Departamento de Comunicação

Pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras somou mais três pontos ao superar a equipe do Red Bull Bragantino na tarde deste sábado (14), no Allianz Parque, ao vencer por 2 a 0 com gols do volante Danilo, aos 30 do primeiro tempo, de cabeça, após cobrança de falta de Gustavo Scarpa, e de Raphael Veiga, de pênalti, no último minuto da prorrogação do segundo tempo. Com isso, o Verdão chegou a nove pontos no Brasileirão 2022 (seis jogos, duas vitórias, três empates e uma derrota) e passa a ocupar, momentaneamente, a sexta posição na tabela.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Este também foi um jogo marcante em termos de números históricos: foi a vitória de número 150 do Maior Campeão do Brasil em sua casa – o Allianz Parque – desde que fora inaugurada com formato de arena, em 2014. Ao todo, esses 150 resultados positivos foram conquistados em 232 partidas disputadas (ou seja, ganhou 64,65% do total de jogos disputados), enquanto os outros 35,35% dos duelos se dividem em 44 empates e 38 derrotas (ao todo, foram 439 gols marcados contra 181 sofridos no local).

A marca de 150 vitórias na arena palestrina não é a única que chama a atenção com o duelo desta tarde. Este também foi o jogo de número 6300 do Palmeiras em toda a história (desde 1915, quando o Palestra Italia foi a campo pela primeira vez, foram 3382 vitórias, 1532 empates e 1386 derrotas, com 12158 gols marcados e 7004 gols sofridos).

Além disso, esta partida contra o Bragantino foi a décima seguida do Alviverde sem conhecer derrota em um período de um mês: o primeiro jogo da série foi a goleada por 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero-BOL no dia 12 de abril. Atualmente, a série invicta inclui sete vitórias e três empates por três competições diferentes (Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil).

O retrospecto do Palmeiras em sua casa na temporada de 2022 é avassalador. Em termos numéricos, já é a mais vitoriosa e a segunda menos vazada da história do Palmeiras na arena (inaugurada em 2014), com 88% de aproveitamento (12 triunfos, um empate e uma derrota em 14 jogos) e sete gols sofridos (média de 0,5 gol por jogo), atrás só da temporada 2019, quando o Alviverde foi vazado em 0,46% de seus jogos (12 gols sofridos em 46 partidas). Já segundo melhor aproveitamento de pontos em uma temporada na arena, atrás de 2022, é de 76%, em 2019 (18 vitórias e cinco empates em 26 jogos).

Com o resultado, o Palmeiras não só atingiu marcas numéricas expressivas e defendeu o bom retrospecto de seus próprios números no Allianz Parque, mas também deu sequência ao ótimo aproveitamento nas estatísticas da temporada 2022 em comparação, inclusive, com outros clubes no cenário geral do país, pois, dos times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano, incluindo duelos por qualquer competição, o Verdão, com o triunfo sobre o Bragantino, se manteve como o melhor aproveitamento de pontos do Brasil e ainda melhorou seu percentual com o resultado: foi de 77,01% para 79%, seguido pelo Atlético-MG, com 74,36%. Como mandante, a equipe também melhorou o retrospecto que já liderava – foi de 88,89% de aproveitamento para 90%, seguida pelo São Paulo, com 83,33% de aproveitamento em casa.

E o domínio do Palmeiras nas estatísticas não para por aí! O time de Abel Ferreira ainda se destaca por ter o melhor ataque do Brasil em 2022 (dentre todos os clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro considerando todos os duelos da temporada). São, agora, 2,1 gols por partida (63 gols marcados em 30 jogos). Como mandante, a equipe também lidera, com 2,37 (38 gols em 16 jogos).

Especificamente contra o adversário da vez, o Palmeiras possui um retrospecto favorável historicamente. Este foi o jogo de número 52 entre as equipes (o primeiro foi um amistoso disputado em 1935 e terminou com vitória do Palestra Italia por 4 a 0, com gols de Imparato, Carrazzo, Fogueira e Nico). Deste total, o Verdão venceu mais do que o dobro das partidas: 31 vitórias alviverdes, dez empates e 11 triunfos do Massa Bruta (86 gols marcados e 45 gols sofridos).

No duelo mais recente entre os times antes deste, o Palmeiras havia eliminado o time de Bragança pela semifinal do Campeonato Paulista 2022, ao bater a equipe adversária por 2 a 1, com gols de Murilo e Rony, no Allianz Parque – avançou para a final e terminou o certame como campeão.

E se o Verdão leva vantagem no histórico geral dos duelos, como mandante o retrospecto é ainda melhor e, hoje, o Alviverde fez jús a esse pertencimento. Como mandante contra o Bragantino, no total, o Verdão foi superado só duas vezes em 26 jogos disputados (tendo vencido 19 com o de hoje e empatando cinco vezes).

Vale ressaltar ainda que os números expressivos em decorrência do triunfo dessa partida não se limitam apenas aos aspectos institucionais, mas, também, a alguns jogadores individualmente e até mesmo ao treinador Abel Ferreira.

O ídolo Dudu, por exemplo, veio a se tornar isoladamente o 20º jogador com mais partidas na história do Palmeiras. No jogo anterior do Verdão, ele havia passado a integrar o top 20, mas dividia a vigésima colocação com Oberdan Cattani, lendário goleiro do Palmeiras nas décadas de 40 e 50, com 358 jogos – hoje, ao chegar ao 359º duelo pelo clube, o camisa 7 passa a se isolar no ranking.

