Goleiros do sub-20 do Verdão querem manter a tradição

Agência Palmeiras
Fernando Galuppo

Uma verdadeira Academia de bons goleiros. Assim, o Palmeiras se notabiliza como um dos maiores centros formadores de arqueiros do futebol brasileiro. Manter essa tradição, que já perdura há algumas décadas, é a missão da nova safra de goleiros que irão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O treinador de goleiros da equipe sub-20 do Verdão, Jefferson Rondon Brando, fala sobre esse trabalho exaustivo. “O Palmeiras sempre teve um bom trabalho na formação de goleiros em todas as categorias. Hoje, temos uma integração desde o sub-11 até o profissional. Mas, em minha opinião, o crescimento de qualidade se deu com o Carlos Pracidelli. “Ele nos ensinou a trabalhar especificamente os fundamentos e os detalhes técnicos necessários para formar bons nomes”, analisa.

Raphael Borges Amato, José Guilherme Guidolin Pegorari e Giovanni Catto Mocellin são os três arqueiros do alviverde pré-inscritos para a disputa da principal competição sub-20.

Borges, titular do Verdão na conquista do Campeonato Paulista sub-20, falou da importância em defender a camisa 1 palmeirense. “É uma motivação muito grande. Sabemos da responsabilidade, mas é gratificante saber da valorização que o clube dá para a nossa posição”, falou.

Para Pegorari, que chegou ao clube em junho desse ano, é uma grande satisfação. “É um orgulho muito grande estar no Palmeiras”, disse.

Giovanni, que desde 2007 integra as fileiras alviverdes, falou sobre a responsabilidade de atuar pelo clube. “Temos que trabalhar e nos esforçar muito para manter esse nível de qualidade, em todas as categorias”.

Quando questionados em quem se inspiram na carreira, os três são unânimes na resposta: o ‘São’ Marcos. “Ele é fera. Poder estar aqui e aprender com o nosso ídolo é como um sonho”, disseram.

Ao longo da história, alguns grandes goleiros vestiram a camisa alviverde na Copa SP, casos de: Gilmar (1975), Martorelli (1980), Ivan (1985), Zetti (1986), Velloso (1988), Marcos (1992), Diego Cavalieri (2002), Deola (2003), Bruno (2004), entre outros.

Atualmente, os três goleiros da equipe principal do Palmeiras, Marcos, Bruno e Deola, são atletas formados nas categorias de base do clube.