Gramado do Palestra Itália passa por reformas para melhoria da drenagem

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

A diretoria de futebol e administrativa do Palmeiras iniciou nesta semana a continuidade da reforma do gramado do estádio Palestra Itália exclusivamente para a melhoria da drenagem. A reforma está sendo coordenada pela engenheira agrônoma Maristela Kuhn, responsável também pela manutenção dos gramados do estádio Beira Rio, do Internacional, e Olímpico, do Grêmio.

Sob o auxílio do gerente administrativo, Sérgio do Prado, e do supervisor de manutenção do clube, Marcos Antonio da Silva, Maristela citou a grama do Palestra Itália como uma das ´melhores do mundo´, mas explicou que estava sendo necessário um aprimoramento no sistema de drenagem do estádio.

´Essa reforma é padrão nessa época do ano na maioria dos estádios do país. No Palmeiras, o tipo de grama é excelente, mas ao mesmo tempo é densa e cria um tipo de colchão, um tapete artificial embaixo da própria grama que impede o funcionamento desejado da drenagem. Em algumas partidas, a impressão que dava é que o gramado estava esburacado, mas isso nunca aconteceu. Na verdade, a grama ficava revirada justamente porque esse colchão se soltava sobre a grama principal´, explicou.

A engenheira agrônoma esclareceu que a primeira etapa consiste em remover todo o excesso de colchão que existe embaixo da grama, através do perfuramento total de todo o campo. Para isso, é utilizado um equipamento chamado verti-draim, capaz de fazer até 100 furos verticalmente por metro quadrado.

´Feito o perfuramento de todo o gramado, será introduzida uma areia especial, apropriada para os campos de futebol. Todo esse processo vai aprimorar o sistema de drenagem e fazer com que o jogo deixe de ser lento, principalmente em dias de jogos com chuva, por exemplo´, completou Maristela Kuhn.

O gerente administrativo do clube, Sérgio do Prado, reiterou que o gramado do estádio Palestra Itália continuará em ótimas condições para a próxima temporada e estará pronto para a estreia do time, no dia 16 de janeiro, contra o Mogi Mirim.

´O gramado do Palestra Itália é considerado o melhor do mundo para um clima como o nosso. Só bastava aprimorar a drenagem, e estamos fazendo isso agora pelo fato de termos tempo até a nossa estreia no Paulistão. Essas obras vão durar mais 15 dias e tenho certeza que as condições estarão ainda melhores nos jogos realizados no estádio em 2010.´