi o meu primeiro combate em grupo, e eu fiquei realmente muito feliz por termos conseguido o bronze”, comentou LP, que chegou ao Verdão neste ano.

Seletiva para o Mundial

Três arqueiros do Palmeiras/Raycon disputaram neste fim de semana uma seletiva de arco composto da Seleção Brasileira para o Campeonato Mundial, que acontecerá na Cidade do México, no México, entre 15 e 22 de outubro. A prova foi realizada no Goiás Esporte Clube, em Goiânia (GO), e consistiu em uma fase de classificação e combates individuais.

Entre as oito mulheres participantes da categoria Composto Feminino, Isabella Tonão se classificou no terceiro lugar ao fazer 645 pontos. Em seguida, ela venceu cinco dos sete combates e terminou na terceira colocação geral – são três vagas por categoria ao Mundial. No entanto, o regulamento da seletiva para as mulheres previa alcançar ao menos um dos dois índices estabelecidos: 665 pontos de classificação ou média maior ou igual 140 pontos nos confrontos (a palestrina teve média de 133,14). Nenhuma das participantes atingiu as marcas, então a convocação ou não ficará a cargo da Comissão Técnica da Seleção.

A disputa entre os 23 participantes da classe Composto Masculino foi ainda mais acirrada. Os seis primeiros colocados no ranqueamento passavam direto aos combates, e as outras duas vagas seriam definidas por uma repescagem entre o sétimo e 14º classificados. Rogerio de Lima, o Zero, fez 681 pontos e ficou justamente no sétimo lugar, a apenas dois tentos do sexto melhor. Já Fabio Tassinari marcou 671 e terminou na 12º posição. Na repescagem, ambos os palmeirenses fizeram duelos equilibrados, mas acabaram perdendo nas quartas de final e não avançaram na seletiva.

O trio do Verdão agora aguarda uma homologação da Federação Paulista de Arco e Flecha para que suas pontuações de classificação na seletiva sejam válidas também pela oitava fase do Paulista Outdoor, de grande importância para a sequência no campeonato estadual.