Palmeiras bate XV e garante classificação antecipada à próxima fase da Copinha

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação_Meloni marcou o gol do triunfo alviverdeO Palmeiras voltou a entrar em campo pela Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019 na noite deste domingo (06), diante do XV de Piracicaba. Com triunfo pelo placar de 1 a 0, gol de Marcus Meloni no primeiro tempo, o Alviverde garantiu classificação de forma antecipada para a próxima fase.

>> Clique aqui e confira as fotos do jogo

Sediado em Capivari na Copa São Paulo de 2019, o Verdão – já classificado – ainda encara na primeira fase o Capivariano, time anfitrião, na quarta-feira (09), apenas para cumprir tabela, pela terceira e última rodada. O torneio conta com 128 clubes divididos em 32 grupos, e os dois melhores colocados de cada um avançam para a segunda fase.

Vale lembrar que algumas peças importantes deste grupo palestrino estão servindo a Seleção Brasileira no Sul-Americano de base, como o zagueiro Vitão, o lateral-esquerdo Luan Cândido, os meio-campistas Gabriel Menino, Gabriel Furtado e o atacante Papagaio, além do atacante Anibal, convocado pela Seleção Paraguaia. Há ainda o meia Alanzinho, que também estava convocado pelo escrete nacional, mas se lesionou recentemente.

O Palmeiras aposta na experiência de seu elenco para conquistar o inédito torneio, pois, dos 25 jogadores relacionados para a Copinha de 2019, cinco disputaram a competição pelo clube em 2018: Matheus Teixeira, Iago, Matheus Neris, Léo Passos e Wesley. Além disso, também disputaram por outros clubes: Gomes (ABC), Mateus Barbosa (Figueirense), Helder (Ituano), Hélio (Remo), Thiago Alves (G. Novorizontino) e Marcos Antônio (Botafogo-SP).

Tradição na Copinha

A primeira partida da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi disputada pelo Palmeiras em 24 de janeiro de 1969, diante do Nacional. O Alviverde participou de todas as 50 edições da competição e foi vice-campeão em 1970 e 2003.

Atletas de destaque que jogaram Copinha pelo Verdão

Já disputaram a Copinha pelo Palmeiras no passado atletas como Marcos, Bruno e Diego Cavalieri (goleiros), Mauricio, Thiago Gomes e David Braz (zagueiros), Ilsinho (lateral), Elias (volante), Marquinho e Rodrigo Taddei (meias) e Gabriel Jesus, Rafael Marques e Vágner Love (atacantes).

O jogo

Assim como diante do Galvez, na estreia da competição, na última quinta-feira (03), o gramado não favoreceu a qualidade do espetáculo entre as duas equipes devido ao fato de a cidade de Capivari ter sido castigada por forte chuva.

O duelo foi equilibrado, com chances reais para os dois lados – no primeiro tempo, o time de Wesley Carvalho prevaleceu – inclusive marcando o gol que selou a classificação com a vitória por 1 a 0. E na etapa derradeira, o XV de Piracicaba se mostrou mais atento às oportunidades criadas, mas não conseguiu chegar ao gol.

O lance do gol palmeirense nasceu após uma bola sobrada na entrada da área do XV de Piracicaba. Aos 25 minutos, Marcus Meloni aproveitou o presente e mandou uma bomba contra o arqueiro rival. (XV de Piracicaba 0x1 Palmeiras)

Ainda no primeiro tempo, algumas chances palestrinas chamaram a atenção, como o chute do atacante Airton, aos 30 minutos, que graças à intervenção do goleiro adversário não fez com que o Verdão ampliasse sua vantagem no placar.

Já no segundo tempo, a melhor chance do Alviverde aconteceu novamente com Airton, que, aos 16 minutos, desviou e pelota – passou tirando tinta do travessão. Vale destacar que, apesar de ter sofrido certa pressão de seu rival na segunda etapa, o time do técnico Wesley Carvalho também apresentou um ótimo conjunto, trabalhando jogadas coletivas com bastante consistência.

Aos 32 minutos do segundo tempo, entraram Matheus Barbosa e Gabriel Veron nas vagas de Patrick de Lucca e de Guilherme Vieira, respectivamente; depois, aos 39, Airton e Lincon deram vez a Willian e Hélio. A derradeira alteração veio aos 48 minutos de jogo, com Thiago Alves no lugar de Patrick de Paula.

A partir dos 40 minutos do segundo tempo, o Palmeiras recuperou seu brio e praticamente anulou as tentativas do XV de Piracicaba, que em algumas ocasiões quase terminaram em gol. Com um futebol impecável na reta final da partida até os minutos finais – inclusive nos cinco minutos de acréscimos –, o Verdão segurou o resultado favorável por 1 a 0 e, de quebra, garantiu a classificação.

Palmeiras: Gomes; Marcus Meloni, Patrick de Lucca (Matheus Barbosa, aos 32' do 2ºT), Iago e Esteves; Matheus Neris, Patrick de Paula (Thiago Alves, aos 48' do 2ºT) e Lincon (Hélio, aos 39' do 2ºT); Airton (Willian, aos 39' do 2ºT), Wesley e Guilherme Vieira (Gabriel Veron, aos 32' do 2ºT). Técnico: Wesley Carvalho.

Gol: Marcus Meloni, aos 25' do 1ºT (0-1)

Cartões amarelos: Airton e Matheus Neris.

CONFIRA O GOL DA VITÓRIA PALMEIRENSE PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM:

CONFIRA OS BASTIDORES DA PARTIDA PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: