Departamento de Comunicação

No empate contra o Ceará, por 2 a 2, que valeu classificação às semifinais da Copa do Brasil, alguns fatores chamaram a atenção em decorrência da partida, que marcou, por exemplo, o 100º duelo de Mayke pelo Palmeiras, além também das estreias dos atacantes oriundos da base Anibal e Marcelinho, e por ter sido mais um jogo marcado pela atuação de Raphael Veiga no Verdão, que novamente fez todos os gols da partida (como havia sido no último sábado, 14, na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense) e dá sequência à fase mais artilheira de sua carreira.

Começando por Mayke, que nesta noite atuou improvisado na lateral esquerda (apesar de lateral-direito de origem) e completou a sua 100ª partida pelo Verdão. Ao todo, são 64 vitórias, 20 empates e 16 derrotas com a camisa alviverde desde que chegou ao clube em 2017, além de dois gols marcados. Esta é a terceira edição da Copa do Brasil disputada pelo jogador, pois havia atuado anteriormente na competição nacional duas vezes em 2018 (uma vitória e uma derrota), outras duas em 2019 (duas vitórias) e duas em 2020 até aqui (justamente nas duas contra o Ceará, sendo uma vitória e, agora, um empate), além de ter marcado um gol (em 2019, no triunfo por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa-MA).

Ao todo, portanto, Mayke disputou seis jogos de Copa do Brasil (quatro vitórias, um empate e uma derrota) em três edições e marcou um gol, além de estar presente em três classificações: contra o Bahia (em 2018, no Pacaembu), Sampaio Corrêa em 2019 (justamente quando fez o gol) e Ceará, nesta noite.

Enquanto Mayke completava a expressiva marca de 100 jogos pelo Verdão, os atacantes Anibal (titular) e Marcelinho, de 17 anos (que entrou no segundo tempo justamente no lugar de Anibal), oriundos das categorias de base do Verdão, vivam pela primeira vez a experiência de atuar pelo time profissional do Maior Campeão do Brasil: eles foram recém-integrados ao elenco principal para ajudarem na recomposição de peças perdidas devido os desfalques sofridos por jogadores contaminados pelo novo coronavírus. E tiveram o sabor especial de estrearem justamente em uma classificação do Palmeiras.

Vale lembrar, inclusive, que, neste ano, o Palmeiras bateu o recorde de Crias da Academia no Século XXI. Ao todo, as Crias da Academia que estrearam em 2020 somam, juntas, 122 jogos (incluindo esses mais recentes como Anibal e Marcelinho, além de outros oito, que, pela ordem, são, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan – hoje emprestado ao Guarani -, Angulo – emprestado ao Botafogo -, Gabriel Silva, Danilo e Renan). E com essas 122 partidas, já faz da temporada de 2020 a que mais colocou jovens estreantes da base para atuar no século, superando as 103 partidas de 11 pratas da casa debutantes em 2010.

Por outro lado, na medida em que jovens Crias da Academia buscam seu espaço no time palmeirense, outros jogadores parecem já estar em fase de consolidação. É o caso de Raphael Veiga, que marcou duas vezes, sendo o segundo desses um golaço de letra, após receber passe de Lucas Lima e deslocar Fernando Prass.

Essa, aliás, já é a temporada mais artilheira da carreira de Veiga, que chegou hoje a 13 bolas na rede em 2020, superando os nove gols de 2018 que havia feito pelo Athletico-PR (aliás, já havia superado no jogo anterior, contra o Fluminense, quando fez os dois gols da vitória pelo Brasileiro).

Nos últimos nove jogos, o atleta balançou as redes oito vezes, sendo quatro nos últimos dois! Além disso, o camisa 23 vive a sua maior série de titular já obtida no Verdão: são dez jogos seguidos dentre os 11 principais: iniciou diante de Fortaleza (18/10), Tigre-ARG (21/10), Atlético-GO (25/10), RB Bragantino (29/10), Atlético-MG (02/11), novamente o RB Bragantino (05/11), Vasco (08/11), Ceará (11/11), Fluminense (14/11) e, agora, outra vez o Ceará (18/11). Antes disso, sua maior sequência era de cinco jogos na titularidade entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.

“A gente sabia que eram dois jogos, no primeiro jogo fomos bastante intensos, fizemos uma vantagem boa, mas viemos para cá também com o espírito de ganhar e lutar. Jogos assim são decididos no detalhe. Pelo meu bom momento, vale ressaltar tudo o que todos vêm fazendo para ajudar. Mérito é de todos. Nossa identidade é ser intenso, competitivo, e vamos fazer nosso jogo”, declarou o jogador após o intervalo do duelo desta noite, quando o Palmeiras vencia parcialmente por 2 a 0, com dois gols do camisa 23.