Departamento de Comunicação

O Palmeiras iniciou nesta segunda-feira (02), na Academia de Futebol, a terceira e última etapa da pré-temporada visando 2023. Com a manutenção da maior parte do elenco campeão paulista, brasileiro e da Recopa Sul-Americana em 2022, o Verdão começa o ano com sete jovens campeões da última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior integrados ao grupo: o zagueiro Naves, os laterais Garcia e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho e Jhon Jhon e os atacantes Endrick e Giovani.

Os jogadores Giovani, Naves, Vanderlan, Bruno Tabata, Rafael Navarro e Jhonatan (da esquerda para a direita) durante reapresentação do elenco na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Em relação ao elenco do ano passado, as saídas foram do lateral Jorge (emprestado ao Fluminense), do meia Gustavo Scarpa (acertado com o Nottingham Forest-ING) e do atacante Wesley (negociado com o Cruzeiro). Dos 30 atletas que fazem a pré-temporada presencial em 2023, um terço (10) é de Crias da Academia – os sete já citados e mais o goleiro Vinícius e os volantes Danilo e Gabriel Menino. Já um experiente grupo de oito jogadores soma 200 ou mais partidas pelo clube: Dudu (401), Weverton (267), Marcos Rocha (235), Gustavo Gómez (217), Zé Rafael (214), Raphael Veiga (210), Luan (203) e Mayke (200). Além disso, Rony (161), Danilo (141) e Gabriel Menino (140) somam mais de 100 duelos (Breno Lopes, com 99, é o próximo da fila).

Os jogadores chegaram à Academia no final do dia para um jantar de boas-vindas. Ao longo desta segunda (02), comissão técnica, staff e diretoria reuniram-se para discutir detalhes do planejamento e alinhar processos e objetivos para o ano. Na terça-feira (03), a programação é de atividades em dois períodos: o elenco realizará uma bateria de exames médicos pela manhã e iniciará os trabalhos técnicos e táticos no gramado a partir das 16h.

A pré-temporada alviverde foi dividida em etapas. Nas duas primeiras semanas de dezembro, os atletas receberam sugestões de treinos musculares e metabólicos para serem realizados nas férias. Já nas duas últimas semanas do mês, os treinos remotos foram obrigatórios e monitorados em tempo real por profissionais do Núcleo de Saúde e Performance, com atividades específicas para recondicioná-los fisicamente antes da reapresentação presencial.

Saiba mais sobre os campeões da Copinha integrados ao grupo profissional:

Naves: Participou de duas vitórias do Verdão no Campeonato Brasileiro 2022, ambas como visitante. A primeira delas por 3 a 0, diante do Juventude, em Caxias do Sul (RS), e a segunda por 1 a 0, contra o Santos, na Vila Belmiro (sua última aparição pelo Profissional). Além de volante, o jovem atua como zagueiro – posição na qual foi campeão da Copa São Paulo. No total, tem quatro jogos disputados pelo time principal.

Gustavo Garcia: Desde 2014 no clube, época em que fez parte do intercâmbio do futsal com as categorias de base, o lateral-direito fez parte da campanha do título do Campeonato Paulista 2022 profissional e marcou presença em quatro partidas na campanha do hendeca brasileiro. Tem 16 jogos ao todo pelo Alviverde, sendo o último contra o Atlético-MG, em setembro, pelo Brasileirão.

Vanderlan: Polivalente, já atuou na base como zagueiro, lateral-esquerdo e aberto pelo lado esquerdo da linha ofensiva. No time campeão da Copinha, foi o lateral titular e passou a ganhar projeção entre os profissionais, tornando-se opção imediata às ausências de Piquerez. O camisa 36 já acumula 25 jogos (11 como titular), um gol e uma assistência.

Fabinho: Um dos nomes da talentosa geração de atletas nascidos em 2002 do Palmeiras e também desde 2014 no clube, Fabinho atuou em quatro jogos do Campeonato Brasileiro 2022, apesar de uma lesão ter o afastado dos campos na reta final da temporada. Tem ao todo 17 jogos pelo time principal.

Jhon Jhon: Chegou ao Alviverde em maio de 2021 e tomou conta da armação do meio-campo do Sub-20, sendo um dos atletas mais assíduos do time na última temporada. Antes de chegar ao Palmeiras, já havia atuado profissionalmente em quatro jogos pelo Primavera-SP pela Série A3 do Paulista, com um gol marcado. Tem dois jogos pelo clube e entrou em campo pela última vez na goleada por 4 a 1 sobre o Deportivo Táchira, em maio, pela Libertadores 2022.

Endrick: O atacante é o atleta mais jovem a atuar e a marcar gols pelo Palmeiras em toda a história. Com a conquista do hendeca, Endrick também passou a ser o primeiro jogador a conquistar títulos pelo Verdão em todas as categorias (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional). A Copinha deu projeção mundial ao centroavante – aos 15 anos, ele foi o artilheiro do Alviverde no torneio com seis gols. Tem sete jogos (três como titular), três gols e uma assistência pelo time profissional do Palmeiras, e encerrou a última temporada eleito a revelação do Campeonato Brasileiro 2022 após votação promovida pela CBF.

Giovani: Atleta mais jovem entre os inscritos do bicampeonato da Libertadores (2020 e 2021), marcou o seu primeiro gol pelo time principal na vitória por 3 a 1 sobre o Cuiabá, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021. Na campanha do hendeca, entrou em campo na última rodada contra o Internacional após superar problemas físicos que o tiraram de combate em boa parte da temporada. Tem 20 jogos disputados pelo time profissional.