Palmeiras bate Deportivo Árabe por 2 a 0 e vence na sua estreia no Panamá

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Hyoran abriu o marcador para o VerdãoO Palmeiras foi a campo na noite deste sábado (30) para disputar partida amistosa diante do Club Deportivo Árabe Unido, do Panamá, no Estádio Rommel Fernandez. Com gols de Hyoran e Willian, no primeiro tempo, o Alviverde venceu por 2 a 0. Este foi o primeiro duelo do time palestrino no Panamá em toda a sua história.

O time comandado por Roger Machado está em solo panamenho desde a última sexta-feira (29), participando de uma intertemporada – devido ao período de pausa no calendário oficial do futebol brasileiro, por conta da Copa do Mundo de 2018, que está sendo disputada na Rússia. Nesta viagem, o Maior Campeão do Brasil ainda irá realizar mais dois amistosos: um no próprio Panamá, contra o Independiente de Medellín-COL, e outro na Costa Rica, contra o clube local Liga Alajuelense (que disputa a primeira divisão do país).

O Palmeiras começou o duelo com Weverton, Marcos Rocha, Edu Dracena, Luan e Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique e Moisés; Hyoran, Willian e Dudu.

Podendo fazer 11 substituições cada time neste amistoso, o Palmeiras voltou para o segundo tempo com o time totalmente diferente, com exceção do goleiro Weverton. Os palestrinos que atuaram na segunda etapa foram: Mayke, Pedrão, Thiago Martins, Emerson Santos, Jean, Lucas Lima, Thiago Santos, Vitinho, Artur e Deyverson. Mais tarde, entrou o jovem Yan, das categorias de base alviverdes (que, desta vez, viajou com o time profissional), no lugar de Vitinho.

Individualmente, alguns jogadores tiveram algo a mais a comemorar do que o triunfo de hoje: o zagueiro Pedrão e o atacante Yan estrearam com a camisa do Palmeiras, além de Vitinho, que estreou na temporada (oriundo da base, o atleta já havia disputado oito partidas no time profissional entre 2016 e 2017, mas, em seguida, foi emprestado ao FC Barcelona, e agora retornou para reforçar o Alviverde). Vitinho, aliás, participou da campanha vitoriosa do Brasileirão de 2016, atuando em duas partidas.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Willian fechou a contagem: 2 a 0O atacante Willian é outro jogador que, individualmente, pôde sair de campo comemorando. O atleta possui números impressionantes! Apenas 23 minutos foram suficientes para que o jogador balançasse as redes pela 6ª vez nos últimos cinco jogos: antes disso, o camisa 29 havia marcado duas vezes contra o São Paulo (vitória por 3 a 1), outras duas contra o Grêmio (triunfo por 2 a 0), não marcou contra o Ceará, mas, contra o Flamengo, foi autor do tento que garantiu a soma de ponto ao Alviverde (empate por 1 a 1) – todos estes duelos foram válidos pelo Campeonato Brasileiro.

Felipe Melo também teve motivo para sair feliz de campo: o jogador foi o capitão do time no jogo (fato que acontece pela 2ª vez no ano). Já há alguns jogos, o treinador Roger Machado vem promovendo um rodizio com faixa de capitão: em partidas anteriores, Victor Luis, Willian, Bruno Henrique, Edu Dracena, Fernando Prass, Marcos Rocha, Dudu – por 27 vezes –, e Moisés – por três vezes – também já usaram em seus braços o adereço de autoridade máxima no time. Vale lembrar que, na segunda etapa do prélio diante do Deportivo Árabe, foi Jean que vestiu a braçadeira.

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (04) para enfrentar o Independiente de Medellín-COL, também no Panamá, em partida amistosa.

O jogo

O Palmeiras iniciou com tranquilidade. Apesar do caráter amistoso, as duas equipes mostraram grande vontade de vencer. Ditando um ritmo cadenciado na partida, o Palmeiras não sofreu sustos durante todo o primeiro tempo. Teve domínio completo do prélio.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Goleiro Weverton foi o único jogador a não ter sido substituído no duelo amistosoO primeiro gol alviverde veio aos 13 minutos de bola rolando, após cobrança lateral de Dudu para Willian. O dono da camisa 29, por sua vez, dominou e passou de três dedos para Hyoran, que empurrou para o fundo do gol. (Deportivo Árabe 0 x 1 Palmeiras)

O Palmeiras foi trabalhando o toque de bola e armando jogadas de ataque, até que, aos 23 minutos, chegou a mais uma bola na rede: desta vez, com Willian. Garçom do primeiro gol da partida, o atacante desta vez recebeu Victor Luis, que vinha embalado em velocidade pela esquerda, e, de pé direito, não desperdiçou. A bola entrou no cantinho do goleiro panamenho. (Deportivo Árabe 0 x 2 Palmeiras)

Até o fim da primeira etapa, o Palmeiras mostrou seu bom futebol, no entanto, sem avançar com jogadas perigosas. O time esmeraldino preferiu administrar o resultado e evitar fortes divididas, a fim de evitar eventuais lesões durante esta excursão amistosa. Mesmo assim, o time não perdeu seu brio, e cansou seu adversário, obtendo uma posse de bola bem maior do que a do rival.

No segundo tempo, o Palmeiras – completamente mudado, com exceção do goleiro Weverton – praticamente manteve o ritmo de jogo que vinha sendo apresentado nos derradeiros minutos da etapa anterior. Aos 34 minutos, o atacante Yan, integrante da equipe Sub-20 do Verdão, mas que viajou com o time profissional para reforçar o elenco, entrou em campo, no lugar de Vitinho.

Com a vantagem obtida no primeiro tempo, o time de Roger Machado segurou o resultado até os últimos minutos de jogo. Sem sofrer nenhum susto ao longo de toda a partida, o placar final da partida terminou mesmo com 2 a 0 a favor do Verdão.

Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha (Mayke, intervalo), Luan (Thiago Martins, intervalo), Edu Dracena (Pedrão, intervalo) e Victor Luis (Emerson Santos, intervalo); Felipe Melo (Thiago Santos, intervalo), Bruno Henrique (Jean, intervalo), Moisés (Lucas Lima, intervalo), Hyoran (Vitinho, intervalo, depois Yan, 34 do 2°) e Dudu (Artur, intervalo); Willian (Deyverson, intervalo). Técnico: Roger Machado.

Gols: Hyoran, aos 13′ do 1ºT (1-0) e Willian, aos 23’do 1ºT (2-0).

Cartões amarelos: Pedrão, Emerson Santos e Thiago Santos.