Palmeiras inicia a Olimpíada da Criança de 2016 com Evair e grande festa no clube

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O Palmeiras deu início à XXVIII edição da Olimpíada da Criança em uma cerimônia realizada no ginásio do Palestra Italia, na noite desta sexta-feira (14), com a presença do ídolo Evair – patrono deste ano e responsável por acender a pira olímpica. Mais de 900 crianças devem participar do evento, que desde 1988 tem o objetivo de incentivar a prática de esporte entre os jovens associados e reforçar valores como socialização, liderança e trabalho em equipe.

> Confira a galeria de fotos da cerimônia de abertura da Olimpíada da Criança.

A cerimônia, apresentada pelos professores Ed Ramos e Daniela Pellati, teve início agradecendo a presença do presidente Paulo Nobre, dos vices Maurício Galiotte e Genaro Marino, do diretor de futebol Alexandre Mattos, do gerente de futebol Cícero Souza e dos demais diretores que prestigiaram o evento. Também receberam homenagens os coordenadores de esportes Regina Braiani e Divanir Guimarães, ambos com mais de 20 anos dedicados ao Palmeiras.

O patrono Evair, o último a carregar a tocha no revezamento que encerrou a noite, comentou a emoção de participar de mais uma Olimpíada. “É um momento importante na vida deles. Para mim é uma alegria chegar aqui, ser reconhecido por esses pequeninos, que não me viram jogar. O Palmeiras tem uma história, e é um orgulho fazer parte disso. Eles aprendem regras, aprendem a obedecer. Para eles é magnífico, e o Palmeiras está de parabéns”.

Fabio Menotti/Ag.Palmeiras/Divulgação_Olimpíada da Criança será disputada nos dias 15, 16 e 22 de outubro

A bandeira palmeirense, acompanhada do mascote periquito, entrou no ginásio seguida de centenas de crianças representando as modalidades esportivas. Divididos em cinco equipes (azul, vermelho, verde, laranja e amarelo), eles formaram o arco olímpico no centro da quadra – uma referência aos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Na sequência, tiveram início as apresentações de alunos e atletas de diversas modalidades esportivas do Palmeiras.

Quem abriu a festa foram as alunas da Cia. de Dança do Palmeiras, com uma apresentação de hip hop/street dance. As pequenas da escolinha de patinação do Verdão deram um show inspirado nos “Smurfs”, seguidas das cheerleaders do clube. Atletas da ginástica aeróbica, do taekwondo e crianças das aulas de vivências corporais também mostraram coreografias que empolgaram as arquibancadas – mais uma vez lotadas para prestigiar a cerimônia.  

As disputas serão realizadas nos fins de semana dos dias 15, 16 e 22 de outubro, em diversas áreas da sede social, sendo que todos recebem medalhas. Neste ano, as modalidades serão basquete, futsal, futebol society, ginástica aeróbica, ginástica artística, handebol, judô, tênis de mesa, taekwondo, hóquei in line, voleibol, adaptação aquática, karatê, natação e futkids. Estima-se que mais de 15 mil atletas já tenham participado nos 28 anos da Olimpíada.

O presidente Paulo Nobre discursou e declarou aberta a Olimpíada do Palmeiras de 2016. “Com muita alegria e orgulho que o Palmeiras patrocina mais uma Olimpíada da Criança. O esporte ensina e prepara os jovens para a vida. Ele planta uma semente de companheirismo, competitividade sadia e espírito de grupo. Parabéns a todos que organizaram esse evento. Às crianças que vão competir nos próximos dias, peço que honrem suas camisas”, disse ele.