Departamento de Comunicação

O Palmeiras fez na manhã desta terça-feira (26), na Academia de Futebol, o último treino no Brasil antes de enfrentar o Boca Juniors-ARG, na quinta-feira (28), às 21h30, no Estádio La Bombonera, em Buenos Aires (ARG), pela partida de ida da semifinal da CONMEBOL Libertadores. A delegação alviverde embarca após o almoço para a capital argentina e treina na tarde de quarta (17) no Estádio Nuevo Gasómetro.

O Verdão treinou na Academia de Futebol antes da viagem para a Argentina (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Foi o terceiro dia de atividades táticas e ajustes de olho no próximo desafio. O lateral-direito Marcos Rocha comentou sobre a semana de trabalho e a preparação especial para grandes jogos. “É importante ter essa liberdade para conversar com o treinador. Às vezes, você não tem tempo para corrigir dentro de campo e nos treinamentos pela correria, pelo dia a dia de jogos atrás de jogos. Quando você tem um tempo como esse agora, dá para entrar em uma sala, ver vídeos e ter a chance de falar para a comissão onde a gente se sente bem ou não de jogar. Isso não garante a vitória, mas facilita as coisas”, afirmou. “A comissão tenta explorar o máximo de cada jogador dentro de cada esquema tático, dentro das características de cada atleta, e agora é levar isso para dentro de campo, somando também toda a confiança e o respaldo que o Palmeiras e o torcedor nos passam”, completou.

Rocha pode alcançar a 3ª posição no ranking de atletas com mais vitórias na história da Libertadores – atualmente, soma 50 (sendo 27 pelo Palmeiras e 23 pelo Atlético-MG), atrás apenas de Rogério Ceni, com 51, Weverton, com 53, e Fábio, com 55. Ele já é o jogador com mais Libertadores seguidas disputadas em toda a história: 11 (2013 a 2017 pelo Atlético-MG e 2018 a 2023 pelo Palmeiras), ao lado do paraguaio Néstor Camacho, do Olimpia-PAR. E, com três títulos, é recordista entre brasileiros.

“Fico muito feliz de poder, na minha carreira, ter mais uma oportunidade de jogar uma Libertadores e de jogar mais um grande clássico, que é enfrentar o Boca dentro da Bombonera. É um sonho de qualquer jogador que inicia a carreira. Sendo eu, hoje, um dos mais experientes da equipe, ter essa oportunidade é muito bom e espero que a equipe possa estar mentalmente tranquila e alegre dentro de campo. Nos últimos três, quatro anos, a gente vem crescendo, quebrando recordes e evoluindo dentro das competições, e agora temos a oportunidade de escrever mais uma história. Cada jogo de Libertadores tem a sua importância, o seu detalhe, e tenho certeza de que a preparação foi muito boa. Essa preparação vem de três, quatro jogos atrás, com o Abel e sua comissão já tentando colocar um pouco do que a gente vai tentar apresentar na quinta-feira. Somos uma equipe muito madura, que se conhece bem e que confia bastante no potencial um do outro. Tenho certeza de que faremos um grande jogo. O resultado não dá para prever, mas vontade, garra e determinação não vão faltar”, disse o jogador.

Disputando as semifinais da Libertadores pela 11ª vez (recorde absoluto entre os brasileiros), sendo a quarta consecutiva (recorde entre os brasileiros ao lado do Santos, de Pelé, entre 1962 e 1965), o Palmeiras busca uma vaga na final pela sétima vez (o que o tornaria recordista isolado entre os brasileiros, pois hoje está empatado com o São Paulo), sendo a terceira nas últimas quatro edições (que seria um recorde geral desde a implantação da final única, em 2019, ao lado do Flamengo).

O meio-campista Richard Ríos durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Na quinta (28), o Maior Campeão do Brasil pode se isolar na quarta posição dos clubes com mais vitórias como visitante na Libertadores: tem as mesmas 52 do Peñarol-URU, atrás só de Boca Juniors-ARG e River Plate-ARG, ambos com 59, e do Nacional-URU, com 61. Em média, o Verdão registra segundo melhor desempenho como visitante na história da competição: 45,22% (52 vitórias em 115 jogos), atrás só do Argentinos Juniors-ARG, com 50,00% (10 em 20 jogos).

Aliás, nos últimos 28 jogos fora de casa na Libertadores (26 como visitante e duas finais em campo neutro), o Palmeiras perdeu apenas dois (um em 2022 e um em 2023), somando 20 vitórias e seis empates. Neste período, o Maior Campeão do Brasil estabeleceu o recorde de invencibilidade como visitante na história da competição, com 20 jogos entre 2019 e 2022, e o recorde de invencibilidade fora de casa, com 22.