Departamento de Comunicação

Nos últimos três jogos do Palmeiras, uma coincidência chamou a atenção nas partidas do Palmeiras. O volante Danilo, desde que foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira pelo técnico Tite, no último dia 11, fez um gol logo na partida daquela mesma data, contra a Juazeirense, pela Copa do Brasil (2 a 1 fora de casa e classificação); no jogo seguinte, contra o Bragantino, não foi diferente, outra vitória por 2 a 1 com gol de Danilo. E o triunfo na noite desta quarta-feira (18) não foi diferente: o Verdão bateu o Emelec-EQU pela quinta rodada da Libertadores, em casa, e o gol da vitória por 1 a 0 foi justamente de Danilo!

Curiosamente, o fato de um único jogador marcar em três partidas seguintes do Verdão já havia acontecido nesta temporada. O feito foi registrado apenas por Raphael Veiga, que balançou as redes e nas finais do estadual, contra o São Paulo, e diante do Deportivo Táchira-VEN, fora de casa – foram todos jogos em sequência, nos dias 30 de março, 3 de abril e 6 de abril.

Entretanto, embora o fato de jogadores marcarem por três ou mais partidas seguidas não seja algo tão raro, em se tratando de um jogador da posição de Danilo – ou seja, um volante – isso sim torna-se um fenômeno pouco comum.

Antes de Danilo, o último volante a ter marcado três vezes em partidas subsequentes do Palmeiras foi Marcos Assunção, em 2012 – portanto há dez anos -, nos jogos dos dias 17, 21 e 25 de março daquele ano, respectivamente na vitória contra a Ponte Preta, no Pacaembu, por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista, na vitória por 3 a 0 sobre o Coruripe-AL, no Estádio Jaime Cintra (em Jundiaí-SP), pela Copa do Brasil, e no revés por 2 a 1 para o Corinthians, no Pacaembu, pelo Paulistão.

Danilo e Veiga, que são justamente os dois nomes que atingiram o feito de marcar em três jogos seguidos do clube nesta temporada, juntos, também protagonizaram um acontecimento raro: eles repetiram as autorias dos gols em duas partidas consecutivas, quando o Verdão venceu a Juazeirense-BA pela Copa do Brasil, no último dia 11, por 2 a 1 com tentos de Danilo e Veiga, e depois, no último dia 14, o Bragantino (pelo Brasileiro), novamente por 2 a 1, outra vez com gols de Danilo e Veiga – repetição essa de autoria de gols em duas partidas seguidas que não acontecia no Palmeiras nos últimos dez anos.

E as coincidências não acabam por por aí! Tanto Danilo quanto Raphael Veiga são os dois únicos jogadores do elenco a terem deixado sua marca em todas as competições possíveis pela temporada 2022: Danilo somou um gol pela Recopa Sul-Americana, um pelo Brasileiro, um pela Libertadores, um pela Copa do Brasil e outros dois pelo Campeonato Paulista, enquanto Raphael Veiga fez um pela Recopa Sul-Americana, um pelo Brasileiro, um pela Copa do Brasil, seis pela Libertadores e sete pelo Campeonato Paulista.

DUDU INTEGRA TOP 5 DE VITÓRIAS NA CASA PALMEIRENSE EM TODOS OS TEMPOS

Como é de praxe quando o assunto é impor e atualizar marcas e recordes, o ídolo Dudu não pode ficar de fora. Com a vitória desta noite, o camisa 7 passou a ser o novo integrante do Top 5 de jogadores com mais vitórias na história da casa palmeirense (incluindo números do Parque Antarctica, Palestra Italia e Allianz Parque juntos): hoje, o Baixinho igualou as 110 vitórias do ex-goleiro Velloso no local, e agora divide a quinta posição dessa lista, ao lado de Velloso, ambos com 110 triunfos, atrás só de Galeano (4º, com  116 vitórias), Heitor (3º, com 121 vitórias), Ademir da Guia (2º, com 125 vitórias) e Marcos (1º, com 135 triunfos no solo sagrado).

Dentre os que mais jogaram na história do estádio, Dudu já era o quinto colocado: hoje soma 155 partidas no local, mas se isolou no Top 5 na partida anterior em que atuou na casa alviverde, quando chegou a 154, ultrapassando as 153 de Velloso. Nessa lista, ele também está atrás só de Galeano (4º, com 167 jogos); Heitor (3º, com 170 jogos); Ademir da Guia (2º, com 184 jogos) e do ex-goleiro Marcos (com 212 atuações na casa alviverde independentemente do formato físico que já possuiu outrora).

Dudu, aliás, está acostumado a colecionar marcas e recordes pelo Verdão. Ele é, por exemplo, o primeiro colocado dentre os jogadores do atual elenco com mais gols: 80, sendo também o número um em bolas na rede neste século em toda a história palmeirense (no geral da história do clube, está na 27ª posição).

Dudu também é o jogador que mais possui assistências pelo Palmeiras dentre os jogadores no elenco atual (84) e ainda levando em conta só o Allianz Parque (38). No Allianz Parque (inaugurado em 2014), inclusive, ele é o jogador que mais que mais atuou na arena (155 vezes), mais venceu (110 com a de hoje, igualando Velloso) e mais fez gols (37). Na arena, Dudu é ainda o artilheiro máximo especificamente do Gol Norte (15 gols, ao lado de Veiga) e também do Gol Sul (22 gols).

Dono de diversos recordes pelo clube, o Baixinho também é o principal goleador do Palmeiras na era do Brasileirão de pontos corridos – ou seja, desde 2003 (são 45 gols), e o segundo do clube em toda a história da competição nacional, atrás apenas de César Maluco (que possui 61 gols). No geral da história do Verdão, Dudu é o quinto que mais atuou pelo Brasileirão (181 jogos) e quarto que mais venceu (98 vezes).

Pela Libertadores, ele é o terceiro que mais jogou na história do clube pela competição: são 44 jogos com o desta noite (atrás só de Weverton, com 46, e do ex-goleiro Marcos, com 57). E dentre os que mais venceram, ele é o terceiro da lista, com 28 triunfos, atrás só de Gustavo Gómez (32) e de Weverton (34) – nesta noite, aliás, ele se isolou como o terceiro, ultrapassando as 27 vitórias do ex-goleiro Marcos, com quem antes dividia o posto.

Recentemente, na partida contra o São Paulo pela final do Paulista 2022, Dudu passou a ser ainda o jogador com mais títulos pelo Verdão no Século XXI de forma isolada, chegando a oito troféus, superando Jailson, com sete – aliás, ao lado de Jailson, com o Paulistão 2022, passaram a fazer parte deste hall dos que possuem sete títulos no Século XXI também os seguintes atletas: Mayke, Gustavo Gomez, Marcos Rocha e Weverton. Contratado em 2015, o camisa 7 acumula os títulos da Copa do Brasil (2015), do Brasileirão (2016 e 2018), da Libertadores (2020 e 2021), do Paulistão (2020 e 2022) e da Recopa Sul-Americana (2022).

Vale lembrar ainda que Dudu é, ao lado de Raphael Veiga, o artilheiro do Palmeiras em clássicos do atual elenco – ambos somam 12 gols. Os gols de Dudu em clássicos foram três gols sobre o Corinthians, quatro sobre o Santos, e cinco diante do São Paulo. Já os 12 gols de Veiga em clássicos foram quatro sobre o Corinthians, quatro diante do Santos, e outros quatro frente o São Paulo.