Palmeiras homenageia centenário do Corinthians

Helder Bertazzi
Agência Palmeiras

Foi um dia para entrar na história dos dois clubes. Um dia que será lembrado por todos que estiveram presentes no Salão Nobre do Palmeiras nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro. Exatamente às 12h10, o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, entregou ao presidente do Corinthians, Andrés Sanches, uma bandeja de prata para homenagear os 100 anos do nosso maior rival.

Na placa, o texto:

´Ao longo do século XX, o futebol tornou-se o esporte com maior poder de mobilização do mundo. Essa paixão que enamora bilhões de pessoas se espalhou por todos os cantos do planeta. Mas, como em nenhum outro país, o Brasil fez dessa paixão a sua marca registrada, acabando por tornar-se a maior referência desse esporte. A história e a trajetória do Sport Club Corinthians Paulista foram fundamentais para que o Brasil se tornasse a referência que é hoje.

O Palmeiras se sente orgulhoso por ter estabelecido com o Corinthians o mais tradicional e importante encontro de nosso futebol, o ´Derby´, um dos maiores clássicos do futebol mundial. Nos sentimos honrados em prestar essa homenagem ao nosso maior rival.

Nossos votos de vida longa de toda a nação palmeirense.
Corinthians, centanni!
Sao Paulo, janeiro de 2010.

Homenagem da Sociedade Esportiva Palmeiras ao Sport Club Corinthians Paulista na celebração de seu centenário.

Ao entregar a placa ao presidente do Corinthians, Belluzzo lembrou a importância do clássico no cenário mundial. Andrés Sanches enfatizou o respeito mútuo que existe entre as duas equipes. Ademir da Guia e Rivelino, presentes ao evento, falaram sobre o jogo entre as duas equipes que mais marcaram a vida deles como jogadores. E foi de Rivelino a frase que melhor traduziu a homenagem. ´Às vezes tenho a impressão que o mundo vai acabar a qualquer momento tamanha a violência que assistimos diariamente. Só posso agradecer e parabenizar o Palmeiras por este gesto, esta homenagem, que mostra o respeito que existe entre estes dois clubes. Que este momento sirva de exemplo a quem procura no futebol apenas um motivo a mais para praticar a violência.´