Outro jogador que não pode deixar de ser exaltado é Gustavo Gómez; jogador com mais minutos em campo na temporada 2022 (2335, seguido por Weverton, com 2165), ele também atingiu uma sequência de ter atuado em todos os últimos 15 jogos disputados pelo Verdão (já incluindo este ante o Bragantino) – todos como titular! Essa é a atual maior sequência de um jogador que vem atuando pelo time. Capitão da equipe, Gómez é o jogador estrangeiro com mais títulos pelo Palmeiras (sete no total) e o sexto maior zagueiro artilheiro da história do Palmeiras, com 19 gols contra 20 do 5º colocado Bianco Gambini.

E o volante Danilo, que teve sua primeira convocação para a seleção brasileira principal anunciada no último dia 11, foi a campo naquela data em que recebeu a boa notícia e foi protagonista ao abrir o placar da vitória sobre a Juazeirense por 2 a 1 pela Copa do Brasil – resultado que classificou o Alviverde para as oitavas. E hoje, marcou pela segunda vez seguida, chegando a cinco gols na temporada pelo Palmeiras em 23 jogos (sendo 21 deles como titular).

Já a assistência no gol de cabeça de Danilo foi concedida por Gustavo Scarpa, em cobrança de falta, que concedeu um passe a gol pela quinta vez na temporada 2022 em 22 jogos (17 deles como titular). No atual elenco, Gustavo Scarpa é o segundo maior garçom do time, com 44 assistências, atrás só de Dudu, com 84; e no Allianz Parque, palco do duelo desta tarde, Scarpa também é o vice-líder em assistências: são, agora, 27 ao todo, atrás também de Dudu, que soma 38 assistências na arena.

Outro destaque foi Raphael Veiga, que ampliou o seu saldo na artilharia do time na temporada, com 16 gols, ao marcar, de pênalti, no último minuto. Além de artilheiro em 2022, Veiga também é o garçom do time na temporada, com seis assistências, seguido de Gustavo Scarpa, com cinco passes a gol.

Veiga, aliás, segue sem jamais ter desperdiçado uma cobrança de penal pelo Verdão. Após um hat-trick há três partidas (na goleada por 5 a 0 contra o Independiente Petrolero-BOL), quando, na ocasião marcou seu primeiro gol na partida de pênalti e os outros dois com a bola rolando – e ainda se tornou o maior artilheiro do Palmeiras na história da Libertadores –, Veiga voltou a balançar as redes em uma cobrança de penal contra a Juazeirense-BA pela Copa do Brasil, no jogo passado, garantindo a classificação às oitavas, e voltou a repetir o feito! Converteu contra o Bragantino nesta tarde e atualizou essa sua magnífica estatística: agora são 24 cobranças convertidas, sendo 22 durante os 90 minutos de jogo e duas em decisões por penalidades máximas.

O meio-campista Veiga chegou ao seu 61° gol pelo Verdão desde que estreou pelo clube em 2017 (desde então, só não jogou a temporada de 2018 no Alviverde, quando esteve no Athletico-PR). Com estes 61 gols, ele já é o terceiro maior artilheiro do Palmeiras no Século XXI, atrás só de Willian Bigode (66 gols) e de Dudu (80).

E dentre os integrantes da comissão técnica, o treinador Abel Ferreira se isolou como décimo comandante que por mais vezes dirigiu a equipe Palmeiras em todos os tempos! Na partida anterior do Verdão, contra a Juazeirense, ele já havia entrado neste top 10, dividindo a décima posição com Cláudio Cardoso – técnico do Palmeiras nas décadas de 40 e 50 -, chegando a 122 jogos; hoje, Abel chegou ao 123º e se isolou na posição.

Vale lembrar que, dentre os técnicos estrangeiros, Abel, com suas 123 partidas, é o terceiro que mais dirigiu o clube em todos os tempos, atrás só do argentino Filpo Nuñez (153 jogos) e do uruguaio Ventura Cambon (305 partidas).

Na casa palmeirense desde a inauguração em 2014, Abel já é o número um em jogos (54, seguido de Cuca, com 35) e em vitórias (34, seguido também de Cuca, com 24).

Já no total da história do estádio, considerando qualquer formato que a arena alviverde já possuiu outrora, Abel, com seus 54 jogos no loca, ocupa a sexta posição, atrás de Rubens Minelli (5º, com 57 jogos), mas, em se tratando de vitórias, ele já era o quinto colocado, com 33 resultados positivos, ao lado de Rubens Minelli – com a vitória desta tarde, chegou a 34 triunfos no local e se isolou na quinta posição deste ranking, e, agora, está atrás só de Ventura Cambon (4º, com 55 vitórias); Luiz Felipe Scolari (3º, com 85 vitórias); Oswaldo Brandão (2º, com 95 vitórias); e de Vanderlei Luxemburgo (treinador mais vitorioso na casa alviverde em todos os tempos, com 122 resultados positivos).

Com a vitória de hoje, aliás, subiu em outro ranking: saltou de nono para oitavo colocado na lista dos técnicos palmeirenses que mais venceram pelo Brasileirão (chegou a 25 vitórias pela competição, igualando Jorge Vieira, dos anos 70). Ao todo, Abel disputou 54 duelos somente pelo Brasileirão e, na lista de jogos, é o sétimo treinador com mais partidas pela competição (o próximo alvo é o ex-técnico Dudu, na sexta posição, com 62 duelos).