Departamento de Comunicação

Ao ter marcado o terceiro gol do Verdão na vitória elástica por 6 a 0 pela sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores 2021 – sendo esta a maior goleada da história do Allianz Parque -, Gustavo Gómez chegou à marca de 16 bolas na rede pelo Verdão desde que está no clube (o paraguaio chegou em 2018). Como consequência do gol marcado, o defensor subiu de posição na lista dos zagueiros-artilheiros com mais gols na história do Verdão, saltando da 9ª para a 7ª posição neste ranking: agora ele igualou os campeões da Libertadores de 1999 Júnior Baiano e Roque Júnior, que marcaram 16 vezes pelo Verdão cada um.

Curiosamente, Gustavo Gómez jamais passou uma temporada em branco desde que chegou ao Alviverde: em 2018, foram três gols em 17 partidas; em 2019, marcou quatro vezes em 42 jogos; em 2020, balançou as redes seis vezes em 58 duelos e, até aqui, em 2021, já soma dois gols em 13 jogos disputados.

Vale destacar inclusive que, Gómez, na temporada 2020, foi um dos três palmeirenses a ter marcado em todas as competições regulares disputadas nas competições oficiais da temporada atual – os outros foram Raphael Veiga e Luiz Adriano. Ele balançou as redes uma vez pelo Paulista, uma pelo Brasileiro, duas pela Copa do Brasil e duas pela Libertadores. Raphael Veiga pontuou uma vez no Paulista, 11 no Brasileiro (tendo sido o artilheiro do time na competição, seguido de Luiz Adriano, com dez), duas na Libertadores e outras quatro na Copa do Brasil (que também faz dele o artilheiro do time no torneio nacional), enquanto Luiz Adriano fez três gols pelo Estadual, dez pelo Brasileirão, cinco pela Libertadores e dois na Copa do Brasil.

Gómez não foi o único gringo que ganhou destaque na maiúscula vitória desta noite. O uruguaio Viña também chamou a atenção pelo gol que abriu a contagem e chegou a cinco bolas na rede pelo Verdão. Com isso, dentre os uruguaios de toda a história do Palmeiras, se isolou como o quarto maior artilheiro desta nacionalidade: antes, dividia a quarta posição com César Pereyra, Gutierrez e Humberto Cabelli, todos com quatro gols.

Outro fato curioso que chamou a atenção é que, apesar dos seis gols marcados, apenas duas assistências foram computadas nesta noite, e ambas de Gabriel Menino: ao todo, a Cria da Academia soma 12 assistências em um total de 75 partidas, sendo dez passes a gol na sua temporada de estreia (2020) em 62 jogos, e outros dois na atual temporada, ambos nesta noite, em 13 duelos.

Com as duas assistências desta noite, Menino passa a ser o garçom do time na Libertadores 2021, ao lado de Raphael Veiga, Gustavo Scarpa e Luiz Adriano, que também somaram dois passes a gol na atual edição do Continental.

Vale destacar que dos 12 passes a gol que o atual camisa 25 possui pelo Verdão, nove foram no Allianz Parque, o que faz dele o oitavo colocado na lista de maiores garçons da história da arena palmeirense, inaugurada em 2014, atrás apenas de Dudu (líder, com 35), Gustavo Scarpa e Marcos Rocha (empatados na segunda colocação, com 13 assistências), Willian (quarto, com 12), Lucas Lima (quinto, com 11), e de Robinho e Róger Guedes (empatados em sexto, com 10); além de Menino (oitavo, com 9), completam o ranking: Egídio e Viña (empatados em nono, com 8 assistências no Allianz).