Departamento de Comunicação

A virada do Palmeiras por 4 a 2 sobre o Atlético-GO, no Allianz Parque, na noite desta quinta-feira (16), pela 12ª rodada do Brasileirão foi duplamente especial para Weverton: primeiro, porque o time se manteve por mais uma rodada na liderança e ainda abriu vantagem para o vice-líder (são 25 pontos do Verdão contra 22 do Alvinegro); e depois, porque, pessoalmente, o camisa 21 pôde comemorar a expressiva marca de 100 jogos somente no Allianz Parque desde sua inauguração em 2014.

Símbolo da reconstrução do Palmeiras, em que o Alviverde passou a se reestruturar tanto financeiramente quanto administrativamente, o Allianz Parque teve seu surgimento justamente na época em que a equipe passou reencontrar conquistas e atingir o status de protagonismo. Desde então, a casa alviverde já recebeu 237 jogos do Palmeiras (154 vitórias, 45 empates e 38 derrotas, com 452 gols marcados e 182 sofridos).

E deste total de 237 jogos, Weverton participou de 100 deles, o que representa participação em 42,19% do total de jogos da história da arena palmeirense – lembrando que o guarda-redes passou a defendeu o clube a partir da temporada de 2018 (ou seja, o Allianz já estava em uso desde 2014).

Se por um lado a moderna arena esmeraldina é representante de um momento de reconstrução do Palmeiras, Weverton é um dos maiores símbolos da história do Allianz Parque. Com suas 100 atuações, é o terceiro jogador que mais vezes representou o Verdão no local, atrás só de Dudu, com 159 jogos, e Willian Bigode, com 108.

Nestas 100 partidas já disputadas por Weverton no Allianz, o goleiro não sofreu gol em 55 delas! No total, seus cem jogos são fracionados em 66 vitórias, 20 empates e 14 derrotas. Ao todo, foram 67 gols sofridos no local (média de 0,67 gol sofrido por partida).

Em número de vitórias, Weverton está bem perto do Top 3 dos mais bem colocados na arena. Atualmente, com seus 66 triunfos no local, ocupa a quarta colocação da lista e precisa vencer mais uma vez para igualar Willian Bigode (3º, com 67 triunfos); Felipe Melo (2º, com 70) e Dudu (líder no quesito, com 113 triunfos no Allianz) completam a lista.

Em uma centena de partidas na casa palmeirense, muitas são as histórias acumuladas. A estreia do arqueiro no local aconteceu em 29 de abril 2018, um empate se gols contra a Chapecoense pela campanha campeã do Brasileirão daquele ano – aliás, aquela foi a segunda partida de Weverton pelo Verdão no geral, já que a sua estreia pela equipe aconteceu fora de casa, pouco mais de um mês antes, em 11 de março de 2018, contra o Ituano, no Estádio Novelli Júnior (em Itu-SP), pelo Campeonato Paulista (à época, Fernando Prass ainda era o titular da posição).

Já a primeira vitória de Weverton na casa palestrina aconteceu em sua segunda partida no local: em 22 de julho de 2018, também pelo Brasileirão, por 3 a 2 sobre o Atlético-MG – àquela altura, o camisa 21 já vinha sendo o titular do time na posição.

Outros jogos emblemáticos também marcaram a trajetória de Weverton no Allianz, como a sua primeira partida pela Libertadores no local que, logo de cara, já foi um jogo decisivo: um revés por 1 a 0 para o Cerro Porteño-PAR, pelo jogo de volta das oitavas de final – tinha tudo para ser um duelo tranquilo, mas no primeiro minuto o volante Felipe Melo foi expulso deixando a partida em clima tenso do início ao fim; para piorar, Deyverson também foi expulso (na segunda etapa) e o Verdão, com 9 em campo, precisou se segurar defensivamente, com grande destaque para Weverton – mesmo com o resultado adverso, o time, heroicamente, se classificou às quartas devido ao resultado feito no jogo de ida, fora de casa.

Tantos foram os milagres operados por Weverton no Allianz Parque – bem como em outros estádios -, mas as melhores lembranças para o arqueiro certamente são dos jogos em que pouco precisou trabalhar. Weverton esteve presente em momentos históricos da arena, como a maior goleada já registrada: 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero-BOL, pela Libertadores deste ano (também é a maior goleada do Verdão na história da Libertadores); esteve nas goleadas, ambas por 4 a 0, contra os rivais Corinthians (pelo Brasileirão de 2020) e São Paulo (jogo do título do Paulistão de 2022).

Em termos de conquistas, aliás, Weverton foi campeão no Allianz em 4 ocasiões: Paulistas de 2020 e 2022 (contra o Corinthians e o São Paulo, respectivamente); Copa do Brasil de 2020; Recopa Sul-Americana de 2022. Além disso, ainda esteve na estrega das faixas e do troféu do Brasileirão de 2018, na 38ª rodada contra o Vitória (o Verdão foi campeão na 37ª contra o Vasco, em São Januário-RJ).

Aliás, aquele duelo derradeiro do Nacional de 2018 contra o Vitória-BA também foi o jogo que registrou o público recorde até hoje da história da arena! Foram 41.256 torcedores presentes, e Weverton teve a oportunidade de participar deste momento histórico, com direito a uma vitória por 3 a 1 – gols de Edu Dracena, Gustavo Scarpa e Bruno Henrique.

HISTÓRICO GERAL DE WEVERTON NO PALMEIRAS

Segundo com mais jogos do atual elenco (235, atrás só de Dudu, 367), Weverton também já figura dentre os 10 goleiros que mais atuaram em toda história do Palmeiras, na 9ª posição. Completam a lista: Fernando Prass (8º, com 274 jogos); Gilmar (7º, com 290); Sérgio (6º, com 333); Oberdan Cattani (5º, com 353); Velloso (4º, com 458); Valdir de Morais (3º, com 480); Marcos (2º, com 533); e Emerson Leão (goleiro com mais jogos na história do Verdão, 621 atuações).

Neste século, nenhum outro goleiro passou tantas partidas sem ser vazado quanto o camisa 21, que passou em branco no quesito em 118 de suas 235 partidas disputadas pelo Verdão, contra 107 de Marcos e 102 de Fernando Prass.

No geral da história, Marcos acumula 149 jogos sem sofrer gols, pois os primeiros 42 foram no Século XX. E nessa lista de todos os tempos, Weverton é o 6º jogador da posição com mais jogos limpos – 119, atrás de Oberdan Cattani (5º, com 121); Marcos (4º, com 149); Valdir de Morais (3º, 156); Velloso (2º, 186) e Emerson Leão (1º, com 308 clean sheets).

Segundo jogador que mais entrou em campo pelo Verdão na história da Libertadores (47 jogos, atrás de Marcos, com 57), Wevertoné o número um em vitórias pelo time na competição: são 35 triunfos, seguido de Gustavo Gómez, com 33.

Figura imprescindível nas convocações da Seleção Brasileira, recentemente Weverton completou seis jogos com a amarelinha e se tornou o quinto goleiro do Palmeiras com mais atuações pelo escrete nacional, igualando Carlos, goleiro do Verdão em 1992 e que fez seis partidas pela Seleção Brasileira naquele ano. À frente deles estão Jurandyr (quarto colocado com sete jogos pela Seleção como atleta do Alviverde), Oberdan Cattani (terceiro com nove), Marcos (segundo com 29) e Emerson Leão (recordista com 83).