Departamento de Comunicação

O Palmeiras somou importantes três pontos fora de casa e se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro nesta 11ª rodada, ao vencer do Coritiba, no Couto Pereira (PR), por 2 a 0, com gols de Dudu, aos 22 do primeiro tempo, e Rony, aos 17 da etapa final, na noite deste domingo (12). Além dos 17 jogos invictos no geral e da liderança, o Palmeiras também pôs fim a um tabu de 25 anos sem vencer no Couto Pereira.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Mesmo tendo sido campeão da Copa do Brasil de 2012 no estádio do Coxa, o Palmeiras conquistou a taça com um empate (1 a 1) e não vencia no local desde 1997: desde então foram 17 jogos – 16 contra o Coritiba e apenas um ante o Paraná Clube, em 2002, pelo Brasileirão. Desta forma, com o resultado, o Palmeiras encerra um tabu de 25 anos.

De quebra, o resultado rendeu ao Alviverde mais três preciosos pontos, e o time de Abel Ferreira foi agora a 22 na tabela, defendo a liderança do certame (o rival Corinthians é o segundo colocado, com 21). O placar de 2 a 0 fez ainda com que o Verdão ampliasse seu saldo como dono do melhor ataque da competição (19 gols) e defesa menos vazada (cinco gols sofridos).

O Palmeiras, aliás, não é vazado há seis jogos completos no Brasileirão. Desde que sofreu o gol de empate na partida contra o Fluminense, em casa, aos 37 do segundo tempo, pela 5ª rodada do Brasileiro, anotado por Cano, o Maior Campeão do Brasil não foi vazado nos seus seis compromissos seguintes pela competição: contra o Bragantino (em casa), Juventude-RS (fora), Santos (fora), Atlético-MG (casa), Botafogo (casa) e agora Coritiba (fora).

A série atual sem sofrer gol já é a melhor no quesito desde 2018, quando o Verdão de Felipão ficou pelas mesmas seis partidas sem sofrer gols na campanha campeã do Brasileiro daquele ano, entre 29 de julho e 26 de agosto, contra o Paraná Clube (em casa), América-MG (fora), Vasco (casa), Vitória-BA (fora), Botafogo (casa) e Internacional (fora). No segundo lugar da lista de times da história do Palmeiras com mais jogos seguidos sem sofrer gol pelo Brasileirão está o time de 1978, com sete duelos intransponíveis, atrás só da campanha campeã de 1973, que acumulou dez.

Seis jogos seguidos sem sofrer gol pelo Brasileirão, quatro por qualquer competição e apenas um gol sofrido nas últimas oito partidas disputadas por qualquer campeonato (na vitória por 4 a 1 sobre o Deportivo Táchira-VEN) em casa, no último dia 24. Números que chamam a atenção. Não à toa, a temporada de 2022 vem se destacando como a menos vazada em toda a história palmeirense na média: são 0,51 gol sofrido por jogo (pois foi vazado 19 vezes nos 37 duelos que disputou, sendo que, destes 37 duelos, em 23 deles não sofreu gol – ou seja, passou em branco no quesito gols sofridos em 62,16%). A temporada que registra a segunda menor média de gols sofridos na história palmeirense é nada mais nada menos do que a Segunda Academia, de 1972, com 0,54 gol por jogo sofrido na média (o lendário time de Oswaldo Brandão foi vazado 44 vezes nos 81 duelos disputados na ocasião).

E como consequência da boa defesa, o Palmeiras registra série atual de 17 jogos seguidos de invencibilidade, na qual incluem-se 13 vitórias e quatro empates, sendo dez destes jogos pelo Brasileirão. Aliás, tanto a série de 17 partidas no geral (por qualquer competição) quanto os dez jogos sem perder pelo Nacional são as atuais maiores séries invictas dentre todas as equipes brasileiras. O último revés sofrido pelo Alviverde foi para o Ceará, por 3 a 2 no Allianz Parque, em 9 de abril, pela primeira rodada do Brasileirão.

Os bons números do Verdão como visitante também foram reforçados nesta noite. Já com o jogo de hoje, o time registra a marca de uma única derrota nas últimas 19 partidas neste cenário – ou seja, perdeu só uma vez fora de seus domínios desde as duas últimas rodadas do Brasileirão do ano passado, quando, na ocasião, o time atuou com jogadores predominantemente oriundos da base nos compromissos contra o Cuiabá-MT (37ª rodada, vitória 3×1) e Athletico-PR (38ª rodada, 1×1) – o fato ocorreu após férias antecipadas dos titulares devido à recente conquista da Libertadores e, inclusive, também contou com comando técnico interino (naqueles duelos fora de casa, a equipe foi comandada por Paulo Victor Gomes, treinador do Sub-20).

Desde que se iniciara a temporada 2022 já com Abel novamente no comando, o único revés como visitante foi sofrido em março, por 3 a 1, para o São Paulo, no jogo de ida da final do Campeonato Paulista. Apenas pelo Campeonato Brasileiro 2022 o Verdão não perdeu longe de casa: foram cinco jogos, três vitórias (Juventude, Santos e Coritiba) e dois empates (Goiás e Flamengo). O último revés como visitante do Verdão no Brasileirão aconteceu em 20/11/2021, pela 34ª rodada do Nacional daquele ano, quando foi superado por 3 a 1 no Castelão. Desde então, são sete jogos sem perder como visitante no Brasileiro – dois em 2021 e outros cinco pela edição de 2022.

