Departamento de Comunicação

Com apenas um minuto em campo, o meia Gustavo Scarpa mudou os rumos da partida entre Ceará e Palmeiras no Castelão, pelo Brasileiro, na noite desta quarta-feira (20), pela 19ª rodada (jogo atrasado colocado em dia, já que o torneio nacional está em sua 28ª etapa). O Verdão venceu por 2 a 1 após sair na frente com gol de Zé Rafael, de falta, aos 48 do primeiro tempo, e ampliar com Deyverson, aos 26 da segunda etapa. O fato curioso é que um dos responsáveis por armar a jogada do gol – e autor da assistência para o gol – havia entrado na partida apenas um minuto antes, na vaga do meia Raphael Veiga. A assistência de Scarpa para concretizar o lance do gol foi primordial, pois ajudou a garantir o triunfo, já que o time da casa diminuiria aos 43 do segundo tempo com o atacante Cléber.

Em 2021, nenhum outro jogador de clube da Série A concedeu tantos passes a gol como Gustavo Scarpa somando qualquer competição disputada: são 17 ao todo, sendo seis pelo Estadual, agora nove pelo Brasileirão e mais duas pela Libertadores da América. Fora da curva. No Palmeiras desde 2018, Scarpa é o jogador do atual elenco que mais acumula assistências no geral: agora são 34, atrás só de Dudu, com 80.

“Importante estar preparado, independente do jogo que temos para jogar. Mas o importante é a vitória, é bom ter uma sequência de vitórias para voltar a confiança. É um campeonato longo, o grupo é experiente e sabe como funciona o Brasileiro. Espero que a gente consiga voltar a trilhar uma sequência de vitórias”, declarou o camisa 14 após o duelo.

E não são só as assistências. Gustavo Scarpa vem se demonstrando, cada dia mais, um jogador completo, ajudando com gols – já soma 30 pelo Verdão no total das 165 partidas disputadas pelo clube, além de demonstrar destreza em lances individuais, como dribles (4º colocado em dribles nesta temporada, com 30, atrás apenas de Zé Rafael, com 36, Raphael Veiga, com 49, e Wesley, com 61) e cobranças de falta por exemplo – fundamento no qual vem se destacando como um dos principais do time – dos quatro gols de falta marcados na atual temporada, metade foram de Scarpa.

No Brasileirão 2021, nenhum outro jogador acertou mais cruzamentos do que Scarpa, que lidera o ranking: foram 48 até antes do apito inicial do duelo ante o Ceará, seguido por Rossi, do Bahia, com 36. O fator de ser um exímio cruzador de bolas, inclusive, ajuda a explicar o fato de Scarpa liderar as assistências no Brasil em 2021 – embora, verdade, algumas delas tenham sido originadas em cobranças de escanteio.

O meio-campista também é um jogador que mantém a regularidade. Prova disso é que é um dos mais utilizados pelo treinador Abel Ferreira, sendo o terceiro jogador de linha com mais minutos em campo pelo clube em 2021: 3.829 até antes do jogo desta noite, atrás apenas de Gustavo Gómez, com 3.844, Luan, com 4.004, e do goleiro Weverton, com 4.588 – este dado contabiliza também os duelos da temporada 2020 realizados entre janeiro e março deste ano.

Scarpa também carrega marcas históricas pelo Verdão. Campeão Brasileiro em 2018 e da Tríplice Coroa em 2020 (Paulista, Libertadores e Copa do Brasil), ele é o quinto maior artilheiro do elenco, com 30 gols, atrás de Luiz Adriano (31), Raphael Veiga (38), Willian (66) e Dudu (73) – sendo o 100º maior artilheiro da história do Palmeiras com estes seus 30 gols – e é ainda o vice-líder em assistências na história do Allianz Parque desde que a casa palmeirense fora inaugurada com a atual configuração: foram 19 passes a gol no local, atrás só de Dudu, com 36.

Além de meio-campista, Scarpa já demonstrou ser um ótimo polivalente, tendo atuado também em outras posições durante a temporada passada: meia-armador, lateral-esquerdo e atacante pelos dois lados.

PRIVILÉGIO PARA POUCOS

Gustavo Scarpa é um dos 14 jogadores da história que conseguiram conquistar o Paulista, o Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores pelo Palmeiras – os outros são os goleiros Weverton, Jailson, Marcos e Velloso, os zagueiros Luan, Gómez e Cleber, os laterais Marcos Rocha e Mayke, os meio-campistas Felipe Melo, Lucas Lima e Zinho e o atacante Willian. O zagueiro Victor Hugo e o atacante Dudu também se sagraram campeões das quatro competições, mas não disputaram o Paulista 2020 e a Libertadores 2020 até o final.