Goleiro Vinicius revela emoção do 1º jogo entre os profissionais

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

O dia 24 de agosto deste ano ficará marcado para sempre na história do goleiro Vinicius no Palmeiras. Relacionado para a partida contra o Boa Esporte, em Varginha (MG), pelo Campeonato Brasileiro Série B, o arqueiro da equipe sub-20 do Verdão vivenciou pela primeira vez o ambiente do time profissional em campo. Há sete anos nas categorias de base do clube, ele comemora a oportunidade e promete levar a experiência de sábado para o resto da vida.

Nascido em Guarulhos (SP), Vinicius chegou ao Palmeiras aos 12 anos, aprovado em uma das avaliações promovidas pelo Centro de Formação de Atletas alviverde. Destaque entre as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20, o goleiro relembra a reação ao ver seu nome na lista de relacionados do Profissional pela primeira vez. Desde o início deste ano, ele realiza alguns treinos na Academia de Futebol, assim como outros goleiros da Academia de Futebol 2, da base, em Guarulhos.

“Trabalhamos a vida toda para isso. Treinei na Academia de Futebol na quarta de manhã e à tarde no CT de Guarulhos. No dia seguinte me avisaram da possibilidade de ser relacionado e me pediram para vir pronto para a viagem. Quando vi meu nome na lista foi uma felicidade imensa, meus pais ficaram muito contentes. Todo mundo me ligando, mandando mensagens nas redes sociais… Espero ir muitas outras vezes”, disse Vinicius, ao Site Oficial do Palmeiras.

A primeira lembrança do goleiro na Academia de Futebol, entretanto, é de três anos atrás: após um jogo da equipe sub-15, Vinicius teve o primeiro contato com o ídolo Marcos. “Minha primeira visita aqui foi em 2010, o Marcos estava ainda. Joguei pelo Sub-15 e depois fiquei só assistindo ao treino. Era emocionante ver ele treinando. Agora, aproveito a oportunidade para aprender com o Fernando Prass, com o Bruno, que têm bastante experiência”, completou o goleiro.

O jovem de 19 anos garante não ter sofrido “batismo” do elenco, apesar das brincadeiras feitas pelos atletas mais experientes durante a viagem a Minas Gerais. Pelo Palmeiras Sub-20, Vinicius se prepara para a estreia na Copa do Brasil da categoria, no dia 11 de setembro, contra o Atlético-PR, no estádio Francisco Muraro, em Curitiba (PR). Caso necessário, o jogo de volta será no dia 18 de setembro, às 16h, no estádio Novelli Junior, em Itu (SP).

“No ônibus os jogadores me ‘zuaram’ um pouco, perguntavam se eu estava nervoso. Mas é normal. O aprendizado que eu estou tendo aqui levo de volta para o Sub-20. O chute, a velocidade da bola, o trabalho é mais dinâmico. Não fizemos um bom Paulista Sub-20, mas temos a Copa do Brasil Sub-20 para mostrar que nosso time tem qualidade”, declarou Vinicius.