Futebol de mesa do Palmeiras faz história e é campeão do Mundial Interclubes

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O futebol de mesa do Palmeiras fez história e colocou as cores verde e branco no topo do mundo na modalidade. Com desempenho arrasador, a equipe palmeirense derrotou os húngaros do Debreceni ALC, atuais campeões europeus, pelo placar de 40 a 7, e conquistaram o título do 2º Mundial Interclubes da modalidade, em partida realizada neste sábado (19), no C.R. Vasco da Gama, no Rio de Janeiro-RJ. Erar o único título que faltava na coleção alviverde.

O Verdão qualificou-se para o Mundial ao conquistar o bicampeonato do Sul-americano, em 2014 e 2015. O confronto foi realizado em quatro rodadas, sendo que cada jogador enfrentou os quatro jogadores do time adversário. Cada vitória valia três pontos e o empate um ponto pra a equipe. O time foi formado por Michilin (12 pontos), Paolo (10), Jefferson Genta (9) e Alex Bahr (9). Jefferson, inclusive, já havia sido campão mundial individual no ano passado.

Divulgação_Equipe alviverde conquistou título inédito ao bater os húngaros do Debreceni ALC

“Esse título coroa a dedicação de quase 30 anos que tenho ao Futebol de Mesa do Palmeiras, que faço parte desde 1987. Já havíamos conquistado todos os títulos existentes, tanto individual quanto por equipes. Só faltava esse, e agora não falta mais. O Futebol de Mesa cresceu muito nos últimos anos, são muitos países praticando. Com esse título, acredito que ajudamos ainda mais a divulgar o nome da Sociedade Esportiva Palmeiras pelo mundo. Como torcedor do Verdão, isso me dá um prazer ainda maior”, afirmou Paulo Michilin.

O Palmeiras disputa o futebol de mesa na modalidade 12 toques. Assim, o jogo tem duração de 20 minutos e é disputado em dois tempos de 10 minutos. Cada time tem direito a um limite de 12 toques a cada posse de bola e, caso não chute a gol, é punido com um tiro indireto cobrado do local onde a bola estiver parada. Também nessa modalidade, foi campeão mundial individual duas vezes: em 2015, com Jefferson, e em 2009, com o atleta Quinho.

O departamento de Futebol de Mesa do Palmeiras foi fundado em julho de 1987 e, em pouco tempo, tornou-se um dos mais vitoriosos departamentos esportivos do clube – credenciando a equipe de Palestra Italia como o clube mais vitorioso do Brasil nesta modalidade. Além dos dois títulos sul-americanos conquistados nos dois últimos anos, o clube é pentacampeão brasileiro, tendo vencido o nacional por equipes em 2007, 2008, 2009, 2012 e 2013.