Palmeiras empata com São Paulo no Morumbi e segue invicto no Brasileiro

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Na volta do Campeonato Brasileiro após a parada da Copa América, o Palmeiras empatou em 1 a 1 com o São Paulo, no estádio do Morumbi, na noite deste sábado (13), em partida válida pela 10ª rodada da competição. O Verdão saiu atrás no placar após gol de Pablo na primeira etapa, mas dominou a posse de bola no segundo tempo e conseguiu deixar tudo igual com Dudu.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Dudu tem 60 gols com a camisa do Palmeiras

Com o resultado, o clube continua na liderança do Brasileirão, com 26 pontos, três à frente do segundo colocado, o Santos. Independente dos outros jogos que completam a rodada, a equipe de Luiz Felipe Scolari também ostenta o maior número de vitórias (oito), a melhor defesa (apenas três gol sofridos) e segue como única invicta do Nacional.

O empate no clássico ainda ampliou a invencibilidade do Alviverde em Campeonatos Brasileiros para 33 jogos, melhor série sem perder no torneio do clube e terceira melhor na história da competição. O recorde palestrino anterior pertencia ao time da Segunda Academia, que ficou 26 partidas sem sofrer revés no Brasileirão, entre 1972 e 1973. A melhor sequência invicta no Nacional pertence ao Botafogo (42 jogos, entre 1977 e 1978), seguido do Santa Cruz (35 jogos, também entre 1977 e 1978).

Além disso, o Palestra não é derrotado pelo São Paulo desde maio de 2017. Nos últimos oito duelos, o Palmeiras ganhou cinco e empatou três contra o rival (marcou 13 gols e sofreu seis). No retrospecto geral, são 315 jogos, sendo 105 vitórias alviverdes, 102 empates e 108 triunfos tricolores (408 gols palestrinos e 407 são-paulinos) – os dados contabilizam confrontos entre os dois times a partir de 1936.

O Verdão tem pela frente uma sequência de três partidas fora de casa. Primeiro, na quarta-feira (17), o time viaja para Porto Alegre, para encarar o Internacional, às 21h30, no Beira-Rio, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na sequência, os compromissos são pelo Campeonato Brasileiro, com o Ceará, em Fortaleza, no próximo sábado (20), e pela ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores, com o Godoy Cruz-ARG, na terça-feira (23), em Mendoza, na Argentina.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Weverton foi um dos destaque do Palmeiras na partida

O jogo

O Palmeiras entrou em campo para enfrentar o São Paulo com mudanças em relação à última partida. Edu Dracena e Antônio Carlos formaram a dupla de zaga e Thiago Santos, Moisés e Gustavo Scarpa entraram no meio de campo. Os tricolores começaram com mais posse de bola, enquanto os alviverdes paravam em erros de passe e tinham dificuldade de chegar ao ataque.

Logo aos nove minutos, Hernanes fez jogada pela direita, cruzou rasteiro e Pablo se adiantou à marcação para abrir o placar no Morumbi (São Paulo 0 x 1 Palmeiras). Em desvantagem no placar, o Verdão aumentou sua presença no ataque, mas continuava com problemas na partida e não conseguia finalizar com perigo. 

Luiz Felipe Scolari mexeu no time no intervalo e voltou para a segundo tempo com Carlos Eduardo na vaga de Zé Rafael. A etapa complementar começou movimentada. Ainda no primeiro minuto, Deyverson recebeu dentro da área e finalizou cara a cara com Tiago Volpi. O goleiro são-paulino fez uma defesa incrível para impedir o empate. No lance seguinte, foi a vez de Weverton executar duas defesas espetaculares, uma no chute chute à queima-roupa de Raniel e outra na bomba de rebote de Reinaldo.

Aos 14 minutos, o São Paulo fez Weverton trabalhar bem mais uma vez, desta vez em chute de Pato da entrada da área. Pouco depois, aos 19, o Palmeiras fez sua segunda alteração e Raphael Veiga entrou na vaga de Gustavo Scarpa. 

O Verdão tinha a bola e trocava passes no campo de ataque, porém não conseguia converter a posse em chances claras de empate. O Alviverde, no entanto, não desistiu e continuou arriscando chutes a gol. Aos 25, Dudu tentou de longe, o chute desviou em Reinaldo e encobriu Tiago Volpi. A bola ainda bateu na trave e na nuca do goleiro tricolor antes de entrar. (São Paulo 1 x 1 Palmeiras)

Aos 37, Dudu foi substituído por Willian no ataque. O Maior Campeão do Brasil continuou buscando o gol de Volpi e a virada no clássico, mas o goleiro adversário fez boas intervenções nos últimos minutos e a partida terminou empatada em 1 a 1.

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_Dudu deixou tudo igual no placar no segundo tempo

Escalação: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Moisés e Gustavo Scarpa (Raphael Veiga); Dudu (Willian), Deyverson e Zé Rafael (Carlos Eduardo).

Cartões amarelos: Moisés, Antônio Carlos e Carlos Eduardo.

Gols

São Paulo: Pablo (9’ – 1º tempo).

Palmeiras: Dudu (25’ – 2º tempo).

CONFIRA O GOL DE DUDU NA TV PALMEIRAS/FAM: