Departamento de Comunicação

Após uma quinzena fora do Verdão por defender sua Seleção Nacional, o paraguaio Gustavo Gómez retornou à equipe palmeirense. Titular da zaga, não só ajudou o time defensivamente como também foi um dos protagonistas na impressionante virada por 4 a 2 sobre o Atlético-GO, no Allianz Parque, pela 12ª rodada do Brasileirão, nesta quinta-feira (16)ao balançar as redes duas vezes na partida em um intervalo de cinco minutos (o segundo e o quarto do jogo), como, de quebra, se tornou o 3° maior zagueiro-artilheiro da história do Verdão, marcou o 450º gol da história do Allianz Parque, e ainda rompeu um tabu de quase dez anos da última vez em que um zagueiro do Verdão pontuou duas vezes na mesma partida.

O detalhe curioso é que os quatro gols da vitória palmeirenses aconteceram todos no primeiro tempo e a partir dos 40 minutos: com Zé Rafael, aos 42, Gustavo Gómez, aos 44; Gustavo Scarpa, aos 45; e outra vez Gómez, aos 48. O Dragão, que havia aberto o marcador aos 29 do primeiro tempo com gol-contra de Luan, diminuiu aos 34 do segundo tempo com o atacante Churín, mas pouco conseguiu desenvolver após isso (4×2).

Logo após o aniversariante Zé Rafael ter deixado tudo igual aos 42 da etapa inicial, dando início à arrancada que culminaria na vitória de virada por 4 a 2, Gómez em seguida, aos 44, fez o gol que deixou o Verdão em vantagem: Gustavo Scarpa cobrou escanteio, o zagueiro Luan (nesta noite, de lateral-direito) desviou a bola no primeiro pau para Gustavo Gómez se esticar por completo e marcar de cabeça.

Este primeiro tento do camisa 15 na partida traz duas curiosidades: a primeira, que foi o exato gol de número 450 do Palmeiras em sua casa, pois, desde que fora inaugurado em 2014, o Allianz Parque registrava 448 gols do Verdão. Após o primeiro de Zé Rafael (gol 449), portanto, o gol de Gómez entrou para a história como o tento de número 450 – ele ainda marcaria o gol 452 (o quarto da vitória). E a outra curiosidade em decorrência do primeiro tento de Gómez na partida foi que Gómez subiu na lista de zagueiros-artilheiros da história palmeirense: antes, tinha 20 gols pelo clube e ocupava a 5ª posição ao lado de Bianco; quando chegou a 21, igualou o ex-zagueiro Cléber na 4ª colocação do ranking.

E quando chegou ao segundo gol da partida, somando 22 tentos pelo clube no total, o capitão da equipe não só ultrapassou Cléber na 4ª posição como igualou Vágner Bacharel, histórico zagueiro palmeirense nos anos 80, passando a ser o 3° maior zagueiro-artilheiro da história do clube – ambos com 22 bolas na rede, atrás só de Loschiavo (que defendeu o Palestra Italia no começo do Século XX), com 32 gols, e do lendário Luís Pereira, que dispensa comentários, com 36.

Vale lembrar que o beque paraguaio jamais passou em branco no quesito gols marcados ao encerrar uma temporada pelo Alviverde desde que chegou: balançou as redes cinco vezs em 2022 – já com os dois de hoje, três em 2021, seis vezes em 2020, cinco em 2019 e três em 2018, totalizando seus 22 tentos.

E engana-se quem pensa que as curiosidades acerca da atuação de Gómez param por aí! Antes de Gómez, o último zagueiro a ter marcado duas vezes no mesmo jogo pelo Verdão foi Henrique, em 03/02/2013, no empate com o XV de Piracicaba por 3 a 3 fora de casa, pelo Campeonato Paulista. O outro do Alviverde neste duelo foi anotado por Márcio Araújo. Já o último zagueiro a ter marcado duas vezes no mesmo jogo em uma vitória palmeirense foi Leandro Amaro, em 04/04/2012, com os 3 a 1 sobre o Horizonte-CE fora de casa, pela Copa do Brasil (com o resultado o Verdão se classificou na primeira fase) – o outro gol do Alviverde neste duelo foi anotado por Maikon Leite; enquanto o último beque a pontuar duas vezes no mesmo jogo pelo Verdão como mandante foi Thiago Heleno, em 26/03/2011, na vitória sobre o Bragantino por 3 a 0 no Canindé pelo Campeonato Paulista (o outro gol foi anotado por João Vítor).

No Palmeiras desde 2018, Gustavo Gómez já se tornou um ídolo da torcida, com sete títulos no currículo (é o jogador estrangeiro com mais títulos em toda a história do palmeiras), e acumula diversas marcas emblemáticas na agremiação esmeraldina, como, por exemplo a de já estar no Top 100 de jogos da história do clube, na 92ª posição, com 187 partidas; de ser o jogador de linha com mais vitórias pelo Palmeiras em toda a história da Libertadores (33triunfos, sendo o segundo mais vitorioso independentemente da posição, atrás só do goleiro Weverton, com 35).

