Departamento de Comunicação

O Palmeiras treinou na manhã desta sexta-feira (17), na Academia de Futebol, em mais um dia de atividades técnicas e preparação para enfrentar o Fortaleza no próximo dia 26, às 18h30, no Castelão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a participação de jovens da Base mais uma vez, o grupo realizou um exercício de cognição, seguido por um trabalho de cruzamentos e finalizações.

Grupo realizou um exercício de cognição (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O lateral-direito Marcos Rocha tem desempenhado papel importante nos últimos jogos, compondo a linha de três zagueiros. O jogador de 34 anos e 274 jogos disputados pelo Verdão acredita que a experiência ajuda nesses momentos. Ele é o brasileiro com mais títulos de Libertadores em toda a história: três, ao lado de outros sete jogadores.

“É a experiência, né? No decorrer da carreira, você observa companheiros, adversários e jogadores com quem mais se identifica na questão técnica e vai absorvendo. Eu consegui me adaptar bem ao que o Abel vem pedindo para exercer na saída de bola, fazendo ali uma função de quase um terceiro zagueiro. Faço com o maior gosto e o maior respeito”, disse Rocha.

“Eu sempre tento fazer o meu melhor para que os meus companheiros possam ter confiança para desempenhar o papel deles, não é só entrar em campo e fazer por fazer. Fico feliz em poder ajudar e o Abel sempre nos deixou preparados em relação a essas funções novas. Acredito também que o tempo com o mesmo treinador é importante e nos deixa muito mais confiantes para exercer todas essas variações táticas”, explicou.

Sobre a parada no calendário, o camisa 2 ressalta que o trabalho segue a todo vapor, apesar da ausência de alguns atletas convocados às seleções, e que o grupo alviverde mantém o foco nas “quatro decisões” até o fim do Campeonato Brasileiro.

Marcos Rocha durante treinamento (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

“Ter esse tempo de qualidade com os nossos familiares e amigos é sempre bom. Ao longo da temporada a gente, em grande parte do tempo, não tem isso. Até mesmo para vir à Academia de Futebol e fazer um trabalho diferenciado, como foi hoje, com ênfase total em finalizações e bolas paradas. Mesmo sem sete ou oito jogadores que estão fora, a gente consegue manter um padrão de qualidade nos treinamentos e espero que isso surta efeito mais para frente. São quatro decisões, quatro jogos difíceis e temos de nos preparar física e mentalmente para que tudo ocorra a nosso favor.”

O Verdão assumiu a liderança do Brasileirão com a vitória sobre o Internacional e tem 62 pontos, com dois de vantagem sobre o Botafogo. O elenco volta a treinar neste sábado (17), às 10h, na Academia de Futebol.