Guarani x Palmeiras: informações, curiosidades e histórico do confronto

Angelo Salvioni
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Em preparação à maratona de jogos importantes em julho após o término da Copa América, o Palmeiras enfrenta o Guarani, nesta quarta-feira (03), às 19h, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), por duelo amistoso de respeito: a equipe de Campinas é a que mais jogou contra o Verdão entre todos os times do interior paulista. Vale lembrar que o Alviverde terá neste mês partidas válidas pelo Brasileiro (líder), pela Copa do Brasil (quartas de final) e pela Conmebol Libertadores (oitavas de final).

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Nesta terça (02), grupo palmeirense encerrou preparação para o duelo com o Guarani

VERDÃO PODE CHEGAR A 15 PARTIDAS INVICTAS NO GERAL

O Palmeiras pode chegar ao seu 15º jogo invicto caso vença ou até mesmo empate com o rival campineiro nesta quarta (03). O último revés aconteceu em 02/04, pela Libertadores, contra o San Lorenzo-ARG, em Buenos Aires (1 a 0). Desde então foram 14 embates, sendo 12 vitórias e duas igualdades.

DEZ VITÓRIAS CONSECUTIVAS

Ainda sobre a vitória contra o Avaí, foi a 10ª consecutiva do Palmeiras, considerando todas as competições disputadas pela equipe. É a primeira vez que o Verdão atinge esta marca desde 2008, ou seja, há 11 anos. A sequência atual abrange vitórias contra Internacional (1×0), San Lorenzo-ARG (1×0), Atlético-MG (2×0), Santos (4×0), Sampaio Corrêa-MA (1×0), Botafogo (1×0), Sampaio Corrêa (2×0), Chapecoense (2×1), Athletico-PR (1×0) e Avaí (2×0).

INVENCIBILIDADE EM BRASILEIROS

Ao vencer o Avaí, antes da pausa para a Copa América, o time de Felipão chegou ao inédito 32º duelo sem perder por Campeonatos Brasileiros. O recorde anterior pertencia ao time da Segunda Academia, que ficou 26 partidas sem sofrer revés no Brasileirão, entre 1972 e 1973.

VISITANTE INDIGESTO

Fora de seus domínios, o Verdão vem sendo um verdadeiro visitante indigesto: em seus últimos 30 jogos fora de casa, por qualquer competição, a equipe perdeu apenas duas vezes, acumulando 16 vitórias e 12 empates nos outros 28 jogos. Estes dois únicos reveses sofridos neste intervalo foram pelas Libertadores de 2018 e de 2019: Boca Juniors e San Lorenzo, respectivamente.

GUARANI: ÚLTIMO AMISTOSO

A última vez que Palmeiras e Guarani se enfrentaram amistosamente foi em 7 de fevereiro de 1973. O jogo aconteceu no estádio Palestra Italia e terminou com a vitória palmeirense pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Manfrini.

GUARANI: TIME DO INTERIOR QUE O VERDÃO MAIS ENFRENTOU

O Guarani é o time adversário do interior paulista em que mais vezes na história o Palmeiras se defrontou. Foram 187 jogos entre as equipes em 102 anos, desde o primeiro embate.

Acervo Histórico/SE Palmeiras_Registro da inauguração do Brinco de Ouro da Princesa, em 1953: Guarani x Palmeiras

LUIZ FELIPE SCOLARI: NÚMEROS ATUALIZADOS

Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma 235 vitórias, 126 empates e 110 derrotas no comando da equipe alviverde, em 471 jogos. Além do título do Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000.

PRASS: ÚNICO JOGADOR DO ATUAL ELENCO A TER ENFRENTADO O GUARANI PELO VERDÃO

O goleiro Fernando Prass é o único atleta do atual elenco a ter enfrentando o Guarani como jogador palmeirense. Ele esteve presente na vitória por 4 a 1 sobre os bugrinos, pelo Campeonato Paulista de 2013, no estádio do Pacaembu. Os gols palestrinos foram marcados por Léo Gago, Vilson, Charles e Ronny.

GUSTAVO GÓMEZ: RETORNO AO TIME

Convocado para a Seleção Paraguaia para a disputa da Copa América, o zagueiro Gustavo Gómez se reapresentou nesta quarta (03). O defensor ajudou sua seleção a chegar às quartas de final do torneio continental, quando foi eliminado pelo Brasil nos pênaltis.