Departamento de Comunicação

O meia Zé Rafael inaugurou o placar para o Palmeiras na importante vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, fora de casa, pela 19ª rodada do Brasileirão, aos 48 do primeiro tempo (rodada esta, retroativa, já que o torneio está em sua 28ª etapa) – Deyverson completou para o Alviverde aos 26 do segundo (o atacante Cléber até descontou para o Vozão aos 43 da etapa final). O golaço do camisa 8 foi o quarto de falta do Verdão na atual temporada. Dos três anteriores, dois foram marcados por Gustavo Scarpa e outro por Patrick de Paula.

O primeiro gol de falta em 2021 foi marcado pelo meia Gustavo Scarpa, no dia 7 de abril, na vitória por 2 a 1 sobre o argentino Defensa y Justicia pelo jogo de ida da final da Recopa Sulamericana, em plena casa dos argentinos – o gol de Scarpa foi o segundo do jogo, cujo primeiro tento palmeirense teve Rony como autor.

E o segundo tento de tiro livre direto também foi feito pelo camisa 14. Na ocasião, Scarpa fez o primeiro gol palmeirense em emocionante partida contra o Bahia pela atual edição do Campeonato Brasileiro, que terminou com vitória por 3 a 2 para o Palmeiras, no Allianz Parque: o Verdão saiu na frente, sofreu virada para 2 a 1, mas retomou o placar a seu favor para 3 a 2, com os dois tentos seguintes tento sido marcados por Raphael Veiga e Breno Lopes, além de impecável atuação de Gustavo Scarpa, que, além do gol, concedeu as duas assistências.

Já o terceiro gol de falta do Alviverde na atual temporada foi anotado pelo volante Patrick de Paula, no Morumbi, sobre o São Paulo, em jogo válido pelas quartas de final da Libertadores (jogo de ida); gol este que garantiu empate por 1 a 1 naquele embate contra o rival São Paulo – o Alviverde se classificou para a fase seguinte ao superar o Tricolor por 3 a 0 no duelo de volta, no Allianz Parque, com gols de Raphael Veiga, Dudu e do próprio Patrick de Paula.

Zé Rafael vem se consolidando novamente no time palmeirense após retornar de lesão (ficou fora da 26ª rodada se recuperando de trauma no tornozelo direito, tendo retornado ao time nos dois jogos mais recentes – vitórias sobre o Internacional (em casa) e Ceará (fora de casa), marcando, portanto, o quarto gol de falta do Verdão nesta temporada.

O meio-campista de 27 anos, no Palmeiras desde 2019, acumula ótimas estatísticas. Entrou em campo contra o Ceará como o líder do time em desarmes nesta temporada: 75, seguido por Renan, com 68, e também como o terceiro jogador do elenco palestrino que mais driblou em 2021, com 36 fintas sobre seus adversários (atrás apenas de Raphael Veiga, com 49, e Wesley, com 61).

Além disso, Zé Rafael é o oitavo colocado em participação em gols na temporada – ou seja, gols e assistências somadas -, com seis ações ao todo (agora são três gols e três assistências), atrás só de Danilo, Wesley e Breno Lopes, com sete, Luiz Adriano, com oito, Rony e Willian, com 12, Raphael Veiga, com 18, e Gustavo Scarpa, com 24.

No geral do elenco, ele é o quinto jogador que mais soma assistências: são 15 no total, atrás apenas de Marcos Rocha (21), Willian (25), Gustavo Scarpa (34) e Dudu (79) – no Brasileirão 2019, foi o vice-líder do time com cinco passes a gol, atrás apenas de Dudu, com 11. Vale destacar ainda que, em 2020, neste quesito (passes a gol), ele foi o 5º colocado do time na temporada, com sete assistências, ao lado de Willian e atrás apenas de Matías Viña e Gustavo Scarpa (ambos com oito), Rony (nove) e Gabriel Menino (dez).

Campeão Paulista, da Libertadores e da Copa do Brasil em 2020, no título nacional da Tríplice Coroa nenhum palmeirense, aliás, concedeu mais assistências do que Zé Rafael, que com dois passes foi o garçom do time, ao lado de Raphael Veiga.

Assim como em 2021 o jogador vem se destacando nos dribles – atualmente é o terceiro do time -, em 2020 ele também foi o destaque, porém, tendo sido o número um! Foram 43 fintas completas naquela temporada, seguido por Rony (33), o que demonstra que o drible é uma característica do jogador, que também se destaca pelos desarmes: quesito no qual foi vice-líder do time em 2020 (114 roubos de bola, ao lado de Matías Viña, e atrás apenas de Marcos Rocha, com 130).

HONRA PARA POUCOS

Zé Rafael já está em um seleto hall da história do Palmeiras. Ele é um dos seis únicos jogadores que foram titulares nas três partidas decisivas da temporada 2020 (Paulista, Copa do Brasil e Libertadores). Os outros são: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Matías Viña e Luiz Adriano.