Heron Ledon
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Yago faz parte do grupo de atletas palmeirenses nascidos em 1999 que atingiram 59 partidas de invencibilidadeO Sub-15 do basquete do Palmeiras sagrou-se vice-campeão do Campeonato da Grande São Paulo (GSP) na noite desta quinta-feira (04). No ginásio Palestra Italia, a equipe alviverde foi superada pelo Pinheiros na decisão por 61 a 57 em duelo emocionante do começo ao fim – o armador palmeirense Yago Mateus foi o cestinha com 27 pontos. O Verdão havia batido o rival duas vezes nesta competição. O grupo palestrino dos atletas nascidos em 1999 fez história ao ficar 59 partidas consecutivas sem perder.

Foram 27 duelos nesta GSP ao todo – 18 na Fase Inicial, seis na de Classificação e outros três no quadrangular final. Sediado no território verde e branco, esta última etapa ainda foi composta por São Caetano e Barueri, derrotados pelo Verdão por 94 a 51 e 87 a 58, respectivamente. Yago foi o maior pontuador das finais com 87 pontos. No total, os palestrinos terminaram a competição com 2299 tentos feitos (85,1 de média) e 1250 sofridos (46,2).

O conjunto dos meninos sustentava uma invencibilidade de quase dois anos. A última derrota havia acontecido em 13 de dezembro de 2012, na primeira partida da final do Estadual Sub-13, contra o Limeira. Na sequência, foram incríveis 59 vitórias, 4726 pontos à favor, 2439 contra (médias de 80,1 e 41,3, respectivamente) e três títulos – além de convocações e conquistas com as Seleções Paulista e Brasileira.

 “Aqui não tem time invencível. Não foi o resultado que esperávamos. Nós contávamos com a vitória, mas isso é aprendizado, isso é o esporte. Em um dia vencemos, em outro perdemos. Não fizemos um bom jogo, ao contrário do Pinheiros, que mereceu o resultado. Agora, nós temos de trabalhar para fazer um bom Estadual e, se chegarmos à final contra eles, querer ganhar deles fora de casa”, disse o técnico palestrino Willians Manzini, que está junto do grupo há cerca de três anos e é bicampeão brasileiro Sub-15 invicto pela Seleção Paulista.

O próximo compromisso do Sub-15 do clube será o Estadual, composto pelos dois primeiros colocados da GSP e do Campeonato do Interior. O Alviverde terá pela frente o Franca, campeão do torneio interiorano. Na outra semifinal, o Pinheiros medirá forças com o Limeira. As datas dos duelos ainda não foram confirmadas, mas acontecerão ainda neste mês de dezembro.

A base do basquete do Palmeiras ainda disputará as finais da GSP nas categorias Sub-13, do treinador PiSérgio, e Sub-12, que não perdeu na competição e também é comandada por Willians. As datas serão confirmadas.

Clique aqui e confira imagens da partida entre Palmeiras e Pinheiros.