Departamento de Comunicação

Contratados em julho, os jogadores Jorge e Joaquín Piquerez foram apresentados oficialmente pelo vice-presidente Paulo Buosi e o assessor de futebol Edu Dracena nesta quarta-feira (04), na Academia de Futebol. Laterais-esquerdo de origem, os reforços mostraram enorme satisfação pela oportunidade de atuar pelo Maior Campeão do Brasil. Os dois atletas firmaram vínculo até dezembro de 2025.

“Quero agradecer a oportunidade que o Palmeiras está me dando de vestir esta camisa. Antes de aceitar, pensei muito porque o meu pensamento era de permanecer na Europa. Mas, pelas situações que passei por conta da lesão, eu pensei muito quando chegou a proposta e falei que queria ser feliz aqui, tenho muitos objetivos a conquistar. Aqui serei muito feliz, não tenho dúvidas. Só tenho a agradecer como me receberam aqui, até mesmo porque estou lesionado e é difícil um jogador entrar em uma equipe assim”, declarou Jorge, novo camisa 6 do Verdão.

Já Piquerez, de apenas 22 anos, valorizou a primeira experiência fora do Uruguai, seu país natal. “É a minha primeira saída para o futebol do exterior. Um clube muito grande, campeão da Libertadores e o Maior Campeão do Brasil. É um salto importante em minha carreira. Quero ganhar muitos títulos aqui”, afirmou o jovem que vestirá a mesma camisa 22 que usava em seu clube anterior.

O vice presidente Paulo Buosi e assessor de futebol Edu Dracena apresentaram os novos jogadores do clube Jorge e Joaquín Piquerez (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Confira abaixo os principais trechos da apresentação oficial de Jorge e Piquerez:

>JORGE

 Estrutura da Academia de Futebol

“É uma das melhores do Brasil. As estruturas da Europa são incríveis também, cresci muito nos clubes pelos quais eu passei. O que eu vi lá fora, eu já vejo aqui no dia a dia. A estrutura, o comportamento, a responsabilidade de treinamento, respeitar um ao outro… A cultura que eu vivi lá fora, eu estou vivendo aqui. Não é à toa que o Palmeiras é um dos maiores clubes do Brasil e um dos que tem mais títulos. Só temos de ser unidos, o que importa para uma equipe vencedora é ter união.”

Retorno aos gramados após lesão

“A cirurgia foi um pouco complicada, foi a primeira lesão que eu tive. Complicada na questão do tempo para voltar a jogar. Hoje me sinto mais confiante e mais forte, já sinto a diferença de trabalho do staff do Palmeiras. Agora é focar na recuperação e espero voltar o mais rapidamente possível para ajudar o Palmeiras. Trabalharei com calma no dia a dia para voltar zerado.”

Experiência vivida na Europa

“Fui muito feliz por onde eu passei, infelizmente em alguns clubes eu não tive tantas oportunidades. Mas, quando tive oportunidades, pude mostrar o meu futebol. O que eu posso trazer é que eu aprendi muito com a cultura europeia dentro e fora de campo, hoje me vejo mais maduro dentro e fora de campo. Espero poder ajudar com a experiência que tive lá fora.”

Volta à Seleção Brasileira

“Quando eu comecei no Flamengo, fui feliz de ser convocado. Fui para o Monaco e fui convocado novamente. No Santos eu também fui. Esta escolha de vir para o Palmeiras não foi à toa, foi para estar no radar da Seleção. Sei que posso estar ali. Trabalharei com paciência e silêncio para, quem sabe, voltar para a Seleção.”

Jorge assinou contrato com o Palmeiras até dezembro de 2025 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

>PIQUEREZ

Estrutura da Academia de Futebol

“A estrutura é muito grande, fiquei muito impressionado quando me mostraram tudo. Tem muita gente trabalhando para os jogadores, e isso me parece o ponto fundamental para os jogadores virem ao Palmeiras para ganhar títulos.”

Primeiro contato com Abel Ferreira

“Quando eu cheguei, mostraram tudo para mim e me apresentaram ao Abel (Ferreira). Fiquei surpreendido porque ele sabia tudo sobre mim. Ele me disse o que sabia e fiquei surpreendido. Creio que seja por isso que estão ganhando títulos.”

Conversa com compatriota Matías Viña

“Ele me aconselhou e me disse muitas coisas antes de eu vir. Isso me ajudou a saber mais. Somos de posições iguais, mas me parece que ele é um pouco mais defensivo do que eu.”

Estilo de jogo

“No Uruguai, eu jogava tanto de ala como de lateral-esquerdo, às vezes um pouco de volante. Mas nunca atuei como zagueiro, não é o meu forte.”

Joaquín Piquerez vai usar a camisa 22 no Verdão (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)