Departamento de Comunicação

A vitória sobre o Emelec-EQU na noite desta quarta-feira (18), pela quinta rodada da Libertadores 2022, no Allianz Parque, teve gosto especial para o zagueiro Gustavo Gómez: com este duelo, o capitão palmeirense chegou a 184 partidas com e, com isso, passa a figurar no top 100 de atletas com mais duelos pelo clube em todos os tempos, igualando o mesmo número de partidas do ex-médio Caieira, que defendeu o Palmeiras na década de 40.

Este Top 100 histórico, aliás, não é o primeiro ranking expressivo que o paraguaio deixa seu nome desde que passou a defender a Sociedade Esportiva Palmeiras em 2018: ele é o terceiro estrangeiro com mais partidas pelo Verdão (184), atrás do chileno Valdivia e do paraguaio Arce, líderes, com 241 e terceiro estrangeiro também que mais venceu pelo clube (111), atrás do compatriota Arce (115) e de Valdivia (122). Em termos de títulos, Gómez é o jogador estrangeiro com mais conquistas pelo clube (sete no total).

Gómez também tem posição de destaque na lista dos zagueiros que mais fizeram gols pelo Palmeiras na história: é o sexto colocado, com 19 gols, atrás só de Bianco (5º, com 20 gols); Cléber (4º, com 21); Vágner Bacharel (3º, com 22); Loschiavo (2º, com 32); e de Luís Pereira (maior zagueiro-artilheiro da história palmeirense, com 36 bolas na rede).

No palco do duelo desta noite, o Allianz Parque, Gómez chegou ao seu 74º jogo no local contra o Emelec-EQU e, com isso, está a apenas um de entrar para o Top 10 dos que mais jogos disputaram na arena inaugurada em 2014 – e com 52 vitórias no Allianz, ele já é o décimo que mais venceu no local.

O jogador palmeirense também atualizou outros rankings expressivos em decorrência do duelo de hoje. Pela Libertadores, ele é o quarto que mais jogou na história do clube pela competição, agora com 43 jogos (atrás de Dudu, com 44, Weverton, com 46, e do ex-goleiro Marcos, com 57). E dentre os que mais venceram, ele é o segundo da lista: 32 vitórias pelo Palmeiras em jogos de Libertadores com a de hoje, atrás só de Weverton, com 34 (portanto, dentre os jogadores de linha, ele é o que mais venceu na história do clube pelo torneio, seguido de Dudu, com 28 triunfos).

Capitão da equipe e líder em minutos em campo na temporada (2.431), seguido de Weverton (2.261), foi titular nos últimos 16 compromissos da equipe do Palmeiras e, este número, já representa a atual maior sequência de um jogador do plantel palmeirense que vem atuando pelo time.

GÓMEZ E KUSCEVIC: DUPLA DE ZAGA CHEGA A 11ª PARTIDA INVICTA CONSECUTIVA

Dupla de zaga desta noite, Gómez e Kuscevic não sabem o que é perder das últimas 11 vezes em que foram a campo como titulares. Ao todo, somam juntos nove vitórias, dois empates e apenas quatro gols sofridos.

WEVERTON IGUALA PARTIDAS DE ÍDOLO HISTÓRICO DO VERDÃO QUE FEZ O GOL DO MUNDIAL

E se na lista dos que mais jogaram pelo Palmeiras, Gómez integrou este ranking na centésima posição, Weverton, que já fazia parte deste grupo, subiu na lista. Chegou a 230 jogos pelo Verdão e saltou para a 62ª posição dentre os que mais atuaram pelo clube. Agora, o atual camisa 21 divide essa marca com o eterno ídolo Liminha, atacante que foi autor do gol do título mundial de 1951, com as mesmas 230 partidas. E dentre os goleiros da história palmeirense, Weverton já aparece no Top 10, atualmente na nona colocação – o ranking é encabeçado por Emerson Leão, com 621 jogos, seguido por Marcos (533), Valdir de Morais (480), Velloso (458), Oberdan (353), Sérgio (333), Gilmar (290) e Fernando Prass (274).

Vale lembrar ainda que, com o duelo desta noite, Weverton ampliou seu número como jogador da história do Palmeiras que mais venceu jogos de Libertadores pelo clube: agora são 34 vitórias; dentre os que mais jogaram, ele é o segundo, com 46 atuações, atrás só do ex-goleiro Marcos, com 57.

MARCOS ROCHA SE ISOLA NO TOP 10 DOS QUE MAIS JOGARAM PELO VERDÃO NESTE SÉCULO

E as marcas individuais não param por aí! Marcos Rocha também teve seu destaque individual: em sua partida anterior, o jogador entrou para o Top 10 dos que mais defenderam o Verdão no Século XXI, com 203 jogos. Hoje, em sua 204ª partida, o lateral agora se isolou como o décimo atleta com mais partidas pelo Palmeiras no século, com 204 partidas, superando as 203 do ex-volante e lateral Wendel (no clube de 2006 a 2014), com quem antes dividia o posto.

Aliás, em toda a história da Libertadores, Marcos Rocha é o único jogador brasileiro a disputar dez edições em sequência (2013 a 2017 pelo Atlético-MG e 2018 a 2022 pelo Palmeiras). No geral, o atleta fica atrás apenas do paraguaio Néstor Camacho, do Olimpia-PAR, que soma 11 edições consecutivas e, passou a ao ter atingido dez edições, Rocha também figurar dentre os brasileiros que mais disputaram a competição no total, ao lado de Danilo (Corinthians e São Paulo), Jean (Palmeiras, Fluminense e São Paulo), Fábio (Fluminense, Cruzeiro e Vasco da Gama), Fábio Santos (Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo) e Réver (Atlético-MG, Flamengo, Internacional, Grêmio e Paulista de Jundiaí-SP), todos também com 10 – mas nenhum deles ininterruptamente, ao contrário do camisa 2 do Verdão.