Gómez também ostenta dados relevantes somente na casa alviverde. Neste noite, inclusive, se isolou na décima posição dos jogadores que mais atuaram no Allianz Parque, inaugurado em 2014 – foi a 76 jogosna casa palestrina e superou os 75 do também zagueiro Vítor Hugo, com quem antes dividia a 10ª colocação – Gómez também é o décimo palmeirense com mais vitórias no local, isolado, com 54 triunfos. (Confira os rankings completos ao final da matéria)

Dentre os estrangeiros na história do Palmeiras, Gustavo Gómez ainda tem uma distância considerável para chegar ao topo, mas já é o terceiro com mais atuações: com 187 jogos, só está atrás do compatriota Arce e do chileno Valdivia, ambos com 241 partidas – sendo estes os estrangeiros que mais vestiram a camisa do clube em toda a história.

Entretanto, em termos de vitórias, Gómez está perto de se tornar o número um dentre os gringos! Em suas 187 partidas, soma 114 vitórias, sendo o terceiro jogador de outra nacionalidade com mais triunfos acumulados pelo clube. Após o jogo de hoje, ficou a apenas um resultado positivo de igualar o paraguaio Arce (115) na segunda colocação do quesito, e também não está longe de Valdivia, o número um do ranking, que venceu 122 vezes. Fato que pode ocorrer tão logo se depender do retrospecto atual, visto que Gómez saiu vitorioso em 10 das últimas 11 partidas em que foi a campo.

Na casa palmeirense, dentre os estrangeiros, o zagueiro Gómez é o terceiro maior pontuador, com 10 gols, atrás só dos atacantes Cristaldo, com 11, e Borja, com 19 (atletas de nacionalidades argentina e colombiana, respectivamente).

O jogador, que possui ótimos números defensivos pela temporada atual, também atingiu outra marca expressiva pelo fato de fazer gols: ao ter vazado o Corinthians pela 3ª rodada do Brasileirão, em 23 de abril, passou a ser um dos quatro jogadores do atual elenco a terem registrado gols diante de todos os rivais possíveis(Corinthians, Santos e São Paulo) – os outros são Dudu, Raphael Veiga e Rony. Após este Derby, Gómez ainda voltou a balançar as redes em um clássico: foi contra o Santos, em 29 de maio, pela 8ª rodada do Brasileiro, fazendo o gol da vitória por 1 a 0.

Só em 2022, Gómez se destaca como o segundo jogador com mais minutos em campo na temporada (2641, seguido por Weverton, com 2748), e também no ano, incluindo as partidas do Mundial (2964, atrás apenas de Weverton, com 2981).

ZAGUEIROS QUE MAIS FIZERAM GOLS PELO VERDÃO


Luís Pereira
36 gols


Loschiavo
32 gols


Gustavo Gómez
Vágner Bacharel
22 gols


Cléber
21 gols

ESTRANGEIROS QUE MAIS JOGARAM PELO PALMEIRAS


Arce (PAR)
Valdivia (CHI)
241 jogos


Gustavo Gómez (PAR)
187 jogos

ESTRANGEIROS QUE MAIS VENCERAM PELO PALMEIRAS


Valdivia (CHI)
122 vitórias


Arce (PAR)
115 vitórias


Gustavo Gómez (PAR)
114 vitórias

JOGADORES QUE MAIS ATUARAM PELA LIBERTADORES


Marcos
57 jogos


Weverton
47 jogos


Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues)
45 jogos


Gustavo Gómez
44 jogos


Alex
39 jogos

JOGADORES QUE MAIS VENCERAM POR LIBERTADORES


Weverton
35 vitórias


Gustavo Gómez
33 vitórias


Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues)
29 vitórias


Marcos
27 vitórias


Felipe Melo
25 vitórias

JOGADORES QUE MAIS ATUARAM NO ALLIANZ PARQUE


Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues)
159 jogos


Willian
108 jogos


Weverton
100 jogos


Felipe Melo
98 jogos


Gustavo Scarpa
97 jogos


Marcos Rocha
90 jogos


Zé Rafael
Fernando Prass
86 jogos


Raphael Veiga
84 jogos

10º
Gustavo Gómez
76 jogos

JOGADORES QUE MAIS VENCERAM NO ALLIANZ PARQUE


Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues)
113 vitórias


Felipe Melo
70 vitórias


Willian
67 vitórias


Weverton
66 vitórias


Gustavo Scarpa
61 vitórias


Raphael Veiga
Fernando Prass
58 vitórias


Zé Rafael
57 vitórias


Marcos Rocha
56 vitórias

10º
Gustavo Gómez
54 vitórias

JOGADORES COM MAIS TÍTULOS PELO PALMEIRAS EM TODA A HISTÓRIA


Ademir da Guia
11 títulos


Junqueira
Dudu (Olegário Tolói de Oliveira)
9 títulos


Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues)
8 títulos


Carnera
César Sampaio
Cléber
Gustavo Gómez
Lima
Luan
Marcos Rocha
Mayke
Sérgio
Weverton
Zequinha
Zinho
7 títulos

* Para contabilizar uma conquista, é preciso que o jogador tenha feito ao menos uma partida na campanha do título

CAPITÃES COM MAIS TÍTULOS PELO PALMEIRAS


Ademir da Guia
César Sampaio
6 títulos


Bianco Gambini
Junqueira
Gustavo Gómez
Djalma Santos
4 títulos

* Para contabilizar uma conquista, é preciso que o jogador tenha feito ao menos uma partida na campanha do título