Nos pênaltis e no coração, Verdão avança à final do Brasileiro Sub-20

Agência Palmeiras
Daniel Romeu

Nos pênaltis, na raça e no coração, o Palmeiras garantiu a classificação à final do Campeonato Brasileiro Sub-20. Com empate em 1 a 1 no tempo regulamentar contra o Grêmio, no estádio Vieirão, em Gravataí (RS), na noite desta quinta-feira (19), o Palmeiras foi mais eficiente nos pênaltis e, na sexta cobrança, confirmou a vaga na grande final da competição – superando a diferença de idade e a pressão da torcida em favor do time da casa na partida semifinal.

De cabeça, o capitão Gabriel Dias marcou o gol alviverde na metade da primeira etapa – nos pênaltis, o placar terminou em 5 a 4 para o Verdão, já que o goleiro Vinicius defendeu uma cobrança e viu a última explodir na trave. O Palmeiras enfrenta na final o Internacional, às 19h30 do sábado (21), no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre (RS), com transmissão ao vivo do SporTV.

Além de consolidar a reformulação promovida no Centro de Formação de Atletas do Palmeiras desde o início do ano, a classificação à decisão em 2013 já ao menos iguala o melhor desempenho alviverde na história do Brasileiro Sub-20 – em 2010, o Verdão foi vice-campeão após ter sido derrotado pelo Cruzeiro, nos pênaltis, com empate em 0 a 0 na final do torneio.

O jogo

O Grêmio aguardava um erro do Palmeiras para sair jogando, e assustou aos nove minutos, quando Tinga recebeu o cruzamento e o goleiro Vinicius saiu na hora exata para travar o chute. A velocidade na saída de bola também era uma arma do Palmeiras, que respondeu com Juninho: o camisa 10 invadiu a área e bateu para fora, aos 14 minutos do primeiro tempo.

O time gaúcho, que tinha o apoio da torcida, cometia muitas faltas na intermediária e dava oportunidades ao Verdão nas bolas alçadas na área. Tanto que, aos 23 minutos, o Palmeiras abriu o placar em Gravataí. Após bola levantada na área em cobrança de falta, o capitão Gabriel Dias subiu mais alto que toda a zaga gremista e testou firme, no meio do gol.

Com a vantagem, o Verdão tranquilizou-se na partida – enquanto o rival passou a demonstrar nervosismo e oferecer o contra-ataque ao Alviverde. No entanto, em um espaço encontrado em meio à zaga palmeirense, aos 37 minutos, Everton bateu rasteiro, no canto, e empatou.

No segundo tempo, o Palmeiras voltou com a mesma raça e determinação demonstrada ao longo de toda a campanha no Brasileiro Sub-20. Bem postado defensivamente, o time continha os ataques gremistas. Aos 17 minutos, em rápido contra-ataque do time da casa, Gabriel Dias se jogou em frente à bola e, de cabeça, e evitou gol praticamente certo do rival.

Com equilíbrio na partida, o Verdão seguia levando perigo nas bolas paradas levantadas por Juninho na grande área, mas sem anotar o segundo. O Palmeiras ainda teve boa chance com Yuri, que cabeceou sobre o gol aos 44 minutos, após cruzamento de Léo Cunha – mas as duas equipes se satisfaziam com o empate e a decisão da vaga na final foi para os pênaltis.

Nas cobranças, Lucas Morelatto, Matheus Sales, Caio Cezar e Chistopher marcaram, mas Mateus Muller teve o pênalti defendido. No entanto, logo na sequência, brilhou a estrela do goleiro Vinicius, que espalmou a cobrança de Luan. Nas alternadas, Yuri marcou e na sequência, Barboza bateu no travessão, para delírio dos jogadores do Verdão – que partiram para abraçar o goleiro Vinicius.

Palmeiras Sub-20: Vinicius; Léo Cunha, Gabriel Dias, Thiago Martins e Mateus Muller; Josimar (Matheus Sales), Lucas Morelatto, Chistopher e Juninho (Yuri); Mateus Gonçalves (Taylor) e Caio Cezar. Técnico: Diogo Giacomini.

Confira a festa dos garotos do Sub-20 após a classificação para a final do Brasileiro: