Departamento de Comunicação

O Palmeiras visitou a equipe do Internacional pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2020 na noite deste sábado (19), no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), e sofreu revés no torneio nacional, com gols de Edenílson, aos 10 minutos do primeiro tempo, e Yuri Alberto, aos 37 da etapa final. Com isso, encerrou-se série invicta de sete partidas do Alviverde: Delfín-EQU (3×1, fora de casa), Athletico-PR, 3×0 em casa), Delfín-EQU (5×0 em casa), Santos (2×2 fora de casa), Libertad-PAR (1×0 fora de casa), Bahia (3×0 em casa) e Libertad-PAR (3×0 em casa).

Só em 2020, o Alviverde teve outras três grandes séries invictas: de fevereiro a março, de oito jogos, de julho a outubro, de 20 jogos, e de outubro a novembro, de nove partidas. Ao todo, esta foi a 8ª derrota na temporada em 57 jogos e, ainda assim, é o clube com o menor número de derrotas no ano (oito) e possui também o menor percentual (14,5% – oito revezes em 55 jogos – contra 15,7% dos segundos colocados Grêmio e Flamengo – nove em 57).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Com o revés, o Palmeiras passou de quarto para, atualmente, sexto colocado na tabela do Campeonato Brasileiro, com os mesmos 41 pontos em 25 jogos, atrás do Grêmio (quinto, com 42 jogos em 25 jogos), Internacional (quarto, com 26 pontos em 26 duelos), Flamengo (terceiro, com 45 pontos em 24 duelos – recebe o Bahia neste domingo), Atlético-MG (vice-líder, com 46 pontos em 26 jogos) e São Paulo (líder, com 53 pontos em 26 duelos).

A última vez em que o Alviverde havia perdido para o Internacional pelo Campeonato Brasileiro foi em 2015, quando o Colorado venceu por 1 a 0 no Beira-Rio. Depois disso, o Alviverde, até esta noite, jamais havia saído derrotado em um jogo válido pelo torneio nacional de pontos corridos: foram quatro vitórias e três empates nos sete duelos disputados entre 2016 e 2020 antes do jogo deste sábado, além de seis gols marcados e apenas dois sofridos. A série invicta imposta quebrada hoje, de sete partidas, é, isolada, a maior do Palmeiras frente o Internacional pelo Brasileiro.

Com o jogo desta noite, inclusive, o Internacional se tornou o adversário que o Palmeiras mais enfrentou pelo Campeonato Brasileiro em toda a sua história, ao lado do Santos (ambos os times cruzaram os caminhos do Verdão 75 vezes pelo Brasileirão).

Apesar da derrota desta noite, por qualquer competição, levando em conta os últimos 16 jogos entre os dois times – exatamente quando começou a era Crefisa, a partir de 2015, o Palmeiras leva vantagem sobre o rival colorado. Foram sete triunfos alviverdes neste período contra quatro derrotas sofridas, além de outros cinco empates. O Verdão também leva vantagem no saldo de gols, pois, marcou 14 vezes e foi vazado em 12 ocasiões.

Individualmente, entre os jogadores, Gustavo Scarpa pôde completar, apesar do sabor amargo do revés, a sua 100ª partida com a camisa do Palmeiras. E pelo lado do Internacional, o duelo marcou a despedida de D’Alessandro, ídolo do time colorado.

Desta forma, Scarpa se juntou a um seleto grupo de oito jogadores do elenco com 100 jogos ou mais. São eles: Gustavo Gómez (104), Mayke, com (106), Luan (117), Marcos Rocha (130), Weverton (141), Lucas Lima (149), Felipe Melo (170) e Willian (203).

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 13’/2°T), Luan, Gustavo Gómez e Viña (Gabriel Veron, aos 13’/2°T); Danilo (Zé Rafael, aos 13’/2°T), Gabriel Menino, Raphael Veiga (Breno Lopes, no intervalo), Gustavo Scarpa e Lucas Lima (Gabriel Silva, aos 31’/2°T); Willian. Técnico: Abel Ferreira.

Cartões amarelos: Gabriel Menino, Willian e Abel Ferreira.