Departamento de Comunicação

O Palmeiras se reapresentou na manhã desta terça-feira (19), na Academia de Futebol, horas após vencer o Cuiabá, por 1 a 0, no Allianz Parque, e seguir na liderança do Campeonato Brasileiro – a equipe tem 33 pontos e dois a mais do que o Atlético-MG, atual vice-líder com 31. O gol marcado por Gabriel Veron foi o centésimo do Verdão em 2022.

Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos realizaram trabalhos regenerativos no centro de excelência, inclusive o lateral-esquerdo Piquerez, que deixou o campo nos minutos finais da segunda etapa com uma mialgia na coxa esquerda. Os demais atletas fizeram atividades técnicas no gramado: na primeira, tinham de cumprir objetivos de posse de bola e troca de passes em um octógono com quatro golzinhos nas extremidades; na segunda, fizeram um jogo de nove contra nove em campo reduzido.

Um dos destaques diante do Cuiabá foi o atacante Dudu, que alcançou a quarta posição de jogadores com mais vitórias na casa palmeirense em todos os tempos (incluindo os períodos de Palestra Italia, Parque Antarctica e Allianz Parque) – 116 triunfos, empatado com Galeano e atrás de Heitor, com 121, Ademir da Guia, com 125, e Marcos, com 135. Ele também chegou a 105 vitórias ao todo pelo clube em Campeonatos Brasileiros, atrás apenas de Ademir da Guia (109) e Emerson Leão (112).

“Dentro de casa, nós temos de somar os três pontos, pois estamos na luta pelo título e a gente sabe que o Campeonato Brasileiro é muito difícil. Os times estão se desdobrando para jogar contra a gente, ainda mais no Allianz Parque. Então, não importa se é 1 a 0, meio a zero, o importante é somar três pontos no final do jogo e continuar na liderança”, disse o camisa 7.

Além das boas atuações, Dudu vem chamando a atenção pelos toques de calcanhar que têm aberto espaços no ataque alviverde. “Os zagueiros e as defesas adversárias não esperam muito o passe de calcanhar e isso acaba nos ajudando. Eu faço muito nos treinos e procuro fazer nos jogos também. Ontem foi até muito, foram cinco passes de calcanhar e só um que o zagueiro conseguiu cortar. É um recurso, um algo a mais para poder surpreender as zagas que vêm jogando muito fechadas contra a gente”, explicou o jogador, que nas duas últimas partidas atuou por mais tempo pelo lado esquerdo.

“Os meus companheiros já se acostumaram, principalmente quando estou pelo lado esquerdo. Eu e o Piquerez estamos fazendo uma boa dupla, mas também conseguia fazer quando jogava do outro lado, com o Rocha e o Veiga. Atualmente, com o Piquerez, a gente vem se entrosando para concluir as jogadas de linha de fundo que o Abel pede”, completou.

O Maior Campeão do Brasil se prepara para enfrentar o América-MG, nesta quinta-feira (21), às 20h, no Independência, pela 18ª rodada do Brasileirão. A equipe volta a treinar nesta quarta (20), às 11h, na Academia de Futebol.

Os jogadores Garcia e Jhonatan (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)