Palmeiras leva vantagem sobre Botafogo no Palestra Italia; veja retrospecto

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Palco do duelo contra o Botafogo neste domingo (20), às 17h, o Allianz Parque receberá um dos maiores clássicos Rio-São Paulo pela primeira vez em sua história. Antes disso, as partidas deste tradicional confronto eram disputadas no antigo Palestra Italia, local onde o Palmeiras possui ampla vantagem sobre o rival: em 27 jogos, são 14 vitórias, oito empates e apenas cinco reveses. 

O velho Palestra também foi palco do primeiro encontro entre alviverdes e alvinegros na história. Em 3 de maio de 1922, o Verdão, com gol de Imparato, bateu o time de General Severiano por 1 a 0. Ao todo, são 112 encontros entre Palmeiras e Botafogo, com 41 vitórias palestrinas, 37 empates e 34 derrotas. 

O Palmeiras também leva vantagem sobre o Botafogo em Brasileirões. Em 51 duelos na história, são 20 vitórias, 17 empates e 14 derrotas. Curiosamente, a maior goleada do confronto ocorreu no torneio nacional, em 1999, quando o Verdão atropelou os cariocas por 6 a 0 em pleno Palestra – gols de Asprilla (2), Cléber, Agnaldo, Pena e Evair. 

Em clima de reta final de Brasileiro, os rivais já viveram a expectativa de uma combinação de resultados em uma decisão de título nacional. No quadrangular final da Taça Roberto Gomes Pedrosa de 1969, além dos protagonistas deste domingo, Corinthians e Cruzeiro brigavam pelo título.

Na última rodada do quadrangular, o Alviverde venceu o Alvinegro – que já não tinha chances de título – por 3 a 1 (gols de Ademir da Guia (2) e César Maluco). Minutos mais tarde, Corinthians e Cruzeiro duelaram, e, com grandes chances de título, brigavam pela vitória e pela construção de saldo de gols superior ao do Palmeiras. Resultado: vitória Celeste por 2 a 1 e empate em pontos com o Palmeiras (4 cada um). No entanto, a taça ficou no Palestra Italia pelo maior saldo palestrino (2 a 1), e o Verdão conquistara seu quarto título brasileiro na história.