Departamento de Comunicação

Em evento realizado nesta terça-feira (12), na sala de imprensa da Academia de Futebol, o Palmeiras apresentou oficialmente os atacantes José López e Miguel Merentiel – os atletas firmaram contrato até julho de 2027 e junho de 2026, respectivamente. Extremamente realizados com a oportunidade, os reforços enalteceram as recentes conquistas do Maior Campeão do Brasil após receberem a camisa do clube das mãos da presidente Leila Pereira.

“É a primeira vez que saio de perto da minha família, dos meus amigos e da minha cultura, mas fiquei muito feliz quando me comunicaram da possibilidade de vir para cá. Um clube que conseguiu conquistar duas Libertadores seguidas, que é muito difícil. Mas penso que isso já passou, agora temos de pensar em jogar. Estou muito feliz por estar aqui. Quero ajudar e crescer em um clube tão grande como o Palmeiras”, afirmou o argentino López, ex-jogador do Lanús-ARG, que emendou:

“É uma equipe enorme, que é sempre vista em todo o mundo. Sempre está nas finais e ganhando coisas. Quando resolvi vir, isso pesou, eu quero ganhar títulos. Quero desfrutar ao máximo”, disse. “Me emociona muito poder crescer em um clube como o Palmeiras, vou absorver ao máximo tudo o que eu puder”, completou o jovem de 21 anos, que vestirá a camisa com o número 18 nas costas.

Já o uruguaio Merentiel, novo camisa 9 do Verdão, recordou os encontros com o time verde e branco nas últimas temporadas. “Agradeço ao clube por me dar esta oportunidade. Enfrentei o Palmeiras várias vezes, mais recentemente pela Recopa Sul-Americana pelo Defensa y Justicia. Não havia público, foi diferente para todos. Enfrentei pelo Godoy Cruz também, com público, e foi muito lindo”, declarou o atleta de 26 anos, que procurou o ex-palmeirense Lucas Barrios para saber mais sobre os bastidores do Alviverde.

“Quando o Palmeiras me procurou, a primeira coisa que fiz foi falar com o Lucas Barrios, que jogou aqui e comigo no Defensa y Justicia. Ele falou muito bem do clube”, relatou.“É uma equipe que está em nível europeu, tanto pela estrutura como pelo corpo técnico. Estou contente por estar aqui”, contou.

Merentiel, inclusive, mostrou-se muito surpreso positivamente pela recepção do elenco em sua chegada ao clube.“Quando você chega a uma equipe tão grande como esta, você pensa: ‘o que vou encontrar lá?’. Eles me receberam muito bem, fiquei impressionado. Um clube tão grande. Estamos muito contentes pela forma como fomos recebidos”, concluiu.


Saiba mais sobre os novos reforços do Verdão:

JOSÉ MANUEL ALBERTO LÓPEZ

Com boa estatura e presença de área, López atuou na base do Lanús-ARG e foi promovido ao time principal ao longo da temporada 2019/2020. Na temporada seguinte, tornou-se um dos principais destaques da equipe ao anotar 14 gols em 37 partidas, números que lhe deram projeção nacional. O bom desempenho se manteve em 2022, com sete gols marcados nos 19 jogos que disputou antes de desembarcar no Maior Campeão do Brasil.

46º jogador argentino da história alviverde

López será o 46ª jogador argentino a defender o Palmeiras em toda a história – nenhum outro clube de São Paulo registra tantos atletas do país vizinho quanto o Verdão. O primeiro foi Novelli, meia que participou da campanha do título paulista em 1934, ainda nos tempos de Palestra Italia. Já o mais recente havia sido o zagueiro Nico Freire, integrante do elenco campeão brasileiro em 2018.

O argentino que mais atuou e mais balançou as redes pelo Verdão é Juan Raul Echevarrieta, que disputou 128 jogos e anotou 113 gols entre 1939 a 1942 – é o maior artilheiro estrangeiro da história do clube. O último atacante argentino, por sua vez, foi Lucas Barrios, que entre 2015 e 2016 conquistou a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

O novo reforço será também o sexto jogador estrangeiro no elenco profissional palmeirense. Além dele e do já citado Merentiel, o Verdão conta com o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, o zagueiro chileno Kuscevic, o lateral-esquerdo uruguaio Piquerez e o meio-campista colombiano Atuesta.

MIGUEL ÁNGEL MERENTIEL SERRANO

Natural de Paysandú, cidade situada na fronteira com a Argentina, Merentiel foi formado na base do Peñarol-URU. Passou pelo El Tanque Sisley-URU antes de ir para a Espanha, onde defendeu Lorca-ESP e Valencia Mestalla-ESP. Chegou ao futebol argentino em 2018 para jogar pelo Godoy Cruz-ARG.

Nas últimas três temporadas, Merentiel vestiu a camisa do Defensa y Justicia-ARG, clube pelo qual se sagrou campeão da Copa Sul-Americana e da Recopa Sul-Americana de 2020. Pelo time portenho, o centroavante de 1,76m marcou 27 gols em 79 partidas. O uruguaio enfrentou o Verdão tanto pelo Godoy Cruz-ARG quanto pelo Defensa y Justicia-ARG.

Veloz e oportunista, Merentiel, apelidado de ‘La Bestia’, será o 22º atleta uruguaio na história a vestir a camisa do Maior Campeão do Brasil. Confira a lista:

1 – Mazzucchi (atacante) – estreia em 1919
2 – Cabelli (meio-campista) – estreia em 1928
3 – Cambon (meio-campista) – estreia em 1930
4 – Gutierrez (atacante) – estreia em 1934
5 – Martinez (meio-campista) – estreia em 1934
6 – Villadoniga (atacante) – estreia em 1942
7 – Oscar (goleiro) – estreia em 1956
8 – Caraballo (atacante) – estreia em 1957
9 – Maidana (goleiro) – estreia em 1965
10 – Hector Silva (atacante) – estreia em 1970
11 – Kraus (atacante) – estreia em 1970
12 – Pedro Rocha (meio-campista) – estreia em 1978
13 – Diogo (lateral-direito) – estreia em 1984
14 – Cesar Pereira (zagueiro) – estreia em 1988
15 – Russo (zagueiro) – estreia em 1988
16 – Daryo Pereira (zagueiro) – estreia em 1989
17 – Aguirregaray (zagueiro) – estreia em 1990
18 – Eguren (meio-campista) – estreia em 2013
19 – Victorino (zagueiro) – estreia em 2014
20 – Viña (lateral-esquerdo) – estreia em 2020
21 – Piquerez (lateral-esquerdo) – estreia em 2021
22 – Miguel Merentiel (atacante) – em 2022