E se nos aspectos coletivos o Verdão vem esbanjando boas estatísticas em 2022, no núcleo individual não é diferente. O meia Zé Rafael e o atacante Dudu atingiram marcas expressivas em decorrência deste duelo: o camisa 8 chegou a 184 partidas completadas desde que chegou ao Palmeiras em 2019 e, com isso, entrou para o Top 100 dos que mais jogaram em toda a história palmeirense. Já o baixinho Dudu, dono de diversas estatísticas no Verdão, com o gol marcado, passou a somar 81 gols desde que chegou ao clube, saltando da 27ª para a 25ª posição dos maiores artilheiros palmeirenses em todos os tempos, igualando os 81 gols que Canhotinho e Julinho Botelho fizeram pelo Palmeiras. Eterno ponta-direita do Verdão entre 1958 e 1965 e destaque em super-esquadrões lendários do clube, Julinho agora divide a 25ª posição com Dudu e Canhotinho – ídolo do Verdão no final dos anos 40 e começo dos anos 50 (ele foi um dos campeões mundiais de 1951).

Os destaques não acabam por aí. Ao fazer o segundo gol palmeirense que decretou a vitória por 2 a 0, Rony chegou a 36 gols pelo Palmeiras e, dentre os principais goleadores só no Século XXI, superou os 35 de Edmundo e, agora, divide a 10ª posição do Top 10 de artilheiros palmeirenses neste século com Borja. Do grupo atual, fazem parte deste ranking o atacante Dudu (líder da lista, com 81 gols), o meia Raphael Veiga (3º, com 61), e o meia Gustavo Scarpa (8º, com 37 tentos pelo clube).

Além disso, este foi o sexto gol do camisa 10 só neste Brasileirão, o que faz dele o artilheiro isolado do Palmeiras no Nacional. Na temporada 2022, de forma geral, ele é o vice-goleador, agora com 13 bolas na rede, atrás só de Raphael Veiga, com 16.

Aliás, em decorrência da vitória, outros jogadores também se deram bem em termos estatísticos. A começar por Weverton, que se tornará o oitavo goleiro com mais vitórias pelo clube na história: agora são 134 resultados positivos 234 vezes que esteve em campo. Com este número de vitórias, o camisa 21 empatou com o goleiro Primo, com quem agora divide esta oitava posição – Primo foi um dos primeiros ídolos do Palestra Italia, tendo defendido a equipe entre 1918 e 1927, titular da campanha campeã do primeiro título da história palmeirense (o Paulista de 1920) e também do bicampeonato estadual de 1926 e 1927.

Marcos Rocha foi outro jogador que se beneficiou estatisticamente em decorrência do resultado. Ao participar do triunfo, o lateral chegou à marca de 122 vitórias pelo Palmeiras em 210 partidas realizadas. Isso coloca o camisa 2 como 7º jogador do Top 10 de palmeirenses com mais vitórias pelo Palmeiras neste século, ao lado do chileno Valdivia.

O JOGO

Desde o início, o Palmeiras não tomou conhecimento de estar jogando fora de casa e impôs o ritmo da partida, e ainda com menos de dez minutos, assustou o Coxa, que jogou fechado, com três zagueiros. O time alviverde paulista obrigou o goleiro Rafael Willian a trabalhar com chutes de Scarpa e Dudu.

Depois do bombardeio de ataques palmeirenses logo de início, os donos da casa até conseguiram demonstrar certa movimentação, mas a resposta não veio à altura. O Alviverde seguiu superior e, aos 22 minutos, abriu a contagem com um golaço de Dudu, após receber a bola na entrada da área e colocá-la no canto direito. (Coritiba 0x1 Palmeiras)

Até o fim do primeiro tempo, o Verdão ofereceu os maiores perigos, com Dudu, Scarpa e Rony. Para a segunda etapa, o Palmeiras voltou do vestiário com time igual – ressaltando que Marcos Rocha havia sido substituído aos 28 do primeiro tempo por Gustavo Garcia após sentir desconforto.

Após algumas movimentações mais intensas do Coritba, que voltou modificado e até uma paralisação devido a uma confusão envolvendo a torcida do Coxa e gás de pimenta da polícia, o Palmeiras respondeu aos 17 minutos com um gol em bela jogada de contra-ataque: Zé Rafael lançou para Gabriel Veron. Veron, por sua vez, tocou de primeira para Rony, de pé direito, concluir livre de marcação. (Coritiba 0x2 Palmeiras)

Após abrir vantagem por 2 a 0 com menos de 20 minutos do segundo tempo, o Palmeiras sem muitos problemas administrou o resultado até o fim, principalmente depois da expulsão do meia Thonny Anderson, aos 25 minutos, após uma entrada violenta em Rony confirmada até pelo VAR.

Desta forma, com um a mais em campo, o Palmeiras sobrou e não só segurou o placar como também balançou as redes mais duas vezes nos minutos finais, com Dudu e com Jorge, mas as jogadas estavam em posição de impedimento.

Para compensar a paralisação no início do segundo tempo, dez minutos de acréscimos foram concedidos, mas o placar final da partida se consolidou mesmo em 2 a 0 pró Verdão, líder por outra rodada.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Gustavo Garcia, aos 28’/1ºT), Murilo, Luan e Piquerez (Jorge, aos 37’/2ºT); Danilo (Fabinho, aos 34’/2ºT), Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Gabriel Veron (Wesley, aos 34’/2ºT), Dudu e Rony (Navarro, aos 34’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Dudu (22’/1ºT) (0-1) e Rony (17’/2ºT) (0-2).

Cartões amarelos (SEP): Dudu e Fabinho.