Há 100 anos, Palestra Italia estreava e conquistava sua primeira taça

Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Há exatos 100 anos, no dia 24 de janeiro de 1915, o Palestra Italia venceu o Sport Club Savoia, o primeiro adversário de sua história, por 2 a 0 e conquistou seu primeiro título, a Taça Savoia, oferecida pela equipe rival. A partida começou às 14h15, no Campo do Castelão, na atual cidade de Votorantim-SP, à época um distrito de Sorocaba-SP.

Divulgação _ Atletas do Verdão (esq.) que conquistaram o primeiro título da equipe alviverde; (à dir.), os atletas do Savoia

Fundado em 26 de agosto do ano anterior, o Palestra optou por passar alguns meses se preparando para realizar sua estreia futebolística contra uma agremiação forte. E, unindo o útil ao agradável, o oponente escolhido foi um clube também de raízes italianas – por conta da recente reunificação da Itália (obtida no fim do século XIX), foram organizados, além do jogo, vários festejos com o intuito de enaltecer a família real dos Savoia, grande responsável pelo Risorgimento de fato.

“O Palestra buscava uma equipe da colônia italiana que fosse forte, pois queria estrear diante de um adversário de respeito. Foi então que encontrou o Savoia, que existia no interior desde 1900. O confronto foi o time das Indústrias Matarazzo com o das Indústrias Votorantim (do ramo têxtil). No primeiro toque na bola, nasceu o gigante Palestra Italia, que depois seria Palmeiras. Nem as próprias pessoas envolvidas no jogo tinham ideia da importância daquilo”, conta Gerson Garcia Júnior, narrador esportivo na cidade de Votorantim-SP e pesquisador do assunto desde os tempos de colégio.

“Quando eu era pequeno, percebi que no meu bairro todas as ruas tinham nomes de pessoas, menos a minha, que era Rua Savoia. Fui pesquisando e descobri que praticamente no quintal de casa era o campo do Savoia. Ou seja, destruíram o campo, levantaram casas e se perguntaram: ‘Qual é o nome da rua? Rua do campo do Savoia!’ Com o tempo, ficou só Rua Savoia”, explica.

A viagem da delegação palestrina foi feita de trem e demorou quase três horas – hoje a mesma distância, de carro, é percorrida gastando nem uma hora. Chegando a Sorocaba-SP, o Palestra foi recepcionado com muita festa. A diretoria visitou um jornal local, o Jornal Cruzeiro do Sul. Depois do almoço, todos partiram, de bonde, para a vila industrial de Votorantim.

O embate teve início às 14h15. As duas equipes queriam muito ganhar: o Savoia, por jogar em casa, e o Palestra, por fazer o seu primeiro jogo. Segundo um relato da época, feito pelo periódico voltado aos imigrantes italianos Fanfulla, o duelo foi conturbado, tendo inclusive um ‘sururu’ (suposta discussão áspera entre os atletas). O primeiro tempo foi disputado. No segundo, o Palestra se impôs e decidiu em dois lances de pênaltis.

Divulgação _ O duelo foi marcado por uma suposta discussão áspera entre os jogadores

“Um goal ia sendo marcado, mas a defesa adversária prefere salvar como pôde…cometendo pena máxima”, relatou a crônica. Ou seja, de um pênalti originado após, em tese, um toque de mão, o zagueiro e capitão Bianco, grande destaque da partida e primeiro ídolo do clube, marcou o primeiro gol da história alviverde.

Divulgação _ O primeiro gol do Palestra Italia marcado pelo zagueiro Bianco, de pênalti, no jogo contra o Savoia

“Um minuto depois é marcado um segundo gol. Ferreira, na área penal, comete uma falta e o árbitro, atento e imparcial, pune inexoravelmente”. Alegretti cobrou e deu números finais. “Uma soberba afirmação do Palestra Italia” foi o título usado pela publicação.

O Savoia jogou de uniforme vermelho, com o escudo da família real no peito esquerdo. O Palestra, com o Pi na camisa, atuou de verde escuro. Na temporada seguinte, a equipe palestrina também adotaria a Cruz de Savoia como distintivo. Clique aqui e veja a evolução das camisas.

Como não foram cobrados ingressos, não há um número oficial do público. Mas, por ter se tratado de um local aberto, um parque, muitas pessoas viram o surgimento do, cem anos depois, maior campeão nacional. Uma delas era Luigi Cervo, grande idealizador do Palestra e homem que dedicou sua vida inteira ao clube. Ele, com certeza, sentiu muito orgulho ao ver sua esquadra estrear com um triunfo retumbante.

Divulgação _ Luigi Cervo foi o grande idealizador do maior campeão nacional e dedicou sua vida ao clube palestrino

Após a primeira apresentação, o Palestra cresceu, passou a disputar o Campeonato Paulista já no ano seguinte e conquistou seu primeiro título estadual em 1920. O Savoia continuou existindo, mas sem figurar entre os melhores do estado. O time interiorano, porém, municiou o Verdão com alguns bons jogadores, como Ernesto e Caetano Imparato, irmãos mais velhos de Gino, ídolo alviverde nos anos 30.

Na década de 40, ambos os clubes sofreram pressão do governo durante a SegundaGuerra Mundial e tiveram de mudar de nome: o Palestra virou Palmeiras e o Savoia, Clube Atlético Votorantim (ativo até os dias atuais, mas sem equipe profissional de futebol).

A convite do Palmeiras, Gerson Junior visitou a Academia de Futebol nesta semanae pôde, pela primeira vez, segurar a taça Savoia, seu objeto de estudo há dez anos. O jornalista se emocionou: “Eu sabia que ela existia, e agora vê-la de perto é algo fantástico. O Palmeiras ergueu a Taça Rio, os Brasileiros e a Libertadores, mas tudo começou com essa pequenininha”, conclui o votorantinense, que tem um sonho: “Minha ideia é tornar a Rua Savoia um ponto turístico de todo palmeirense, colocando uma placa, sei lá. Afinal, foi ali que o Palestra, hoje gigante, fez seu primeiro gol e ganhou sua primeira taça”.

Divulgação _ Taça Savoia conquistada pelos atletas do Verdão no dia 24 de Janeiro 1915

Ficha Técnica
SPORT CLUB SAVOIA 0 x 2 PALESTRA ITALIA

Local: Campo do Castelão, em Votorantim-SP
Data: 24 de janeiro de 1915
Árbitro: Sylvio Lagreca

PALESTRA: Stillitano; Bonato e Fúlvio; Police, Bianco e Valle; Cavinato, Américo,Alegretti, Amílcar e Ferré

SAVOIA: Colbert; Ferreira e Silvestrini; Gigi, Zecchi e Fredich; Imparato, Cardoso,Ferreira II, Imparatinho e Pinho

Gols: PALESTRA: Bianco e Alegretti

Divulgação _ Matéria publicada no jornal Fanfulla sobre o grande triunfo do Palmeiras diante do Savoia

Comemoração

O amistoso deste domingo (25), contra o Red Bull, no Allianz Parque, será em homenagem aos 100 anos do primeiro jogo do Palestra. A camisa palmeirense contará com um patch especial e uma taça será colocada em disputa.

Confira abaixo como foi o primeiro jogo da história do Palestra: